Analise | Dirt 5

Analise | Dirt 5

Um jogo problemático mas muito divertido
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Dirt 5 é um jogo de corrida desenvolvido pela codmasters e lançado no final de 2020, bem próximo ao lançamento dos consoles de 9º geração. Ele foi disponibilizado para ps5, ps4, xbox one, xbox series x|s e pc, incluindo diferentes adaptações para cada plataforma. A review em questão foi baseada na experiência jogando em um Xbox Series S e a experiência pode mudar em relação aos bugs ou desempenho.

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O jogo se trata de corridas divididas em eventos, um pouco semelhante ao forza horizon 4. O modo carreira conta com diversos tipos de pistas para corrida, diferentes climas e objetivos. Além disso, existem outros modos interessantes dentro jogo que não necessariamente se tratam sobre chegar em primeiro lugar em uma corrida, como a Gymkhana, Path Finder e outros estilos no modo Playground e online. Essa variedade de modos para se jogar deixa o jogo menos enjoativo e mais divertido, pois o jogador pode acabar encontrando um modo de jogo que gosta mais e passar mais tempo nele.

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O interessante do modo carreira é que, mesmo sendo quase obrigatório jogar os modos para progredir, não é preciso chegar em primeiro lugar ou atingir a meta caso o jogador não goste daquele modo em específico. Basta apenas finalizar a corrida/percurso (mesmo em último lugar) ou atingir os pontos mínimos que o próximo evento será liberado para jogar. Semelhante ao Mario com as mecânicas de coletar estrelas, é preciso de uma quantidade mínima de insígnias para liberar alguns eventos e, mesmo pulando alguns que não goste, basta apenas coletar o máximo possível em mapas ou modos que o jogador curta jogar.

Dirt 5 propõe-se em trazer diversão, tanto para os mais casuais em jogos de corrida (meu caso) quanto para jogadores mais experientes que querem apenas se divertir. O jogo é totalmente voltado para a diversão, contendo nenhum pouco de simulação nele. Tanto os modos de jogo demonstram isso quanto os próprios bots do modo corrida que batem, capotam e jogam os outros para fora da corrida. A existência do modo playground e a ajuda da comunidade para criar mapas reforça ainda mais isso.

Sobre aspectos mais detalhados, consegui levantar alguns pontos sobre gráficos, trilha sonora, jogabilidade e problemas técnicos, as quais são explicadas a seguir.

GRÁFICOS

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Outra coisa que poderiam ter melhorado seriam os detalhes de sujeira no carro e partículas no mapa. Praticamente todos os eventos dentro do jogo se passam em corridas na areia, terra, neve ou gelo, e esses pequenos detalhes seriam muito interessantes de serem aprimorados pois é uma parte importante para a imersão no jogo. Nisso eles deixaram a desejar, já que é possível perceber em alguns momentos que se a estrada de terra não tiver lama o carro praticamente não suja e, em outros casos como mapas contendo gelo ou neve, o carro sai quase limpo sujando apenas os pneus (mesmo no meio de uma nevasca). As partículas também se mostram bem simples, como por exemplo em derrapagens na lama, chuva e em outras situações.

O clima dinâmico considero um ponto positivo dentro do jogo, apesar de existirem momentos em que o clima muda bruscamente simplismente por ter finalizado uma volta no percurso. A chuva, noite, sol forte, nevasca, tempestade de areia e raios fazem com que o jogo se torne bem mais interessante e consiga até mesmo dificultar a jogabilidade em um mapa que poderia ser fácil para o jogador. Noites extremamente escuras clareadas por raios e tempestades de areia que dificultam a visão do caminho, são elementos que geram uma experiência bem interessante para um jogo de corrida.

TRILHA SONORA

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Nesse ponto o estúdio acertou em cheio. As músicas são tocadas com maior intensidade no menu e eu me encontrei parado nesta tela em alguns momentos, apenas porque alguma música muito boa começou a tocar. No geral, escolheram muito bem as músicas que acompanham o jogo e, mesmo sendo de gêneros bem variados, é perfeitamente possível curtir todas.

A única coisa que eu incluiria como melhoria é que a trilha sonora fica muito abafada no meio de corridas, mesmo aumentando o som da música e diminuindo todo o resto é dificil de apreciá-la. Em outros modos de jogo não existe esse problema.

JOGABILIDADE

O jogo, como mencionado, focou mais na diversão dos jogadores e por isso a jogabilidade é um ponto central para atender esse requisito. A jogabilidade dos carros disponibilizados são bem legais e a forma de dirigir varia conforme a letra descrita para ele, seja para velocidade ou para direção. A partir daí é possível decidir dentre os carros disponibilizados qual será utilizado para cada mapa/corrida. Dirigir em cada mapa trás uma experiência diferente e bem divertida e de uma forma que é difícil explicar, mas sempre quero abrir o jogo uma vez ou outra para jogar umas partidas online, mesmo tendo outros jogos instalados e que quero jogar. A forma com que os carros conseguem fazer as curvas, saltos, ultrapassar os concorrentes e como isso tudo muda dependendo do mapa, sem dúvidas, são pontos que trazem muita satisfação ao jogar Dirt 5.

O jogo em si tem pouca variedade de carros. É até bem fácil de comprar quase todos e depois disso só é possível comprar personalizações para eles. Em alguns momentos na carreira só se tem a opção de escolher um carro e o jogador é obrigado a usar ele para prosseguir no jogo. Essa pouca variedade vai certamente deixar alguns meio chateados, mas ao menos para mim, jogador mais casual de jogos de corrida, foi o suficiente para garantir a diversão.

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Uma coisa que você verá em muitas análises (e é totalmente verdade) é que o jogo é extremamente fácil no modo campanha. Eu geralmente nunca mudo a dificuldade de um jogo, pois quero jogar o jogo em como ele foi pensado para ser. Apesar disso acabei sendo obrigado a mudar para um nível mais difícil porque os bots são extremamente lentos na dificuldade padrão, além de parecerem "gados" porque eles sempre andam juntos e nunca um ficam muito distantes um do outro. Apesar de ter mudado a dificuldade e ter equilibrado para meu padrão de jogabilidade, a inteligência artifical dos bots são extremamente bizarras e fracas também. Em um mapa pode parecer que a dificuldade equilibrou porque você vê eles te ultrapassando, mas em outros mapas (na mesma dificuldade) é quase possível dar uma volta completa no último colocado. Isso é bem frustrante e algumas vezes deixa o jogo meio chato, mas ao menos o modo online consegue deixar mais divertido.

A física também é bem bizarra, pois a qualquer momento seu carro pode capotar/derrapar com outros jogadores te pressionando ou correndo a uma certa velocidade e passando por um monte de terra. Até mesmo quando tentar cortar um caminho, se tiver algumas pedras pequenas, o carro bate ou até capota. Só cito isso porque faz parte do jogo, mas não achei tão relevante a ponto de ser algo negativo já que isso não influencia na diversão dele.

Existem outros modos, inclusive alguns exclusivos do multiplayer, que podem atingir melhor o gosto do jogador, como:

  1. Path Finder: Percurso do ponto A ao ponto B com tempo limite. Nesse modo velocidade é o que menos importa, já que no caminho existem diversos obstáculos como pedras, objetos, montes de terra, penhasco, túneis etc, os quais fazem o carro capotar ou sair da pista facilmente, o que consequentemente faz perder tempo para atingir a meta estipulada. Esse foi o modo de carreira que mais gostei, pois te faz prosseguir com cautela para evitar punições.
  2. Gymkhana: Modo de exibição que consiste em marcar pontos utilizando elementos do cenário, seja fazendo drift, salto ou quebrando objetos. Achei o modo até legal, mas não consegui fazer muitos pontos em todos os mapas.
  3. Captura bandeira: Esse modo de jogo geralmente tem poucas pessoas, mas é bem engraçado e desafiador dependendo dos jogadores que estiverem jogando. Foi um ótimo passatempo nas horas vagas.
  4. Smash Attack: Atingir uma quantidade de pontos até o tempo acabar. Os pontos são contados estourando caixas ou balões. Não me diverti muito nesse, mas pode ser que tenha quem goste.
  5. Gate Crasher: Passar por todos os pontos de controle através de um percurso criado pela comunidade de dirt 5 e ainda competir pontucação com outros jogadores.
Os modos Playground são bem interessantes porque lembram muito Mario Maker em que a comunidade cria fases e a própria também joga elas. Existem tanto fases simples quanto outras completamente insanamente criativas, e por isso gastei um bom tempo explorando várias criações do pessoal. O legal também é que existem ranqueamentos das melhores fases da semana ou se pode também filtrar por um estilo específico, deixando a escolha para o jogador.

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PROBLEMAS TÉCNICOS

Ao menos na plataforma em que foi baseada a análise, tive dois problemas de desempenho que não necessariamente me impediram de jogar, mas eram bem chatos quando aconteciam. Um deles, e o mais problemático, é que alguns mapas tinham vários pequenos travamentos quando a câmera se movia ou algum carro me ultrapassava (não entendi a lógica disso acontecer). Fazer a curva com algo que parece queda de FPS é bem irritante e estraga a experiencia. Percebi que o problema sempre acontecia em alguns trechos do mapa e em toda volta do mesmo trecho se repetia. Só não foi totalmente problemático porque isso só acontece em alguns mapas.

Outro problema que em teoria não deveria existir é o pop-in. O jogo tem uma certa frequência com parter do mapa surgindo no horizonte e algumas poucas vezes a sinalização de curva aparecia comigo dirigindo em alta velocidade, fazendo com que eu batesse na curva. Nisso deu pra ver claramente que não otimizaram como deviam os recursos de nova geração.

RESUMINDO

O jogo tem seus problemas sérios mas consegue divertir qualquer um absurdamente. Mesmo que não seja necessariamente em uma corrida, alguns dos modos podem fazer o jogador gostar do jogo e passar a jogar frequentemente ou até mesmo criar um desafio para outros jogadores. O modo online em si é o destaque do jogo e recomendo ir direto para lá caso não queria prosseguir com a campanha. A competição entre jogadores, mesmo que seja apenas no placar, acaba sendo uma motivação para jogar sempre que puder o jogo.

Notei também que, mesmo outros jogadores "sabotando" (dirigindo bem mal ou batendo no seu carro na maldade) sua corrida, o jogo acaba ficando mais engraçado ainda porque em diversos momentos vi os que me sabotaram se ferrando lá na frente e vice-versa (é claro que eu também saboto). E mesmo que não ganhe aquela corrida no final das contas, acaba sendo divertido do mesmo jeito por outros motivos.

Pontos positivos:

  1. Multiplayer
  2. Criação de fases
  3. Jogabilidade
  4. Modos de jogo variados
  5. Trilha sonora

Pontos negativos:

  1. Gráficos simples
  2. Travamentos
  3. Pop-in
  4. Inteligência artificial fraca
  5. Poucos carros
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

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