Análise | Like a Dragon: Ishin!

Análise | Like a Dragon: Ishin!

Yakuza está de volta, dessa vez levando os jogadores para o Japão Feudal.
#Games Publicado por Vinicius, em

A franquia Like a Dragon, anteriormente conhecida como Yakuza, sem dúvidas estourou em todo mundo, ganhando diversos fãs nos últimos anos, os quais se apaixonaram por seus personagens únicos e carismáticos junto das histórias incríveis.

Um dos títulos mais pedidos pelos fãs sempre foi certamente o lançamento de Like a Dragon: Ishin! para o ocidente, já que o jogo está desde seu lançamento em 2014 disponível apenas no Japão.

Após 9 anos, o jogo finalmente chegou para esses lados com um remake, trazendo visuais modernos para esse clássico jogo. No entanto, será que a espera valeu a pena?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYyOTMuanBn

Para quem não está muito familiarizado, a franquia Yakuza sempre trouxe altas doses de ação, com um enredo cheio de intrigas e reviravoltas, embora nunca deixando de lado momentos de bom humor para os jogadores.

Like a Dragon: Ishin! faz o mesmo, tendo realmente a alma de um Yakuza, mas dessa vez contando com a novidade de possuir uma ambientação diferente, levando os jogadores para o século 19, durante a época do Japão Feudal.

O jogo pega os mesmos personagens da franquia principal e os coloca sob uma nova identidade nesse período diferente. Eles não possuem ligações com suas versões originais, mas certamente irão deixar os fãs felizes em os ver de novo, tendo muitas das características que os marcaram.

O fato de serem versões alternativas permite que o estúdio brinque mais com esses personagens, fugindo um pouco de seus padrões. Além disso, essa é uma oportunidade perfeita para revisitar personagens que estão mortos ou sumidos há tempo na franquia principal.

E para os fãs de longa data, também é a oportunidade perfeita para dar um descanso a Kamurocho, já que o jogo agora nos leva para Kyoto. Essa nova cidade é uma bela recriação do Japão Feudal, cheia de vida e com diversos distritos para explorar.

NPCs vivendo suas vidas ou saindo para beber de noite, comerciantes nas ruas tentando vender seus peixes, o estúdio novamente mostra seu talento em transportar cidades para dentro dos jogos com maestria.

Para quem procura conteúdo, Like a Dragon: Ishin! tem de sobra. Como já é de costume, temos diversos mini-games divertidos, como pesca, cozinhar e é claro, o clássico Karaoke que não poderia faltar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYyOTQuanBn

O jogo ainda traz um mini-jogo completo de dungeons, onde você precisa explorar calabouços repletos de inimitos e chefes, enquanto treina seus soldados recrutados. Os jogadores sempre se manterão ocupados na cidade de Kyoto, com muitas horas de jogo pela frente.

Like a Dragon: Ishin! mantém aquele mesmo humor que os fãs tanto adoram. Momentos cômicos, desconfortáveis e muitos mais preenchem a cidade, com missões secundárias criativas, que não só brincam com a época que estão, mas também usando o conhecimento do nosso presente para tirar sarro de várias situações.

Embora nem todas as missões secundárias tenham histórias super trabalhadas, a grande maioria certamente fará a pena valer o seu tempo, seja por apresentar personagens interessantes ou até mesmo trazer situações extremamente engraçadas e inusitadas.

Já quando a situação exige, o jogo sabe ser sério. Sua narrativa principal traz temas mais dramático, inclusive abordando problemas reais daquela época. E novamente o estúdio consegue entregar uma narrativa rica, cheia de reviravoltas e personagens carismáticos.

As cutscenes são muito bem trabalhadas e os atores japoneses fizeram um trabalho excepcional, conseguindo passar muita emoção. O estúdio Ryu Ga Gotoku consegue acertar em cheio tanto nos momentos épicos para criar empolgação quanto nas partes mais melodramáticas para emocionar o jogador.

Não bastasse o jogo entregar uma narrativa interessante, ele é ainda mais enriquecido pelo período em que é ambientado. Like a Dragon: Ishin! usa muito bem o Japão Feudal como pano de fundo, mostrando o lado nada bonito desse período histórico.

Entrando no combate, os fãs de Yakuza podem esperar algo bem similar à franquia principal. O jogo funciona muito como os clássicos Beat 'Em Up, focando em combate corpo a corpo contra uma horda de inimigos o cercando.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYyOTUuanBn

Ao contrário da série principal, Like a Dragon: Ishin! se foca mais no uso de espadas e armas de fogo. O jogo ainda traz quatro posturas de batalha para o protagonista, e embora isso não seja algo inédito na franquia, senti que foi um dos melhores usos até hoje.

Cada postura traz algo realmente único na hora do combate, conseguindo dar uma boa variedade e grandes vantagens se usados nos momentos certos, seja uma postura mais pesada para derrotar inimigos fortes ou algo mais leve para acabar com multidões.

Como não podia faltar, ainda temos os 'Heat Actions', finalizações brutais que variam dependendo da situação. Esses movimentos são sempre prazerosos de serem usados e ajudam a tornar o combate ainda mais divertido e dinâmico.

E o principal é sem dúvidas as lutas contra os chefes. Duelos épicos que trazem muita adrenalina e momentos épicos são um dos grandes destaques da franquia, e poder voltar a enfrentar personagens antigos é muito gratificante.

Como um remake, Like a Dragon: Ishin! faz um bom trabalho em atualizar o jogo para as plataformas modernas, trazendo visuais bonitos e melhorias nas animações, mas ainda mantém a mesma base vista no original.

Para quem está acostumado com os mais recentes lançamentos da franquia Yakuza, certamente irá notar que esse novo título não possui muitas das melhorias que a série recebeu desde 2014, sendo muito mais travado em questão de gameplay.

Outro ponto é que parece que nem todos os aspectos do jogo receberam o mesmo tratamento. Enquanto os protagonistas foram bem trabalhados, sendo muito similar aos seus modelos nos Yakuza mais recentes, alguns personagens secundários não tiveram o mesmo capricho, mostrando já sua idade.

Durante a jogatina, acabei também me deparando com alguns problemas técnicos, seja demora em carregar algumas texturas ou NPCs ficando presos no cenário. Certamente não são problemas que comprometem a experiência geral, mas ainda assim foi possível notar a presença.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYyOTIuanBn

Conclusão

Para os fãs que esperavam há tempo por esse lançamento, Like a Dragon: Ishin! é sem dúvidas a melhor forma de aproveitar esse clássico título da Ryu Ga Gotoku. Levando os amados personagens da franquia Yakuza para um Japão Feudal, temos um ar fresco na série com uma ambientação inédita e reimaginação de personagens clássicos.

Esse remake ainda deixa a idade do jogo transparecer em alguns de seus elementos e mecânicas, e a falta de legendas em Português pode afastar alguns jogadores, mas sem dúvidas é um título essencial para os fãs, trazendo mais uma aventura do estúdio com uma forte narrativa e um combate frenético.

8.8
favorite
Nota
Uma aposta diferente dentro da franquia, Like a Dragon: Ishin! é uma excelente reimaginação dos personagens.
Prós
  1. Forte narrativa e personagens
  2. Combate dinâmico com diversas posturas
  3. Missões secundárias continuam com o bom humor da franquia
  4. Excelente ambientação do Japão Feudal
  5. Muito conteúdo para aproveitar
Contras
  1. Jogo ainda apresenta idade em alguns aspectos
  2. Pequenos bugs que não chegam a comprometer a experiência
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque