11 jogos que levaram mais hate do que o merecido

11 jogos que levaram mais hate do que o merecido

Jogos bons que foram criticados ao extremo.
#Games Publicado por Vinicius, em

Existem muitos jogos bons que acabam sofrendo duras críticas, seja por mudar demais em relação aos jogos anteriores, por não entregar exatamente o que os fãs esperavam ou simplesmente por não atenderem às altas expectativas dos jogadores.

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns dos jogos que sofreram muito mais hate do que o merecido, mesmo entregando experiências divertidas.

Shadow of the Tomb Raider

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMTYuanBn

O encerramento da trilogia do reboot de Tomb Raider não foi certamente bem recebido pela crítica e pelos jogadores, tendo a menor média de notas dos três jogos. Muitos não se agradaram das mudanças feitas pela nova desenvolvedora que assumiu.

Para quem gostava dos momentos de tiroteio nos anteriores, deve ter sentido falta em Shadow of the Tomb Raider. O jogo acabou trazendo apenas combates esporádicos durante a campanha. O foco desse terceiro título foi a exploração, trazendo desafios em formas de tumbas que recompensam os jogadores com melhorias de armas e novos equipamentos.

Shadow of the Tomb Raider foi um jogo que com certeza teve sua parcela de problemas, mas ainda assim foi um ótimo jogo nessa nova trilogia, fazendo inclusive algumas coisas melhores que seu antecessor. Com uma forte exploração e história, é um jogo divertido para os fãs de aventura.

DmC: Devil May Cry

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMTcuanBn

Mudanças geralmente causam controvérsias entre os fãs, e com DmC: Devil May Cry a Ninja Theory talvez acabou indo longe demais. O estúdio trouxe um mundo totalmente novo, com todos os personagens recebendo uma nova roupagem.

Personagens clássicos como Dante e Vergil não só receberam novos visuais, mas também personalidades completamente diferentes dos jogos originais. Dante era um jovem mais rebelde e punk que sua antiga versão.

Embora os fãs não tenham se contentado com as novas versões dos personagens, algo até compreensível, DmC trouxe um dos melhores combates em hack and slash com uma grande variedade de combos, além de uma história interessante dentro desse universo.

Mass Effect 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMTguanBn

Após dois jogos que são até hoje considerados como parte dos melhores RPGs já feitos, a BioWare acabou não conseguindo encerrar a trilogia de forma que agradasse a todos os jogadores.

O terceiro título acabou deixando a desejar pela falta de consequências das escolhas realizadas nos jogos anteriores e por trazer finais sem grandes diferenças entre si, todos seguindo a mesma premissa com leves alterações.

Apesar disso, o jogo traz uma ótima campanha, com momentos emocionantes e uma gameplay melhorada em relação aos anteriores. Até mesmo os finais, apesar de com poucas alterações, ainda trouxeram uma conclusão satisfatória em sua versão estendida.

Resident Evil 6

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMTkuanBn

Outro jogo da Capcom na lista, Resident Evil foi um título que passou por grandes mudanças com o passar dos anos. A partir do quarto jogo a franquia começou a pesar mais para o lado da ação, mas no sexto título parece ter chegado em seu auge.

Resident Evil 6 trouxe grande foco na ação e no cooperativo, com três campanhas separadas. A falta de quebra-cabeças pelos quais a série sempre foi conhecida também acabou pesando muito.

Ainda assim, Resident Evil 6 acabou sendo um jogo competente no que se propôs. Ele pode não ser exatamente o que os fãs esperavam de um título da franquia, mas foi um bom jogo de ação cooperativo.

Dragon Age 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjAuanBn

Não foi apenas uma vez que a BioWare teve o feito de lançar uma sequência para um jogo adorado que acabou tendo uma recepção muito pior que o original. Assim como aconteceu com Mass Effect, a franquia Dragon Age passou pelo mesmo.

Dragon Age 2 foi duramente criticado por sua pouca variedade de cenários, repetindo ambientes diversas vezes durante a campanha, além da sua baixa opções de customização e role playing e um foco maior na ação.

Ainda assim, o jogo contava com uma excelente história, apresentando um desafio muito mais pessoal para o protagonista. Além disso, os companheiros e suas respectivas missões foram muito bem desenvolvidos.

Batman Arkham Origins

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjEuanBn

Tentar dar continuidade a uma franquia famosa de outra desenvolvedora certamente não deve ser uma tarefa fácil, e a Warner Bros. Game acabou não tendo sucesso com seu jogo dentro da franquia Arkham.

Batman Arkham Origins acabou sendo lançado quebrado em muitas plataformas, repleto de bugs que nunca foram consertados. A falta de grandes novidades em relação ao Arkham City também não ajudou esse jogo.

Apesar dos seus contratempos, o jogo trouxe uma forte história no universo do Batman, com reviravoltas bem interessantes. As batalhas contra chefes também são divertidas, estando entre as melhores da franquia.

Dead Space 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjIuanBn

Assim como Resident Evil, Dead Space foi outra franquia de jogo que acabou sofrendo por tentar se desviar da fórmula que os fãs tanto amavam para apostar mais na ação com foco no cooperativo.

Dead Space 3 realmente acabou perdendo grande parte do elementos de survival horror que existiam nos títulos anteriores, preferindo se focar mais em tiroteios, seja contra os Necromorphs ou outros humanos.

Ainda assim, Dead Space 3 trazia um gameplay divertido com uma excelente experiência cooperativa. Sua história também apresentou elementos interessantes, expandindo a lore desse universo.

Final Fantasy XIII

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjMuanBn

A franquia Final Fantasy sempre teve o costume de mudar a cada lançamento, com todo jogo trazendo novas histórias, personagens e até mesmo mecânicas de gameplay. Isso algumas vezes pode acabar dividindo a base de fãs, como o caso de Final Fantasy XIII.

Na época do seu lançamento, o jogo recebeu duras críticas por sua enorme linearidade, com grande parte do jogo sendo longos corredores com poucas oportunidades de exploração.

Apesar das críticas a respeito da linearidade serem compreensíveis, o jogo ainda traz muitos pontos positivos. Final Fantasy XIII traz um enredo forte, com um universo muito bem construído. Seu combate, embora confuso de início, quando bem explorado traz uma vasta possibilidade de desenvolver seus personagens.

Dark Souls 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjQuanBn

Considerado por muitos como o patinho feio da franquia Dark Souls, não contar com a supervisão de Hidetaka Miyazaki mostrou claros sinais de que sua presença acaba tendo muita diferença.

O jogo recebeu duras críticas, tanto pelas mudanças realizadas no gameplay que não agradaram a todos, o sistema de Soul Memory para o multiplayer que foi sem dúvidas uma péssima adição e muitos chefes que eram básicos demais.

Ainda assim, Dark Souls 2 trouxe algumas adições muito interessantes, como a mecânica de Powerstancing, permitindo que duas armas do mesmo estilo liberassem ataques únicos, algo que foi até mesmo posteriormente implementado em Elden Ring. O jogo ainda trouxe uma boa variedade de builds e um forte modo PvP. E para deixar ainda melhor, suas 3 DLCs são de alto nível, elevando ainda mais o jogo.

Watch Dogs

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjUuanBn

Um dos jogos mais polêmicos na história e foi sem dúvidas um dos precursores da popularização dos downgrade gráficos nos jogos. Chamando muita atenção em seu anúncio, o jogo ficou longe do prometido quando chegou ao mercado.

Com gráficos bem abaixo do mostrado na revelação, Watch Dogs sofreu grandes críticas. Sua IA e física também não foram aquilo prometido pela Ubisoft. A empresa teve um grande histórico com downgrades, mas esse foi sem dúvidas o mais famoso.

Sim, o downgrade foi realmente decepcionante, mas o jogo ainda trouxe o seu próprio charme. Watch Dogs tinha um gameplay divertido, com um sistema de hacker bem único. Seu protagonista Aiden trazia motivações interessantes e uma história empolgante.

Bioshock 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ni8wOTUwMjYuanBn

Assim como no caso de Dark Souls 2, o segundo BioShock acabou sendo desenvolvido sem a supervisão de Ken Levine, o criador da franquia. Como era de se esperar, o jogo não conseguiu alcançar as expectativas dos fãs.

Sem grandes novidades em relação ao primeiro, muitos sentiram que o estúdio apenas se aproveitou do sucesso para fazer uma sequência desnecessária. A história também não teve o mesmo impacto que o jogo original.

No final das contas, BioShock 2 ainda é um jogo divertido. Mesmo não tendo o mesmo impacto que os outros dois jogos da franquia, ele ainda traz uma premissa interessante, com personagens fortes e um gameplay mais refinado que o primeiro. Sua DLC Minerva's Den também se destaca, trazendo uma excelente campanha para o jogo.

E você, concorda ou discorda com alguns dos jogos da lista? Conhece outro jogo que acabou recebendo hate desmerecido? Conta para a gente na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.