7 jogos de turno dinâmicos para começar a gostar do gênero

7 jogos de turno dinâmicos para começar a gostar do gênero

Confira alguns RPGs de turno que podem agradar até mesmo que não é fã do estilo.
#Games Publicado por Vinicius, em

RPGs de turno são um estilo clássico, mas que muitas vezes acaba gerando divisão entre os jogadores. Nem todos são afeiçoados a esse estilo de combate, preferindo algo em tempo real e mais focado na ação.

Se você não é fã de RPGs de turno, talvez simplesmente ainda não tenha dado chance ao jogo certo. Há muitos jogos de turno que conseguem mudar a fórmula padrão para deixar tudo ainda mais dinâmico.

Separamos aqui uma lista com 7 RPGs de turno com combates mais dinâmicos, podendo agradar até mesmo quem não é fã do gênero.

Leia Também:

  1. Os 12 melhores jogos de samurai já lançados
  2. 11 jogos que levaram mais hate do que o merecido

Persona 5 Royal

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MDkuanBn

A franquia Persona sempre trouxe um combate mais rápido que outros jogos dentro do gênero RPG, mas com o mais recente Persona 5 a Atlus acabou elevando a franquia ainda mais, deixando tudo bem mais dinâmico.

Persona 5 traz um combate por turno mais rápido, com os jogadores a todo momento tomando decisões e tendo diversas opções ao seu alcance. O seu foco na fraqueza dos inimigos ainda ajuda a tornar as coisas mais rápidas.

O objetivo em Persona não é apenas matar os inimigos, mas também conseguir acumular mais turnos. Seja derrubando o adversário, descobrindo a fraqueza deles ou acertando um crítico.

As possibilidades durante o combate do jogo são muitas, ataque com arma branca e de fogo, uso de magias, uma enorme variedade de Personas para invocar, passar a vez para um companheiro, e muito mais.

Entre os jogos com combate de turno padrão, Persona 5 é o que melhor soube se diferenciar e deixar tudo mais dinâmico.

Baldur's Gate 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MDYuanBn

Para quem prefere uma pegada mais estratégica, a Larian Studios tem se mostrado um dos principais nomes no nome RPG atualmente, graças a sua franquia Divinity e mais recentemente Baldur’s Gate 3.

Os RPGs da Larian Studios entregam uma grande variedade durante seus combates, permitindo que o jogador se mova pelos cenários e posicionem seus personagens. O posicionamento possui grande influência sobre as lutas.

O tipo de terreno, sua altura e tudo mais possuem impacto no combate. Além disso, o jogo traz uma boa interação com o cenário, permitindo que use vários elementos ao seu favor, dando um dinamismo muito maior aos combates.

Ambas as franquias ainda trazem um vasto sistema de RPG fora dos combates, com escolhas e relacionamentos que deixarão qualquer fã do gênero encantando pelo jogo.

Xenoblade

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MTIuanBn

A franquia Xenoblade traz um sistema interessante de turnos. O combate em si acontece de forma automática, com os personagens não precisando receber ordens para realizar a ação. No entanto, o jogador possui seu papel estratégico durante as batalhas.

A grande sacada de Xenoblade é seu foco nas skills e especialmente no posicionamento. As habilidades causam diferentes status e danos dependendo da sua posição em relação ao inimigo. Alguns especiais precisam ser usados do lado ou detrás dos inimigos.

O jogo ainda conta com um sistema onde é preciso tentar nocautear o adversário. É preciso primeiro usar uma habilidade para quebrar a defesa, então os derrubar e por fim os atordoar, permitindo causar muito mais dano.

Xenoblade automatiza uma parte do combate em turnos, permitindo que o jogador se foque mais na parte estratégica. Além disso, a franquia ainda conta com uma história bastante complexa e cheia de reviravoltas.

Final Fantasy 12

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MDcuanBn

Final Fantasy foi por muito tempo uma franquia de turnos, antes de acabar trocando para a ação. No entanto, no meio dessa mudança acabamos tendo um meio-termo entre os dois estilos, graças ao primoroso combate de Final Fantasy 12.

Misturando um combate em tempo real com turnos, a Square Enix soube equilibrar bem para que pudesse agradar os fãs dos dois estilos. O resultado é um sistema de combate complexo, onde requer estratégia por parte do jogador.

Fraqueza contra elementos, diversas opções de habilidades, invocações especiais, o jogo traz um combate completo, sem contar o avançado sistema Gambits, nos quais é possível personalizar por completo a IA dos companheiros.

Final Fantasy 12 é uma das melhores misturas entre ação e turno já feitas nos jogos, tudo isso complementado por uma história de política mais madura que muitos jogos do gênero.

Yakuza: Like a Dragon

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MDUuanBn

Após muitos anos como uma franquia puramente de ação, Yakuza acabou indo ao contrário de muitas outras séries, decidindo mudar para um combate em turno. Por mais que seja surpreendente, o resultado foi bastante positivo.

Todo o combate funciona de forma bastante dinâmica, com os personagens se movendo livremente pelo cenário. Há uma grande variedade de ataques e especiais para cada personagem, com diversas classes com focos diferentes.

Os especiais possuem bastante humor e há várias mecânicas incluídas, como o personagem usar itens do cenário em seu caminho ou inimigos protegerem seus companheiros caso estejam na frente.

Para uma primeira tentativa, Yakuza: Like a Dragon fez um excelente trabalho com um combate em turno divertido e moderno, e parece que trará ainda mais melhorias na sua sequência.

Mario & Luigi

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MDguanBn

A franquia Mario já passou por diversos estilos de jogo e Mario & Luigi é a versão RPG do personagem. Com um clima mais leve, esse é um título que traz um combate por turnos bem divertido e único.

O combate de Mario & Luigi se destaca pelo seu excelente dinamismo. Há vários golpes, especiais e itens, cada um com efeitos e danos diferentes, e sempre exigem uma combinação diferente do jogador.

Mesmo sendo em turno, durante as lutas o jogador realmente se sente participando do combate graças a esse comandos que ajudam a causar ainda mais estragos nos inimigos, tudo com um bom humor.

Os jogos da franquia Mario & Luigi são RPGs de turno simples, mas que encantam justamente por essa simplicidade. É uma excelente porta de entrada para quem deseja começar jogos do estilo.

South Park: The Stick of Truth / The Fractured But Whole

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC8wOTc1MTAuanBn

Um jogo baseado na popular franquia animada South Park com combate em turno é sem dúvidas uma combinação inusitada e o mais estranho ainda é como dão certo, não só uma, mas duas vezes.

O primeiro jogo trouxe um sistema de turno aos moldes clássicos, mas adicionando todo humor pelo qual a série é conhecida em seu combate. As batalhas sabem ser divertidas sem perder sua simplicidade, além de exigir comandos do jogador durante os especiais.

O segundo jogo trouxe uma proposta diferente, com um sistema mais tático, sendo possível se mover pelo cenário. Cada habilidade possui um alcance e distância diferentes, fazendo com que o posicionamento tivesse um papel importante.

Ambos os South Park se destacam por trazer um combate em turno simples, divertido e rápido, tudo com aquele humor escrachado que os fãs adoram.

E você, tem outra recomendação de jogos por turnos dinâmicos? Conta para a gente na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque