Análise | Core Keeper

Análise | Core Keeper

Um divertido jogo que consegue misturar os gêneros de sobrevivência e farming.
#Games Publicado por Vinicius, em

O mercado indie encontra-se em constante expansão, com vários títulos sendo lançados anualmente. Uma das apostas mais usadas é o gênero de sobrevivência, o que significa que as desenvolvedoras precisam trazer novidades para conseguirem se destacar.

Um título do gênero lançado esse ano foi Core Keeper. O jogo consegue já se mostrar interessante em sua proposta, colocando os jogadores dentro de uma caverna onde precisam sobreviver enquanto descobrem seus segredos.

A sua missão em Core Keeper é simples: minere recursos preciosos da caverna e encontre artefatos antigos, tudo isso enquanto enfrenta inimigos que derrubam materiais para ajudar na criação de novos itens.

O foco do jogo é seu gameplay e nisso o jogo se sai muito bem. Ele apresenta um loop extremamente divertido, dando uma grande variedade de opções de conteúdo para os jogadores explorarem.

Core Keeper consegue manter o jogador sempre entretido graças aos conteúdos disponíveis. Quer focar na mineração ou conseguir materiais? Você pode sair para explorar. Quer simplesmente relaxar montando sua fazendinha ou pescando? O jogo também permite.

Graças a essas mecânicas e variedade, o jogo consegue perfeitamente combinar uma atmosfera reconfortante de jogos de farming com um lado mais sombrio e desafiador de um explorador de dungeons.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84My8wODIxMTAuanBn

Para os jogadores que gostam de levar seu tempo para progredir, Core Keeper se destaca dentro desse gênero. Ao contrário de muitos outros títulos, esse jogo não possui um limite de tempo por dia, com você decidindo quando irá querer dormir.

Visualmente o jogo é bem agradável, usando um design de pixel comum no gênero, mas se destacando por sua atmosfera. Suas cavernas escuras trazem uma sensação de perigo a todo momento.

O sistema de iluminação também foi feito com cuidado pelos desenvolvedores, sendo uma parte importante do gameplay. Colocar tochas bem posicionadas e equipamentos que ajudem a iluminar o caminho nas cavernas é essencial para progredir.

Esse uso da escuridão como uma mecânica principal do jogo torna tudo bem mais interessante, dando uma sensação de desespero e solidão ao explorar os locais mais afastados da sua base.

Apesar de já possuir uma grande quantidade de conteúdo, o título ainda encontra-se em fase de Acesso Antecipado, recebendo constantemente novas atualizações, como o recente O Deserto dos Começos que trouxe muitas novidades.

Core Keeper também traz uma grande profundidade na hora de formar seu personagem. Cada uma das funções do jogo, seja pescar, jardinagem, crafting, mineração, etc., possui sua própria árvore de habilidade.

Você consegue aumentar o nível de uma habilidade ao utilizá-la. Isso significa que seu personagem ficará especializado nas mecânicas que você passar mais tempo usando, moldando o personagem conforme o seu gameplay.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84My8wODIxMDkuanBn

As batalhas, embora sejam simples, sabem ser bem desafiadoras. Enfrentar chefes muitas vezes requer algumas tentativas antes de finalmente conseguir derrotá-los, o que aumenta ainda mais aquela sensação de perigo que o jogo passa.

Para tornar a experiência ainda melhor, Core Keeper ainda conta com opção de se jogar de forma cooperativo em até 8 jogadores. Jogar em grupo deixa a experiência ainda melhor, com cada jogador podendo se especializar em uma função e cumprir um papel específico dentro do grupo.

Para os jogadores antigos essa também é a oportunidade perfeita para voltar. A atualização O Deserto dos Começos traz novos biomas para explorar e inimigos para enfrentar, e com a adição de carrinhos de trilho você pode explorar as cavernas muito mais rápido e automatizar vários processos.

Core Keeper pode ser confuso inicialmente, não dando um senso claro ao jogador de como ou para onde avançar, sendo necessário um bom tempo para se acostumar com o funcionamento do jogo.

Alguns jogadores podem gostar desse senso de exploração e experimentação do jogo, mas outros podem acabar se afastando pela falta de esclarecimento inicial quanto ao que se fazer.

Conclusão

Core Keeper é uma mistura perfeita entre Terraria e Stardew Valley, e embora não chegue a reinventar o gênero, ainda consegue se destacar dentre os seus similares por trazer uma temática mais única e um foco maior na sobrevivência e dificuldade enquanto mistura diversos elementos.

O jogo ainda encontra-se em Acesso Antecipado, mas já possui uma grande quantidade de conteúdo disponível e as atualizações que o estúdio vem trazendo mostram o comprometimento em preencher ainda mais o jogo até seu lançamento oficial.

Core Keeper encontra-se disponível para PC.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8xNjIxNjkw

8.7
favorite
Nota
Um jogo punitivo, mas que entrega uma experiência divertida e única.
Prós
  1. Divertido loop de gameplay
  2. Jogo sabe ser desafiador e tenso
  3. Possibilidades de builds
  4. Grande quantidade de conteúdo disponível, com mais a chegar
  5. Excelente mistura de vários elementos
Contras
  1. Falta de tutorial inicial pode deixar alguns perdidos
Vinicius
Vinicius #VSDias55

Me segue lá no Twitter:

Vinicius__SD

Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque