Fundador da Slightly Mad vai ao ataque contra Electronic Arts após empresa cancelar franquia Project CARS

Fundador da Slightly Mad vai ao ataque contra Electronic Arts após empresa cancelar franquia Project CARS

Ian Bell faz inúmeras críticas a EA, expondo relatos de "práticas sombrias" da editora
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O fundador e ex-CEO da Slightly Mad Studios, Ian Bell, criticou a Electronic Arts após a decisão da editora de cancelar a série Project CARS e realocar os funcionários do estúdio para trabalharem em outros projetos do EA Sports.

Bell fundou o estúdio de jogos de corrida Slightly Mad, com sede em Londres, em 2009 e liderou a empresa por meio de sua venda de US$ 30 milhões para a Codemasters uma década depois, bem como a aquisição da Codemasters pela Electronic Arts (EA) por US$ 1,2 bilhão em fevereiro de 2021.

Ele deixou o Slightly Mad em outubro passado, afirmando que era a hora certa de se afastar “com o futuro do estúdio agora garantido”.

Mas no início da terça-feira, a EA anunciou que decidiu encerrar o desenvolvimento da série Project CARS da Slightly Mad em um movimento que terá um impacto significativo na força de trabalho de mais de 160 pessoas da empresa.

Bell twittou na noite de terça-feira:

“EA, continua sendo incrível… Eu disse minha parte e mantenho cada palavra enquanto eles continuam a prová-las."

“Como estão esses números (desculpe, quero dizer pessoas, com esperanças, sonhos e famílias) olhando na parte inferior dessas planilhas?”

Em uma declaração fornecida ao GamesIndustry, a EA havia confirmado anteriormente que os funcionários da Slightly Mad seriam transferidos para outros jogos de corrida e esportes da EA sempre que possível.

“Após uma avaliação do próximo título de Project CARS e seu potencial de crescimento a longo prazo, tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento e o investimento da franquia”, disse a empresa.

“Decisões como essas são muito difíceis, mas nos permitem priorizar nosso foco em áreas onde acreditamos ter a oportunidade mais forte de criar experiências que os fãs vão adorar.”

Fundador da Slightly Mad ataca a EA depois de encerrar Project Cars

Bell tem um histórico de "bad blood" com a EA, que ele acusou anteriormente de tentar destruir estúdios de jogos como a Slightly Mad, depois que a editora publicou os dois primeiros jogos do estúdio, que foram Need for Speed: Shift de 2009 e a sequência de 2011, Shift 2: Unleashed.

Em entrevista ao canal do YouTube SpotTheOzzie, Bell afirmou:

“Fizemos um jogo chamado Need for Speed: Shift, fizemos um jogo chamado Shift 2, e a EA veio até mim e disse, dois meses após o lançamento de Shift 2, 'podemos dar a você 1,5 milhão se você concordar em não falar com nenhuma outra editora, concordar com outros jogos ou trabalhar em qualquer outro acordo com qualquer outra editora, e daremos a você 1,5 milhão e assinaremos o Shift 3?'"

“Então, eu disse 'OK, isso parece um bom negócio.' Peguei os 1,5 milhão, paguei aos meus funcionários muitos bônus, e duas semanas antes de começarmos o desenvolvimento de Shift 3 eles cancelaram o jogo sem aviso prévio. Eles disseram 'não vamos mais fazer isso'. Eles [EA] enganam os estúdios com quem fazem acordos e os destroem até o ponto em que não temos mais dinheiro para permanecemos independentes."

Bell afirmou que a mudança deixou a Slightly Mad em perigo financeiro, e a EA passou a roubar vários funcionários importantes do estúdio, numa tentativa de sabotar o status financeiro da Slighlty Mad e adquirir o estúdio contra sua própria vontade (a Slightly Mad havia recusado se vender para a EA em 2011).

“Eles enviaram e-mails para 5, 10, e até 20 de nossos principais funcionários. E 2 dos quais foram embora, porque estávamos com problemas financeiros após eles nos sabotarem. Não tínhamos mais nada. Nós estávamos quebrados. Eles literalmente destruíram nossa empresa, tentaram nos matar, tentaram roubar nossa tecnologia também.”

Ian Bell destaca o ex-CEO de estúdios mundiais da EA, Patrick Söderlund, como “o pior monstro corporativo” que ele já presenciou cara a cara. Bell disse que a editora estava tentando comprar a Slightly Mad contra sua vontade pois queriam possuir a tecnologia de física e gráfico de Shift 1 e Shift 2, que era superior as dos Need for Speed criados pelos estúdios da própria EA, Criterion (Hot Pursuit 2010, Most Wanted 2012) e Black Box (The Run, Undercover, Underground 1 e 2).

“Eles tentaram nos fod*r, não há outra maneira de colocar isso em palavras. Isso é o que eles tentaram fazer conosco e já fizeram inúmeras vezes com outros estúdios. Eles tentaram nos destruir por dentro, depois financeiramente, e não, não, na nossa empresa, não temos amor pela EA. Então, sim, eu refinanciei minha casa, coloquei o meu dinheiro de vida na linha, coloquei na empresa, paguei a equipe por mais 6 meses, fizemos alguns jogos de forma independente [Project CARS 1 e 2] e sobrevivemos a esse caos.”

Ele finalizou:

“Esses caras são babacas. Não temos respeito pela EA, e ninguém deveria ter. Eu nunca vou fazer um acordo com eles de novo, sem respeito por eles, eles são seres humanos horríveis, são monstros corporativos.”
Fonte: VGC
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque