Confira as 8 melhores Visual Novels para quem nunca jogou o gênero

Confira as 8 melhores Visual Novels para quem nunca jogou o gênero

Veja como entrar de cabeça no gênero.
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Visual Novels ainda é um gênero um tanto quanto de nicho. A grande quantidade de leitura e conteúdos mais voltado para o público Japonês pode acabar afastando novos jogadores que poderiam ter interesse.

Pensando nisso, separamos aqui alguns jogos perfeitos para quem deseja entrar de cabeça no gênero, seja por contar com uma quantidade maior de gameplay ou por terem uma história mais fácil do público Ocidental de adaptar.

Ace Attorney

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ucTJpanc4LnBuZw==

Ace Attorney é provavelmente um dos melhores pontos de entrada para o mundo das visual novels. Com um tom bem humorado, mas trazendo um enredo cativante, o jogo te coloca no papel de um advogado de defesa.

O jogo é dividido em duas partes, na primeira você precisa investigar cenários atrás de pistas e interrogar possíveis suspeitos ou testemunhas. A segunda parte consiste do próprio julgamento, onde você precisa provar que seu cliente é inocente e apontar o verdadeiro culpado.

Cada caso novo consegue te surpreender com revelações inesperadas ou por trazer uma premissa inimaginável, embora condizente com seu universo. O elenco de personagens também é incrivelmente variado, com diversos personagens extremamente carismáticos.

Graças a sua simplicidade, embora contando com histórias e personagens complexos, além de pequenas partes de gameplay, é um ponto de partida perfeita para você entrar de cabeça nesse gênero.

Danganronpa

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9oeTIxdUZ0LnBuZw==

Danganronpa é provavelmente um dos jogos mais insanos e malucos que já você viu. Assim como em Ace Attorney, o jogo é dividido em duas partes, a de investigação e a de julgamento, onde você deve achar o culpado.

Em Danganronpa, vários estudantes acordam trancados dentro de uma escola controlada por um estranho urso robótico. Para escapar daqui, só existe uma regra: você precisa matar outro aluno sem ser pego. Após cada assassinato é realizado um julgamento para que os alunos tentem descobrir quem foi o assassino, caso não consigam, todos serão mortos, com exceção do assassino que estará livre.

Toda série Danganronpa conta com um dos elencos de personagens mais variados que você encontrará, cada um com uma personalidade única. A franquia também é focada em criar os plot twists mais malucos possíveis, sempre conseguindo surpreender o jogador.

Danganronpa é ideal para novos jogadores do gênero devido ao seu foco maior no gameplay em comparação com outras visual novels. Além de contar com partes de investigação, o jogo também permite que você escolha com quem passará suas tardes, aumentando assim a amizade com os outros alunos e descobrindo mais sobre o passado deles.

Zero Escape

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9wM1VHYUkzLnBuZw==

Zero Escape é um jogo que acabou passando despercebido por muitos jogadores, se tornando uma joia rara da biblioteca do Nintendo DS. Ao contrário dos jogos anteriores que o gameplay era focado em investigação, aqui se trata de uma mistura de "point and click" com "escape the room".

No primeiro jogo da série, os personagens acordam presos dentro de um navio, o qual está prestes a afundar. Eles precisam se apressar e achar uma saída antes que seja tarde. No entanto, cada um deles está usando um bracelete contendo uma bomba e precisam seguir as regras e completar diversos desafios para chegarem até a saída.

Zero Escape é um jogo bem mais pesado e maduro, com cada um dos seus personagens guardando um segredo obscuro e contando com uma trama mais complexa com diversas reviravoltas grandes.

As partes de gameplay trazem diversos quebra-cabeças para você resolver. Você encontrará desde desafios mais simples até obstáculos que farão você pensar e usar a lógica para resolver. Além de divertidos, eles ajudam a quebrar um pouco o ritmo de leitura para não sobrecarregar o jogador.

A trilogia Zero Escape é algo que todo jogador deveria dar uma chance, entregando uma experiência realmente única, com cada revelação fazendo você rever todo seu conceito do jogo.

AI: The Somnium Files

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9xSlRybjFQLnBuZw==

Do mesmo criador de Zero Escape, AI: The Somnium Files é o título mais recente dessa lista, tendo sido lançado em 2019. Ao contrário da maioria dos jogos dessa lista, esse título traz personagens 3D ao invés de modelos 2D desenhados à mão.

O jogo acompanha a história de Date, um detetive de uma agência especial que está atrás de um famoso serial killer. Graças a uma tecnologia inovadora, Date tem a capacidade de entrar na mente das outras pessoas e investigar suas memórias.

O gameplay segue a fórmula padrão, com as partes de investigação, onde é preciso explorar o cenário atrás de pistas, e as partes dentro da mente dos NPCs, onde você terá que resolver quebra-cabeças para liberar as memórias.

Assim como acontecia em Zero Escape, AI: The Somnium Files aposta nas reviravoltas mais surpreendentes possíveis, apresentando vários elementos que de começo não fazem sentido, mas vão se encaixando conforme a história vai se desenrolando.

Steins;Gate

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9URGt1TFAyLnBuZw==

Uma das visual novel mais populares, tendo recebido diversas continuações e adaptações para outros meios. Steins;Gate faz parte da série Science Adventure, e embora não seja o primeiro jogo da franquia, é um ótimo ponto de partida.

Em Steins;Gate, você entra no papel de Rintarou Okabe, um cientista maluco que acaba inventando sem querer uma máquina do tempo, o que atrai a atenção do governo e o coloca dentro de uma conspiração maior do que ele podia imaginar.

Enviando mensagens através do tempo, você é capaz de alterar o presente, as quais funcionam como as decisões dentro do jogo, te levando a finais diferentes baseados nas suas escolhas.

Steins;Gate possui um começo lento, no estilo “slice of life”, mas quando a trama começa a se desenrolar, você entra em uma montanha russa emocional em uma das jornadas mais marcantes nas visual novels.

Fate/Stay Night

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81ZzQ1Ym8wLnBuZw==

Uma das visual novels mais clássicas da indústria, recebendo até hoje diversas adaptações em anime das suas mais variadas rotas, e também uma das mais amadas dos fãs desse gênero. Essa é uma visual novel mais complexa, mas que é um ótimo passo para aqueles que querem algo adentrar mais no gênero.

Fate/Stay Night traz muita ação e mistério, junto com personagens interessantes e complexos com uma história intrigante. Ao contrário dos outros jogos dessa lista, os quais são mais lineares, Fate/Stay Night traz um sistema de escolhas, levando a diversos finais diferentes.

Em Fate/Stay Night, os jogadores acompanham a A Guerra do Santo Graal, um grande ritual que materializa esse artefato sagrado. Os Mestres, utilizando seus Magus, devem entrar no combate pelo Santo Graal, onde o vencedor poderá realizar qualquer desejo.

Katawa Shoujo

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9FemIzQTVuLnBuZw==

Para aqueles que preferem algo mais emotivo, Katawa Shoujo é perfeito. Esse é um dos melhores pontos de partida para o gênero, sendo gratuito e de fácil aprendizado, ensinando os jogadores como funcionam os famosos "flags".

Esse jogo sabe muito bem como mexer com as emoções do jogadores e não é fácil de se segurar as lágrimas nas partes mais impactantes. A história acompanha um garoto que é enviado para uma escola para jovens com deficiências.

Cada um dos personagens possui seus próprios problemas físicos, e conforme você vai conhecendo mais deles e criando laços, é garantido que irá se emocionar.

Doki Doki Literature Club

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9nUHZZT1lzLnBuZw==

Esse título é a maior prova do ditado “não julgue um livro pela capa”. Olhando de fora parece apenas um jogo fofo para garotas, mas o jogo esconde um enorme segredo obscuro por trás que com certeza ninguém esperava.

Falar sobre Doki Doki é muito difícil, pois o risco de dar spoilers é gigante. Só podemos dizer que é uma experiência bem diferente do que você espera, com o título sabendo utilizar muito bem o fato de ser um jogo.

Sem dúvidas vale a pena dar uma chance a esse jogo, especialmente por ele ser gratuito.

E você, preparado para entrar de cabeça nas visual novels? Acha que deixamos alguma de fora? Deixe sua opinião nos comentários.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque