Epic quer lutar por um metaverso mais aberto

Epic quer lutar por um metaverso mais aberto

Dona do Fortnite quer um ambiente virtual mais livre dos modelos de negócio da Apple ou Google
#Notícias Publicado por igoiaba, em

Queira ou não, o jogo Fortnite é um exemplo de metaverso que se pode imaginar. Não só para jogar um battle royale, no ambiente do game, milhões de usuários podem aproveitar shows de música, entretenimento ou simplesmente manter o contato social entre amigos.

A Epic deseja que o ambiente do jogo seja o mais aberto possível para que outros desenvolvedores possam distribuir seu conteúdo. Segundo Tim Sweeney, CEO da Epic, um ponto preocupante nesse caminho é que as bigtechs possam dificultar o acesso ao metaverso devido ao monopólio dos dispositivos e seus sistemas.

Numa entrevista ao Financial Times, Sweeney expõe suas opiniões sobre o desenvolvimento do metaverso e faz previsões com base em suas preocupações. Patrick McGee traz uma entrevista que aborda diversos pontos.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubWlwdHJlbmRzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMS8wNS9NSVAtVHJlbmRzLU1ldGF2ZXJzZS1JbWFnZS1OTy1UaXRsZS0xLTgyNng1MTYuanBlZw==

Cerca de 600 milhões de usuários mensais utilizam o Fortnite, Minecraft e Roblox como plataforma de interação social. Logo esse número passará dos bilhões, afirma o CEO da Epic. Hoje, uma grande parcela dos acessos é feita por smartphones, que são dispositivos bem mais populares que consoles ou computadores. Nesse ambiente, a Apple ou Google têm um controle muito grande sobre tudo que pode acontecer, bem como as formas de pagamentos e acesso a conteúdo. Se o próximo passo de acesso ao metaverso também estiver nas mãos dessas bigtechs, o cenário seria desanimador, segundo ele.

Assim como Fortnite chegou a ser banido da AppStore, ele teme que Roblox sofra do mesmo destino, por descumprirem algum termo do serviço. Aplicativos podem ser derrubados por qualquer razão ou razão nenhuma. A falta de liberdade do desenvolvedor e o repasse de 30% para a marca da maçã é uma briga antiga da Epic. Esse monopólio pode criar um ambiente menos saudável aos criadores.

O problema aqui é uma questão clássica de monopólio. Você começa com hardware. A Apple fabrica smartphones e eles lucram com seus smartphones? E eles merecem. Mas então eles forçam todos os compradores de seus smartphones a usar sua loja de aplicativos exclusivamente para obter conteúdo digital. Eles impedem que todas as outras lojas de aplicativos concorram com eles em um hardware que pertence a um bilhão de usuários finais. Esse é o primeiro empecilho e obstrui completamente toda a concorrência e as forças de mercado que moldariam melhores lojas de aplicativos e melhores ofertas para os consumidores.

Sweeney ainda fala sobre o plano de fazer a Unreal Engine o instrumento de virtualização de produtos. Desde vestuários, carros e todo tipo de objeto pode ser modelado, exportado e experimentado num ambiente virtual criado na engine da Epic.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZW5zLmJyYXNpbC5lbHBhaXMuY29tL3Jlc2l6ZXIvRnMtVTdGTjlOUm5IQ1lRTTdMQnhJWC11VzJJPS8xMjAweDAvYXJjLWFuZ2xlcmZpc2gtZXUtY2VudHJhbC0xLXByb2QtcHJpc2EuczMuYW1hem9uYXdzLmNvbS9wdWJsaWMvTVRDTFNKTk5WVlNONkdWWkFZVjU1NEJENFUuanBn

Quando questionado sobre o papel da Meta (dona do Facebook), Tim considera os métodos de negócio bem mais amigáveis. O dispositivo Oculus, que permite a imersão no metaverso, tem sua própria loja de aplicativos, cobrando os mesmos 30% de taxa ao desenvolvedor. Ao contrário da Apple, por exemplo, é permitido que outras lojas participem no dispositivo.

O que esperar do metaverso? Quais serão as próximas gerações de dispositivos que irão conectar pessoas? Comentem.

Fonte: Www
igoiaba
igoiaba

Eu vou pra o gol, pode deixar.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,