Digital Foundry publica análise de desempenho de Baldurs Gate 3 nos consoles

Digital Foundry publica análise de desempenho de Baldur's Gate 3 nos consoles

Com o último update, Digital Foundry compartilha últimos resultados sobre o desempenho do jogo.
#Games Publicado por MrCalazans, em

Baldur's Gate 3 é um dos jogos mais aclamados pela crítica do ano, uma versão eletrônica de uma grande campanha de D&D sem os desafios de agendamento que também apresenta uma incrível quantidade de flexibilidade e uma história envolvente dirigida pelo jogador. Esse tipo de jogo nem sempre se traduz bem para os consoles, mas seu lançamento para PS5 em setembro funcionou muito bem. Agora, a tão esperada versão do Xbox finalmente chegou ao Xbox Series X e Xbox Series S, então ele se compara a versão corrigida do PS5, especialmente no Xbox Series S de entrada?

Antes de nos aprofundarmos nos resultados do Xbox Series X/S, então, é necessário fornecer uma atualização rápida sobre a versão do PS5. Já se passaram três meses desde a última vez que o código do PS5 fora avaliado, e o jogo recebeu uma dúzia de atualizações desde então. As impressões iniciais sugerem mudanças visuais limitadas, com sombras um pouco mais difusas e realistas que poderiam ser o resultado de uma mudança na filtragem de sombra, além de decalques sanguíneos de alta resolução e água com efeitos especulares mais proeminentes.

A nitidez da imagem parece semelhante entre os dois patches, com uma resolução semelhante a 1440p e leves artefatos do FSR 2.0 evidentes, mas as resoluções reais são diferentes no patch mais recente, pois o dimensionamento de resolução dinâmica foi adicionado. O modo de desempenho agora vem em 1080p internamente, acima de um 960p fixo no lançamento, enquanto o modo de qualidade permanece em 1440p, mas quedas abaixo disso agora são possíveis em cenas extremamente exigentes.

WElKWEFkOHhGb2s=

Aqui está o vídeo completo de Baldur's Gate 3 no Xbox Series X/S.

Por fim, as taxas de quadros no PS5 foram aprimoradas, especialmente no terceiro ato do jogo, espelhando os avanços que vimos na versão para PC. Anteriormente, víamos taxas de quadros na casa dos vinte e poucos FPS em áreas urbanas com muitos NPCs, mas agora as taxas de quadros estão na casa dos 30 no modo desempenho (contendo alguns rasgos de tela) e quase 30FPS cravado no modo qualidade. Considerando que isso vem sem nenhum downgrade nas configurações gráficas, este é um resultado claro.

Isso leva à cobertura das versões do Xbox. Sabemos que o PS5 e Xbox Series X tendem a ser bastante equilibrados em softwares multiplataforma, então como eles se comportam em Baldur's Gate 3?

Visualmente, não há muito o que separá-los, mas há algumas diferenças curiosas. A superfície do solo aparece um pouco mais alta no Xbox Series X nos testes realizados em muitos dos ambientes do jogo. Se você olhar atentamente para os pés dos personagens, acredita-se que o chão na versão do Xbox Series X é uma combinação mais próxima em muitos casos para a colocação dos pés. Ou seja, não é como se passasse aquela impressão de que os pés dos personagens não estejam no chão, mas sim flutuando sobre ele. A geometria real do solo parece semelhante em ambas as máquinas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9CYWxkdXIncy1HYXRlLTMtLS1YYm94LVNlcmllcy1YX1MtJTJCLVBTNS1QYXRjaGVkLVBlcmZvcm1hbmNlLS0tREYtVGVjaC1SZXZpZXctMy00OC1zY3JlZW5zaG90LnBuZw==

O desempenho em cenas limitadas pela CPU, como essa corrida por uma rua lotada, melhorou significativamente desde o lançamento no PS5 (e PC). | Crédito da Imagem para a Digital Foundry

Também fora notado uma diminuição na qualidade da filtragem anisotrópica no Xbox Series X. O PS5 se sai muito bem aqui, enquanto o Xbox Series X leva um golpe perceptível para o Clarity. Quando a câmera corre perpendicularmente à cena, a diferença pode ser bastante significativa, embora na jogabilidade de perspectivas isométricas ou de câmera aérea seja muito menos perceptível. Também fora notado algumas diferenças na água, com a versão do Xbox contendo certa nebulosidade na à distância (draw distance), o que acredita-se ser uma tentativa de dar à água uma impressão de reflexo mais natural do céu. À curta distância, a água em ambos aparelhos parece idêntica.

Fora essas mudanças, em configurações visuais gerais, os dois consoles são uma combinação próxima. Isso se aplica igualmente em ambos os modos de ambos consoles, porque os modos de desempenho e qualidade têm configurações correspondentes fora da resolução. As mudanças visuais do Xbox Series X transitam para ambos os modos exatamente da mesma maneira.

Em termos de qualidade de imagem, ambos os sistemas oferecem uma imagem razoavelmente boa em uma televisão 4K, embora um pouco suave. No Xbox Series X, foi notado algumas coisas curiosas, como elementos do HUD visivelmente em resolução mais baixa. Mas ao realizar a contagem de pixels na imagem, obtiveram números muito semelhantes à construção do PS5, um 1440p direto no modo de qualidade e 1080p no modo de desempenho.

Em termos de desempenho, o modo de qualidade visa uma atualização de 30 quadros/s e faz um trabalho muito bom em atingir esse alvo. Em geral, é essencialmente 30 quadros/s bloqueados, incluindo combate, cutscenes e exploração de mundo aberto. A cidade de Baldur's Gate no Ato 3 ainda apresenta alguns problemas, assim como o lançamento do jogo no PS5, e curiosamente o Xbox Series X parece perrenguear um pouco mais para atingir seu objetivo no frame-time aqui, com quedas mais profundas e longas no desempenho, ficando abaixo dos 30 quadros/s durante essas quedas.

O modo desempenho novamente atinge sua meta de taxa de quadros a 60 quadros/s sem problemas, de um modo geral. Em jogos típicos, você pode detectar um framedrop de vez em quando, ou um breve stutter muito ocasionalmente. Vemos um desempenho ainda significativamente degradado nas áreas urbanas, às vezes atingindo os 20 e poucos quadros/s.

Baldur's Gate 3 também faz com que o jogo tenha tearing em uma pequena área perto do topo da tela em seu modo de desempenho, para priorizar a resposta de imagem quando o jogo está sob carga. Isso é menos intrusivo do que o tearing no PS5, que permite que o jogo "rasgue" nas margens superiores e inferiores da tela. Para um jogo lento como este, é provavelmente preferível uma apresentação com v-sync ativado, mas não é muito importante.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9CYWxkdXIncy1HYXRlLTMtLS1YYm94LVNlcmllcy1YX1MtJTJCLVBTNS1QYXRjaGVkLVBlcmZvcm1hbmNlLS0tREYtVGVjaC1SZXZpZXctMC00MS1zY3JlZW5zaG90LnBuZw==

O desempenho costuma ser melhor no PlayStation, com quedas mais comuns e frequentes abaixo de 30 quadros/s no modo qualidade. | Crédito da imagem: Digital Foundry

Há também um modo cooperativo, que rodou consistentemente a 30 quadros/s nos testes realizados. A resolução aqui vem em 1440p, assim como o modo qualidade. Um jogo de ritmo lento como Baldur's Gate 3 traz um pouco de uma experiência cooperativa de sofá não convencional, mas parece funcionar bem se você se sentir tão inclinado a experimentá-la.

O console da Microsoft normalmente sofre alguns cortes substanciais no software da geração atual, então qual é a pontuação com o Baldur's Gate 3 no Xbox Series S?

Existem alguns pontos de diferenciação. A qualidade da sombra, por exemplo, é claramente de resolução mais baixa do que no Xbox Series X. As sombras do mapa têm quebras mais visíveis e resolvem detalhes menos finos do que o PlayStation 5 e Xbox Series X, embora ainda pareçam decentes o suficiente. O nível de detalhe também é um pouco simplificado à distância.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9CYWxkdXIncy1HYXRlLTMtLS1YYm94LVNlcmllcy1YX1MtJTJCLVBTNS1QYXRjaGVkLVBlcmZvcm1hbmNlLS0tREYtVGVjaC1SZXZpZXctOS00MS1zY3JlZW5zaG90LnBuZw==

A versão do Xbox Series S roda em uma resolução mais baixa, com apenas pequenos ajustes de configurações para diferenciá-la da versão do Xbox Series X. | Crédito da imagem: Digital Foundry

Fora esses ajustes, não fora detectado nenhuma mudança visual perceptível em relação ao Xbox Series X. A filtragem de textura, por exemplo, parecia bastante semelhante, e quaisquer outros ajustes óbvios pareciam mais ou menos os mesmos. As diferenças de configurações visuais em Baldur's Gate 3 no PC tendem a ser muito sutis, então imagina-se que o jogo poderia estar abandonando uma gama maior de configurações, mas em ambos os casos quaisquer downgrades não são visualmente perceptíveis na tela de forma óbvia.

A resolução encontrada no Xbox Series S em cada área testada foi 1080p. Isso não parece vir com qualquer tratamento do FSR 2.0, já que artefatos característicos do mesmo, como os ghostlings nas folhas, não aparecem. A saída de imagem final parece visivelmente mais suave e com mais antialising no Xbox Series S, com elementos do HUD exibindo claras reduções na resolução, mas acredita-se que o resultado final foi bom o suficiente, com menos downgrades notórios demais na tela igual costumamos a ver em jogos multiplataformas no Xbox Series S.

O modo único do jogo no Xbox Series S tem como objetivo atingir os 30 quadros/s. Em geral, a taxa de quadros é geralmente bloqueada para esse objetivo, tendo uma consistência de quadros de 33ms. Nos teste de stress (estresse} no Ato 3, o jogo tem um desempenho quase idêntico ao Xbox Series X em seu modo qualidade, segurando os 30 quadros/s com mais frequência, mas lutando um pouco mais nas partes mais exigentes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9CYWxkdXIncy1HYXRlLTMtLS1YYm94LVNlcmllcy1YX1MtJTJCLVBTNS1QYXRjaGVkLVBlcmZvcm1hbmNlLS0tREYtVGVjaC1SZXZpZXctMTAtNy1zY3JlZW5zaG90LnBuZw==

O desempenho do Xbox Series S é muito semelhante ao do Xbox Series X. Não é perfeito, especialmente em cenas limitadas pela CPU, mas perfeitamente jogável. | Crédito da imagem: Digital Foundry

A Digital Foundry alega ter tido interesse em dar uma olhada no modo cooperativo de tela dividida no Xbox Series S também, mas o recurso foi removido em sua versão. De acordo com a Larian Studios, esse modo apresentava dificuldades substanciais de desenvolvimento, e a exigência de manter a paridade de recursos nas duas máquinas (Xbox Series X e Xbox Series S) de acordo com os requisitos técnicos da Microsoft, estava atrasando o desenvolvimento. Com uma isenção concedida pela Microsoft, o jogo final carece completamente da tela dividida no console mais fraco. A alocação restrita de RAM do Xbox Series S provavelmente torna esse tipo de recurso especialmente desafiador de ser implementado.

Baldur's Gate 3 nos consoles Xbox chegou mais ou menos como o esperado. Em relação ao lançamento do PS5, há algumas diferenças visuais um pouco estranhas e uma pequena diferença de desempenho a favor do PS5, mas no geral é uma experiência muito semelhante. Isso significa que você está recebendo uma experiência completamente jogável de Baldur's Gate 3, embora com uma configuração de controle e interface do usuário que parece um pouco desajeitada em relação ao mouse e teclado em um PC.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9CYWxkdXIncy1HYXRlLTMtLS1YYm94LVNlcmllcy1YX1MtJTJCLVBTNS1QYXRjaGVkLVBlcmZvcm1hbmNlLS0tREYtVGVjaC1SZXZpZXctMTEtMC1zY3JlZW5zaG90LnBuZw==

Curiosamente, os pés dos personagens parecem estar mais "aterrados" no Series X do que no PS5. | Crédito da imagem: Digital Foundry

O jogo continua a ter algumas bizarrices nas configuração também. Por exemplo, os modos gráficos no PS5 e Xbox Series X parecem quase idênticos entre si, principalmente separados por diferentes alvos de taxa de quadros, em vez de uma diferença significativa em recursos visuais ou clareza de imagem. Acredita-se que usar o FSR 2.0 para atingir uma resolução final mais alta, talvez um 4K completo, se adequaria melhor aos modos de qualidade. No momento, não há muito motivo para optar pelos modos qualidade em ambos os consoles, exceto talvez no Ato 3, onde as taxas de quadros no modo desempenho ficam um pouco indefinidas.

As versões do Xbox também sofrem atualmente de um problema que pode fazer com que os saves desapareçam. A Digital Foundry, particularmente falando, não encontrou esse problema, e o problema parece estar relacionado ao sistema de salvamento em nuvem do Xbox, mas os jogadores em potencial podem querer adiar sua jogatina neste jogo até que haja uma correção definitiva.

No geral, considera-se que Baldur's Gate 3 nos Xbox Series X/S é um sucesso qualificado. Ainda há alguns problemas aqui, mas esta é uma versão perfeitamente jogável e razoavelmente performante do aclamado RPG da Larian Studios.

Fonte: Eurogamer
MrCalazans
MrCalazans #ertuzio.scn

Sou eu, o Mr.Calazans Grandson

PSN ID: MrCalazans

Gamertag: MrCalazans

Steam: MrCalazans

Uplay: MrCalazans

Origin: MrCalazans

Blizzard Battle.net: MrCalazans

Epic Games: MrCalazans

GOG: MrCalazans

Exophase: MrCalazans

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque