Versão PC de Ratchet & Clank: Rift Apart ganha novos detalhes sobre DirectStorage e mais
Na semana passada tivemos um vazamento revelando os requisitos de sistema necessários para executar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão ou Ratchet & Clank: Rift Apart no PC.
E como já era esperado, o jogo é bastante exigente e caso você tenha interesse em executar no mínimo, sendo em 720p a 30 FPS, é necessário um Intel Core i3-8100 + GeForce GTX 960 e 8 GB.
Leia Também:
- Estúdio de Remnant II confirma modo desempenho a 60 FPS no PS5 e Xbox Series X
- Serious Sam: Siberian Mayhem, Celeste e mais chegando no Xbox Game Pass
Agora, o PS Blog decidiu revelar oficialmente os requisitos, que estão corretos, além de novos detalhes sobre o DirectStorage 1.2, incluindo descompactação de GPU e muito mais!
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85NC8wOTMzNTMuanBn
"Tradicionalmente, a descompactação fica a cargo da CPU, mas, em certa altura, é vantajoso deixar a GPU cuidar dessa tarefa, conseguindo assim mais largura de banda para transmitir recursos do armazenamento para a placa de vídeo. Usamos isso para carregar rapidamente ambientes e texturas de alta qualidade e cheios de detalhes."
"Para Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PC, nós incluímos uma transmissão adaptável com base em medições em tempo real da largura de banda à disposição no hardware. Assim, podemos ajustar a estratégia da transmissão de texturas para ter o melhor resultado possível em qualquer configuração. Com o DirectStorage, um SSD NVMe rápido e a descompactação de GPU, conseguimos uma transmissão de textura muito eficiente, mesmo com as configurações mais altas, disse Alex Bartholomeus, líder de programação.
Como foi dito no comunicado, o objetivo do DirectStorage é aproveitar ao máximo da velocidade de SSDs PCIe NVMe, mas a tecnologia também é compatível com SSDs SATA e até mesmo discos rígidos tradicionais. Ou seja, você pode jogar Ratchet & Clank mesmo no HD graças ao DirectStorage.
Um detalhe importante, pois mesmo que seja possível jogar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão no HD, a equipe de desenvolvimento da versão PC recomenda utilizar um SSD.
Oclusão de ambiente com traçado de raio e XeGTAO
Como já tinha sido revelado, a versão PC de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão conta com reflexos e novas sombras de ray-tracing em cenas de luz natural. Agora, o jogo terá outra opção que aumentará o realismo da luz no jogo: a oclusão de ambiente com ray-tracing, com diferentes níveis de qualidade para você escolher.
"Essas técnicas não exigem muito do hardware, mas também não oferecem resultados fisicamente precisos. Com a RTAO (Ray-Traced Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente com traçado de raio”), podemos aumentar ainda mais o realismo da oclusão de ambiente no jogo. Implementamos esse recurso como um extra para quem tem sistemas de ponta com hardware compatível com traçado de raio e processamento para dar e vender."
O jogo também terá suporte do XeGTAO (Ground-Truth Ambient Occlusion, ou “oclusão de ambiente verificada em campo”) da Intel. Como os recursos SSAO e HBAO+, essa solução é baseada no espaço da tela.
Portanto, a técnica não produz o mesmo nível de realismo que a RTAO, mas o custo de desempenho é bem menor, comparável ao da HBAO+. Você poderá selecionar a XeGTAO como opção no jogo e usar com placas de vídeos de todas as marcas.
Ratchet & Clank: Rift Apart será lançado em 26 de Julho no PC.