Análise | SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Análise | SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Remake de um jogo plataforma do Bob Esponja
#Análises Publicado por Sr Ori, em

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated é um jogo desenvolvido pela Purple Lamp Studios e publicado pela THQ, tendo seu lançamento em junho de 2020. O jogo é um remake do antigo SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom, agora trazendo o bob esponja até mesmo para dispositivos móveis e vários consoles.

RFdjcllfNnUzRDQ=

O jogo possui bastante a essência do universo de Bob Esponja e que pode ser claramente notado por quem assistia aos desenhos. É perceptível que a personalidade dos personagens, piadas, mapas e situações fazem parte daquele mundo e pode trazer não só nostalgia, como também entretenimento para quem entender o contexto. Acredito que existam pessoas que possam não gostar do jogo principalmente por causa desse ponto, o qual é extremamente explorado a todo momento.

Ele relembra muito jogos comuns de PlayStation 2 com gráficos mais renovados para os dias atuais. E como não percebi o jogo tentando inovar em nada, sendo apenas uma versão melhorada do antigo, ele acaba sendo até bem legal de se jogar mesmo repetindo fórmulas já estabelecidas. E o mais importante é que o jogo conseguiu utilizar essas fórmulas de jogos plataforma 3D do mercado de uma forma que funciona, em que o jogador sente seu progresso, entende o que precisa fazer e como fazer e consegue se divertir com tudo isso.

Jogabilidade

O jogo foi desenvolvido com a ideia de várias fases com mundos diferentes (no caso do bob esponja, partes da fenda do biquini) e, em cada uma delas, diferentes mecânicas são necessárias para completar. Um pouco semelhante aos coletáveis do Super Mario 3D World (estrelas) e Super Lucky's Tale (trevos), todas as fases tem sua quantidade de espátulas mínima requeridas para poderem ser jogadas, não se restringindo apenas na liberação para jogar contra boss/chefe iguais aos jogos comparados. Acabei achando isso bem melhor porque é uma motivação a mais para a exploração do mapa, além de que eu mesmo prefiro a utilização desses recursos em jogos plataforma. Apesar de ser legal a mecânica, pode ser difícil encontrar todas as espátulas pois algumas estão muito bem escondidas, mas o jogo indica quantas ainda estão faltando serem coletadas em cada fase.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5jb21pY2Jvb2suY29tLzIwMjAvMDYvc3BvbmdlYm9iLXNxdWFyZXBhbnRzLWJpa2luaS1ib3R0b20tcmVoeWRyYXRlZC1yZXZpZXctMy0xMjI2MTUzLmpwZWc/YXV0bz13ZWJwJndpZHRoPTY5NiZoZWlnaHQ9MzY0JmNyb3A9Njk2OjM2NCxzbWFydA==

Além das espátulas, o jogo incluiu moedas de troca com Seu Siriguejo (Mr. krabs) e colecionar meias do Patrick Estrela para trocar por espátulas douradas. Isso pode ajudar um pouco com a falta delas em algum momento do jogo caso precise. O interessante desses itens escondidos é que eles não só são encontrados dentro dos mapas, mas também dentro do "lobby" do jogo onde se escolhe qual fase será jogada.

Em relação aos bosses/chefes, ele é praticamente igual aos jogos citados anteriormente e até mesmo semelhante a jogos de sua época. Basta evitar os ataques até que o inimigo mostre a fraqueza e atacar, e assim repetindo esse método até o inimigo ser finalmente derrotado. É até bem legal enfrentar os bosses/chefes do jogo, mas a dificuldade fica aquém até mesmo das fases normais, as quais geralmente são bem mais punitivas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9JVEJhNW9UenhOZy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Uma coisa interessante é que ele inclui elementos Metroidvania e, em alguns momentos do jogo, é possível ver espátulas douradas ou meias que podem ser coletadas, mas não alcançadas. Para conseguir coletar esses objetos, é preciso utilizar um personagem específico que tenha a habilidade para chegar até o item ou desbloquear algum caminho até lá. Além da mudança de personagens influenciar, o próprio Bob Esponja não têm todas as habilidades logo no início e, conforme for passando as fases, as habilidades vão sendo liberadas. Por isso, alguns mapas precisarão ser repetidos pela falta de habilidades disponíveis quando se é jogado pela primeira vez.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zY3JlZW5zaG90c2NvbnRlbnQtdDUwMDIueGJveGxpdmUuY29tL3h1aWQtMjUzMzI3NTAwMzg3Mzg0Mi1wdWJsaWMvZGM1MTFjMjEtYTQyYy00ODY3LThlOTctOTc4MjZlNjQ1YjJmX1RodW1ibmFpbC5QTkc=

O jogo também conta com missões secundárias de personagens que fazem parte do universo do Bob Esponja. O contexto das missões são bem simples mas a execução pode não ser tão fácil as vezes, talvez demorando algum tempo até a conclusão da tarefa. Ao finalizar as missões dos personagens, todos darão uma espátula dourada como recompensa e isso serve de motivação para atender as solicitações deles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zY3JlZW5zaG90c2NvbnRlbnQtdDMwMDEueGJveGxpdmUuY29tL3h1aWQtMjUzMzI3NTAwMzg3Mzg0Mi1wdWJsaWMvMzMzNTAwNDktNmVhMS00ZjM4LThhYmItMjdlNmZjYzdkYWZiX1RodW1ibmFpbC5QTkc=

O modo online dele é um pouco diferente do modo carreira porque não existe uma história e nem é dividido em fases. Neste jogo existe o modo multijogador online e o multijogador local. Em ambos os modos, você joga com um jogador ao seu lado e passa por etapas de forma cooperativa, derrotando as hordas de robôs inimigos ou evitando ataques. No total são 26 ilhas para finalizar todo o percurso e no final é dado o tempo que a equipe demorou para finalizar o trajeto. Esse modo em si não gostei tanto porque no multijogador online existe muitos que abandonam no meio do jogo ou acabam não ajudando. No multijogador local é até bem legal, mas extremamente enjoativo porque sempre é a mesma repetição. Nisso eles poderiam ter melhorado colocando outras fases, modo campanha co-op ou outro tipo de modo que fosse mais gratificante jogar com outras pessoas.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZm90b2VmZWl0b3MuY29tL2ltYWdlcy8yMDIxMDMvMjIvMTMzMTY4ODExOTk4MzkxMTAxMV8uanBnP2FjdD04NA==

No geral, senti a jogabilidade bem divertida e precisa para um plataforma 3D. Os comandos são bem responsivos, não encontrei problemas com a câmera e a noção de profundidade é muito boa. Isso são detalhes que precisei parar para pensar e comparar com outros jogos para mencionar aqui, porque ele funciona tão bem nesses pontos que sequer pensei nesses elementos durante o modo campanha. No modo online senti alguns problemas em relação a isso, mas justamente porque a câmera é diferente e fixa.

Gráficos

Em relação a gráficos o jogo teve uma ótima reformulação e está bem bonito. Não se tem o que comentar sobre essa questão porque sequer tive bugs gráficos e não existem muitos detalhes técnicos para se avaliar. O jogo foi basicamente reformulado para trazer a diversão para os dias atuais e o gráfico colabora com isso.

Slide https://i.imgur.com/9K5lqKa.png;;;https://i.imgur.com/8rZ11Ri.png;;;https://i.imgur.com/XQzMrdE.pngUm único problema que tive com o level design e que não ficou muito claro foi onde estão as "paredes invisíveis" do jogo. Alguns lugares aparentam perfeitamente alcançáveis mas, quando se chega lá, o jogo literalmente te puxa para algum local que é permitido ficar. Isso me fez morrer algumas vezes no jogo, mas na maioria das vezes o jogador é apenas teleportado (no caso do Sponje Bob, por uma mão humana que também existe no desenho) para uma área jogável.

Trilha sonora

Em relação as músicas do jogo, elas são bem focadas no desenho do Bob Esponja e por isso se repetem muitas vezes, diferenciando-se em alguns mapas com climas específicos, como por exemplo em um lugar com muito combate. E como eu disse anteriormente, caso o jogador não goste do desenho Bob Esponja, talvez ele não terá paciência para a música do jogo, pois em boa parte é a mesma ou semelhante a do desenho.

Não considero isso um ponto negativo, mas os sons dos robôs e ataques dos personagens são repetidos várias e várias vezes durante o jogo e por isso o som acaba fixado na mente uma hora ou outra. Finalizei o jogo a algumas semanas mas ainda consigo lembrar os sons dos robôs só de olhar para eles.

Resumindo

O jogo é um ótimo plataforma 3D e que fica ainda melhor para quem gostava do desenho do Bob Esponja, permitindo entender as piadas e situações dentro do jogo. As mecânicas são bem feitas, interessantes e divertidas, mantendo o entretenimento até o fim da campanha.O jogo se for bem explorado tem um conteúdo até bem grande para o seu valor cobrado e entrega uma certa dificuldade para quem quer realmente procurar todos aqueles colecionáveis escondidos. Caso esteja procurando um jogo plataforma 3D talvez esse seja um jogo a se considerar.

Pontos positivosPontos negativos
Gráficos renovados para os dias atuaisMultiplayer
Mecânicas muito divertidasParedes invisíveis
Missões secundáriasBatalha de bosses/chefes simples
Várias referências ao desenho
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque