17 Jogos de Puzzle para Linux que você não pode deixar de conferir!

Procurando Jogos de Puzzle? Preparamos uma lista com 17 ótimos Jogos de Puzzle para Linux que você não pode deixar de conferir!

Jogos de Puzzle são focados em você usar sua cabeça para conseguir ir avançando pelas fases, existem diversos títulos que são focados nesse gênero e sem contar que vários outros jogos, mesmo não focados em Puzzles, contam com essa opção em algum momento. Podemos usar a franquia Resident Evil da Capcom, que sempre acompanha um Puzzle para os jogadores resolverem.

17 Jogos de Puzzle para Linux que você não pode deixar de conferir!
Botanicula
Botanicula é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 19 de Abril de 2012, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, iOS
Sinopse

Botanicula é um game de aventura/point and click criado por Jaromír Plachý e Amanita Design. A história retrata um grupo de cinco amigos - pequenas criaturas que vivem em árvores que partiram em uma jornada para salvar a última semente da sua árvore que é infestado por parasitas do mal.

The UnderGarden
The UnderGarden é um game de Aventura e Música, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Outubro de 2010, estando disponível para Computador, Linux, PlayStation 3
Sinopse

Explore um novo mundo mágico e resolva os mistérios neste game fantástico da Atari

The UnderGarden é uma game que segue na continuação de flow e Floewr. Mas desta vez, o novo titulo foi produzido pela Atari. O ambiente é tudo neste game, onde você controla um personagem um tanto estranho (um boneco!), onde você percorre grandes distâncias florescendo o mundo enquanto semeia tudo, criando uma flora enorme em todo o mundo do game, deixando-o com mais vida na media em que avança no game.

Você percorre 14 fases em The UnderGarden, cada uma com um puzzle diferente relacionado onde você planta cada semente, colhe cada fruto e ainda escapar do nível da fase. Todas elas possuem lugares muito bonitos e com efeitos incríveis. Algumas frutas são muito pesadas, fazendo com que o seu desafio seja ainda maior para resolver os puzzles pelo mapa.

O jogador precisa empurrar algumas plataformas e outros obstáculos do caminho, enquanto outros emergem rumo a uma superfície inexistente. Os mais perigosos explodem depois de algum tempo, exigindo reflexos rápidos e ações bem pensadas, além de poderem abrir passagens outrora bloqueadas.

Penumbra: Black Plague
Penumbra: Black Plague é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 12 de Fevereiro de 2008, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux
Sinopse

Games como "Alone in the Dark" e "Resident Evil" colocaram o tema de terror na pauta dos videogames na década de 1990 e se tornou um filão de grande interesse desde então. Em 2007, a Frictional Games lançou "Penumbra: Overture", um game episódico de terror psicológico para PC, e, agora, "Black Plague" vem para continuar a história macabra do antecessor.

O protagonista Phillip dá seqüência às investigações acerca da morte de seu pai, que lhe enviou uma carta trinta anos depois de seu misterioso falecimento. Com essa premissa digna de títulos do escritor de terror H. P. Lovecraft, "Black Plague" coloca o jogador dentro de um complexo subterrâneo. Como um bom game de terror, tudo é muito escuro, e, muitas vezes, a lanterna é o único meio de conseguir alguma claridade.

O perigo está por todos os lados. Criaturas horrendas perseguem Phillip e o caminho é cheio de obstáculos e enigmas. Uma das características do game é a grande interação com cenário. Como "Half-Life 2", o jogador pode carregar e arremessar os vários objetos espalhados pelo cenário. Mas "Penumbra" expande o conceito, pois há muitos objetos que possuem ações específicas, como a prensa. Para abrir uma porta emperrada, pode-se usar um toco de madeira ou um cano, fazendo uma alavanca. Muitos dos quebra-cabeças de "Black Plague" são assim, realistas e lógicos, obedecendo as leis da física.

VVVVVV
VVVVVV é um game de Aventura e Arcade, pelos estúdios e , foi lançado em 11 de Janeiro de 2010, estando disponível para Macintosh, Computador, Linux, Nintendo 3DS, Ouya, Android, iOS, PlayStation Network, PlayStation Vita, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 3h 30min jogando normal, 2h 12min se você for direto nas missões principais rushando.
Sinopse

Em VVVVVV você controla o Capitão Viridian, que não deve apenas se salvar de um local à beira do colapso, mas também encontrar a tripulação do seu navio - cujos nomes começam com a letra V (Violet, Vitellary, Vermillion, Verdigris e Victoria). Avance pelos complexos desafios deste jogo em 2D construído em torno de um mecanismo de gravidade que permite ao jogador dar magníficos saltos.

Crayon Physics Deluxe
Crayon Physics Deluxe é um game de Indie e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 29 de Dezembro de 2008, estando disponível para iOS, Computador, Macintosh, Linux, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 2h 0min se você for direto nas missões principais rushando.
Sinopse

Crayon Physics Deluxe é um jogo bastante simples e fácil de ser jogado, que simula um giz de cera para que você desenhe caixas, traços e tudo o que mais for necessário para arrastar uma bolinha até a estrela do cenário.

Em algumas fases você encontrará alguns avisos sobre o que fazer, mas no decorrer do jogo terá que se virar sozinho e quebrar a cabeça um bocado para descobrir como levar a bolinha até o seu destino.

Amnesia: The Dark Descent
Amnesia: The Dark Descent é um game de Aventura e Indie, faz parte da série Amnesia, desenvolvido na engine HPL Engine pelo estúdio , foi lançado em 8 de Setembro de 2010, estando disponível para Linux, Macintosh, Computador, PlayStation 4, Xbox One Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 45min jogando normal, 11h 20min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Amnesia: The Dark Descent é um jogo de survival horror em primeira pessoa. A desenvolvedora, Frictional Games, trabalhou também em Penumbra, outro game do estilo que foi consagrado por sua atmosfera.

No jogo, você encarna um protagonista que acorda com amnésia em um misterioso castelo, com a estranha sensação de estar sendo perseguido. O jogador deve descobrir informações sobre o passado e impedir que futuros eventos aconteçam.

A grande sacada do game é a saúde mental. O jogador deve evitar passar por ambientes depressivos e obscuros para manter-se equilibrado. Além disso, ao ser encontrado por um inimigo, ou participar de eventos bizarros, sua sanidade mental é profundamente afetada, resultando em efeitos nada agradáveis.

Não há qualquer sistema de combate, e o jogador deve apenas correr e se esconder em brechas do ambiente. O título ainda apresenta uma série de quebra-cabeças diferentes que fazem uso de máquinas a vapor, engrenagens e outros elementos do estilo. Amnesia: The Dark Descent está disponível para PC, Linux e Mac.

The Cave
The Cave é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 23 de Janeiro de 2012, estando disponível para Wii U, PlayStation Network, PlayStation 3, Macintosh, Linux, Computador, Xbox 360, iOS Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 10h 0min jogando normal.
Sinopse

The Cave é um novo jogo de aventura do criador de Monkey Island e Maniac Mansion, Ron Gilbert, e da Double Fine Productions, o estúdio premiado por trás de Psychonauts e Brütal Legend. Reúne uma equipa de três de entre sete aventureiros improváveis, cada um com uma personalidade e história únicas e desce às misteriosas profundezas para explorar vários locais, incluindo um parque de diversões subterrâneo e um castelo medieval, sem falar de uma ogiva nuclear ICMB armada e pronta a lançar. The Cave espera por ti.

Teslagrad
Teslagrad é um game de Indie e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 13 de Dezembro de 2013, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Wii U, PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, Nintendo Switch
Sinopse

Teslagrad é um jogo de plataforma 2D com elementos de ação, onde o magnetismo e outras froças eletromagnéticas são a chave para prosseguir no jogo, e, assim, descobrir os segredos mais bem guardados ao longo da abandonada Torre Tesla.

Ankh
Ankh é um game de Aventura e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Fevereiro de 2006, estando disponível para Computador, Linux, Macintosh
Sinopse

Egito. Há muito tempo atrás.

Depois de uma festa proibida em uma pirâmide, o jovem Assil é regado por uma praga: a maldição da morte. Com apenas mais algumas horas para viver, Assil tem que encontrar uma maneira de falar com a única pessoa que pode ajudá-lo agora: o todo poderoso faraó! Durante sua aventura selvagem, Assil encontra muitos personagens estranhos e engraçados: o crocodilo assustador, o deus do submundo ... e, finalmente, a mulher dos seus sonhos.

Trine
Trine é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Julho de 2009, estando disponível para Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, PlayStation 4, Wii U Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 50min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 10h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O atual sucesso de jogos mais simples - "old school" mesmo - é um campo perfeito para que a pequena desenvolvedora finlandesa Frozenbyte, conhecida pelo seu Shadogrounds, traga a luz uma aventura em plataforma que parece saída diretamente de um conto de fadas. Trine traz ambientes profusamente coloridos, diversos puzzles e uma enorme "biodiversidade" que vai de cogumelos (certamente diferentes dos que você conhece) a esqueletos.

Em um ambiente essencialmente dinâmico, parte graças à utilização da PhysX, a idéia é confrontar vários desafios utilizando auxílio mágico. Você poderá "invocar" uma caixa para ajudar a alcançar um local mais elevado, ou ainda uma rampa para um fim semelhante. Os desenvolvedores garantem que os desafios podem ter várias soluções possíveis.

Mas a magia em Trine não é apenas um utilitário. Todo o ambiente rescende um conceito totalmente surrealista, compondo cenários com plantas ornamentais, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas. Além de resolver puzzles de diversas maneiras, existem ainda níveis de dificuldade para a faceta mais "beat'm up" de Trine. Assim sendo, caso você queira uma verdadeira avalanche de seres encantados, basta aumentar a dificuldade.

World of Goo
World of Goo é um game de Indie e Puzzle, pelos estúdios e , foi lançado em 13 de Outubro de 2008, estando disponível para WiiWare, Wii, Computador, Macintosh, Linux, iOS, Android, Nintendo Switch
Sinopse

World of Goo é um game independente de puzzle/quebra cabeças com um aspecto visual semelhante à Worms e LocoRoco. O jogo desenvolvido pela equipe 2DBoy fornece muita diversão, em um contexto simples e bem humorado.

No game o jogador tem de controlar as pequenas bolas, que levam o nome de “goo-balls”, através de obstáculos e paisagens irregulares. O objetivo é construir um caminho de um determinado ponto até outro.

Na versão Wii, World of Goo é controlado pelo Wii-Mote, o que torna a experiência das simpáticas e infantis bolinhas ainda mais divertida e intrigante.

Hacker Evolution Duality
Hacker Evolution Duality é um game de Indie e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 15 de Agosto de 2011, estando disponível para Linux, Computador
Sinopse

Você é Brian Spencer e seu nome está constantemente relacionado à crimes na web; você é um hacker. Mas quando você se envolveu num trabalho para a Corporação Xenti, as coisas não saem como planejado. Seu conhecimento e trabalho foi usado para criar uma inteligência artificial que pode substituir os hackers humanos. Com a ajuda desta tecnologia, a Corporação Xenti está a um passo de controlar a internet inteira, todos os dispositivos estarão conectados a eles. Eles podem criar hackers com o clique de um mouse e faze-los executar programas. Quando você tentou parar com isso, eles tentaram matá-lo.

Você precisa se voltar contra eles, e impedi-los, se puder. Invadir computadores, roubar dinheiro e fazer tudo o que puder para detê-los.

Oddworld: Munchs Oddysee
Oddworld: Munch's Oddysee é um game de Aventura e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 14 de Novembro de 2001, estando disponível para Xbox, Game Boy Advance, Linux, Computador
Sinopse

Munch é um Gabbit solitário - um sapo que se comunica com outros membros de sua espécie. Munch procura em vão pelos outros membros de sua espécie: a raça inteira foi exterminada, pois os ovos deles são uma iguaria e outros membros são utilizados para curar os pulmões dos fumantes. O último dos Gabbits é capturado por dois Vykkers, proprietários da Vykkers Labs, onde fazem experiências com seres vivos.

Os dois implantam um sonar na cabeça de Munch e inventam um plano para escravizá-lo e usá-lo para prender outros animais. No entanto, Munch descobre que o implante lhe deu novos poderes, usando estes, começa a libertar outros animais utilizados pelos Vykkers em seus laboratórios, na esperança de escapar e ajudar as outras criaturas que sofrem nas mãos dos caçadores.

The 7th Guest
The 7th Guest é um game de Aventura e Point-and-click, pelos estúdios e , foi lançado em 1 de Janeiro de 1993, estando disponível para Macintosh, PC DOS, iOS, Linux, Android
Sinopse

O jogo é baseado na exploração da mansão, resolvendo problemas de lógica e vendo os vídeos para avançar na história. O principal antagonista, Henry Stauf, é uma constante ameaça, escarnecendo o jogador com dicas, ridicularizando o jogador quando ele erra os quebra-cabeças ("Nós vamos estar todos mortos quando você resolver isso!"), e expressando seu descontentamento quando o jogador os resolve ("Não pense que você terá tanta sorte na próxima vez!").

A história gira em torno de um homem chamado Henry Stauf. Stauf era uma pessoa normal; assim como várias pessoas durante a Grande Depressão (também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial), ele não tinha dinheiro, e se tornou um viajante e ladrão. Mas uma noite, na cidade de Harley-on-the-Hudson, ele matou uma mulher indefesa, batendo na cabeça dela com um martelo, para poder roubar sua carteira.

Machinarium
Machinarium é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 16 de Outubro de 2009, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Mobile, iOS, PlayStation 3, PlayStation Network, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Machinarium é premiado jogo independente de enigma/aventura desenvolvido pelos criadores dos populares jogos de web Smorost e Samorost2.

Um pequeno robô que foi expulso para a sucata por trás da cidade deve voltar e enfrentar o Black Cap Brotherhood e salvar o sua Robot-Girl.

Legend of Grimrock
Legend of Grimrock é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 11 de Abril de 2012, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux, iOS Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 23h 0min jogando normal, 15h 30min se você for direto nas missões principais rushando, 34h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Um grupo de prisioneiros são condenados a morte, para isso são exilados no Monte Grimrock, a montanha é cheia de túneis antigos, calabouços e tumbas que foram construídas por civilizações que desapareceram ao longo dos séculos. Se os prisioneiros querem voltar a ver aluz do dia deverão formar uma equipe e desvendar os mistérios da montanha, avançando até a saída. Você está pronto para se aventurar e desvendar os mistérios do Monte Grimrock?

Vessel
Vessel é um game de Indie e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 1 de Março de 2012, estando disponível para Computador, Linux, PlayStation 3, PlayStation Network Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 11h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O futuro chegou.

O liquido autônomo Fluro criado por M. Arkwright transformou a civilização. As máquina que utilizam esse liquido ganham vida e estão causando um caos, agora Arkwright tem de acabar com essas máquinas mortiferas.

Veja outra listas interessantes: