Os 10 melhores jogos de Plataforma da oitava geração de videogames

Os 10 melhores jogos de Plataforma da oitava geração de videogames

Seja 2D ou 3D, o importante é correr e pular!
#Artigos Publicado por Renatito, em

Jogos de plataforma estão no coração de muitos oitentistas e noventistas, afinal, era o principal tipo de jogo disponível nos consoles até a quinta geração de consoles, ali nos finais dos anos 90. Os jogadores viram os plataformas se transformarem do 2D para os mundos 3D, sendo bem executado pela primeira vez em Super Mario 64. Hoje em dia é um gênero muito bem representado pelos indies, mas ainda assim encontra espaço entre as grandes desenvolvedoras. Hoje prestigiaremos o que consideramos os 10 maiores jogos da oitava geração de videogames, sem deixar, é claro, de fazer algumas menções honrosas.

No final do artigo disponibilizaremos uma enquete para você decidir qual será o critério utilizado na votação dos melhores jogos da geração. Sim, desta vez é você que decidirá quais foram os melhores jogos da oitava geração, por isso é importante a sua participação desta enquete para definir o parâmetro que será utilizado. E antes de começar a lista dos melhores jogos de plataforma da oitava geração de videogames, vamos a alguns pontos importantes:

PONTOS IMPORTANTES
  1. Como sempre informamos, nosso intuito é de não repetir jogos citados em outras listas. Assim poderemos dar espaço para mais títulos e com certeza os grandes jogos inevitavelmente conseguirão ser encaixados em alguma categoria.
  2. Discorde ou concorde com educação.
  3. A lista está disposta em ordem alfabética.
OS 10 MELHORES

Renatito | Crash Bandicoot 4: It's About Time

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/crash-4-028538.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/crash-4-028539.jpgO querido marsupial voltou com tudo na oitava geração de videogames, recebendo remasterizações de respeito e um novo jogo numerado da franquia, algo que não acontecia há muito tempo. Crash Bandicoot 4: It's About Time é tão completo que chega a impressionar. Muitas fases, muitos objetivos e gráficos modernos dão toque de mestre para esta sequência que os fãs pediam há anos.

Muitas continuações de franquias clássicas hoje em dia, seja nos jogos ou no cinema, parecem que estão com o único intuito de angariar dinheiro em cima dos nostálgicos. Crash 4 faz um pouco disso, mas também impressiona ao equilibrar impecavelmente o respeito pela história e modernidade do querido marsupial ao entregar algo de qualidade. Crash Bandicoot 4: It's About Time é uma experiência incrível, agradou e vai agradar aqueles que era fã do Crash lá no PS1.

Billy | Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/donkey-kong-tropical-freeza-028540.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/donkey-kong-tropical-freeza-028541.jpgEm um jogo que segue o mesmo nível de dificuldade de seus antecessores, a Retro Studios quis aqui provar de si mesma com uma das franquias mais famosas da Nintendo, que há alguns anos não brotava devido ao fim da parceria com a Rare. O estúdio evoluiu algumas mecânicas do DKC Returns, porém prejudicou outras também.

De fato, é um jogo que pode parecer repetitivo em alguns momentos, mas ele traz uma nova técnica de jogabilidade com o GamePad do WiiU, onde coloca mais originalidade e versatilidade, se mantendo como uma experiência de jogos de plataforma bastante desafiadores e divertidas se você conseguir dominar as mecânicas.

Billy | Luigi's Mansion 3

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/luigi-s-mansion-3-028542.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/luigi-s-mansion-3-028543.jpgLançado em 2019, o estúdio Next Level Games trouxe o mais recente jogo de Luigi, o irmão de Mario, chamado por muitos de "gatinho assustado" em sua franquia popular, Luigi's Mansion.

A evolução e progressão de fases e cenários são muito bem elaboradas em toda a aventura, provando uma grande destreza e domínio com o estilo de jogo, e nela, a Next Level se provou mais uma vez como um estúdio capaz de utilizar muito do hardware do Switch para criar jogabilidades intuitivas e interessantes em toda a jornada dessa aventura.

Renatito | Ori and the Will of Wisps

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/ori-and-the-will-of-wisps-028544.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/ori-and-the-will-of-wisps-028545.jpgAdorei o Ori and the Blind Forest e não imaginava que Ori and the Will of Wisps iria superá-lo em praticamente tudo. Gráficos, trilha sonora, chefes, ambientação, poderes: tudo. Tudo parece melhor e maior na continuação da saga de Ori. Um dos jogos mais encantadores do ano de 2020 (ouso dizer que até da geração) que merece ser jogado por aqueles que adoram um plataforma 2D com elementos de metroidvania.

Embarque na beleza deste jogo, enfrente chefes gigantes e relaxe com a belíssima trilha sonora, tudo feito com muito esmero pela Moon Studios. Caso ele tenha passado despercebido por você, não perca a oportunidade de prestigiá-lo. Vai valer muito a pena.

Billy | Rayman Legends

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/rayman-legends-028546.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/rayman-legends-028547.jpgDepois do incrível Rayman Origins, a Ubisoft Montpellier, estúdio de Michel Ancel, decidiu se renovar do puro 2D ao criar um novo motor gráfico, a UbiArt Framework. Nela, um grande salto de animações, puzzles, cenários e gameplay foram abertos, usando o 2.5D + 3D como fonte chave.

Os jogos da franquia Rayman sempre foram muito alegres e caricatos pelo seu tom mais esverdeado, porém com o Legends, que antes era um exclusivo de WiiU, mas lançou-se como multiplataforma, podemos ver que a evolução nas mecânicas foi clara, trazendo uma rica experiência para os amantes da franquia e do personagem.

Billy | Super Mario 3D World

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-3d-world-028548.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-3d-world-028549.jpgA Nintendo EAD (hoje Nintendo EPD) mudou muito o formato da franquia Mario em 3D World, pois como o nome diz, o jogo de Super Mario não fica mais de lado, mas sim em todo o globo de cenários, dando a chance de explorar uma grande leva de novas formas de jogar e se aventurar com o encanador.

As mecânicas são intuitivas, a jogabilidade fica viciante, e o Level Design é bastante rico, não só trazendo o que já havia de bom nos jogos anteriores da franquia como Mario Galaxy e Mario Sunshine, mas deixando-as de forma que fica coesa e faça sentido no formato de 3D World, o que é admirável.

Não é de estranhar que a Nintendo dê tanta ênfase a jogabilidade em seus títulos, mas sem dúvidas o Super Mario 3D World se provou como um enorme avanço técnico do estúdio em se aproveitar das novas ambições para não apenas refazer tudo do 0, mas evoluir as antigas formas de jogar em um novo formato.

Renatito | Super Mario Maker 2

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-maker-2-028550.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-maker-2-028551.jpgO encanador bigodudo recebeu dois jogos de edição de fases nesta geração, neles foi possível criar todo tipo de fase maluca que a sua imaginação pudesse proporcionar, as quais poderiam ser jogadas por você ou pelos jogadores online. Super Mario Maker 2 veio ainda mais robusto e com ainda mais opções, exclusivamente para os donos de Nintendo Switch.

Muitos se divertiram (e ainda se divertem) com as fases malucas e difíceis criadas pelos usuários, é o tipo de jogo que é interessante de assistir, criar e jogar, um prato cheio que agrada a todos os tipos de públicos. A Nintendo acertou mais uma vez.

Billy | Super Mario Odyssey

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-odyssey-028552.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/super-mario-odyssey-028553.jpgMeu atual jogo favorito de Switch, e que apesar de possuir seus problemas de repetitividade e um Design de Fases um pouco lerdo, é sem dúvidas uma das melhores e mais lindas experiências que você pode encontrar em um jogo de plataformas moderno.

A Nintendo EPD aqui não só trouxe Mario para o "mundo real" em estilo de Mundo-Aberto, mas também introduziu uma grande lista de mecânicas e estilos de gameplay com os novos personagens que caracterizam a aventura como uma (ou a) mais divertida e viciante desde o seu último título, o 3D World.

Renatito | Unravel

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/unravel-028554.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/unravel-028555.jpgUnravel chegou de surpresa, sem muito alarde, e acabou se mostrando um jogo muito bacana, com gráficos muito bonitos e uma bela mensagem. É um jogo que pede para ser zerado, pois seu grande trunfo é justamente a sua mensagem, talvez por causa disso os desenvolvedores criaram quebra-cabeças mais fáceis. Unravel não é um jogo para se enfrentar um desafio, mas sim pra ser curtido e experienciado.

Foi uma das poucas apostas fora dos multiplayers lotados de micro transações que a EA fez durante a oitava geração, por isso os jogadores devem dar uma moral a ele. É um lindo jogo sobre emoções e memórias humanas que felizmente ganhou uma continuação. Esperamos ver um terceiro game em breve.

Renatito | Yooka-Laylee and the Impossible Lair

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/yooka-laylee-and-the-impossible-lair-028556.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/yooka-laylee-and-the-impossible-lair-028557.jpgYooka-Laylee and the Impossible Lair é um dos melhores jogos de plataforma modernos na atualidade, uma verdadeira joia rara. Ele é uma espécie de homenagem honrosa aos jogos de plataforma 3D do Nintendo 64 do passado. A Playtonic Games trouxe uma reformulação do formato em relação ao primeiro jogo, transportando o camaleão Yooka e seu amigo morcego Laylee para um mundo 2.5D muito competente naquilo que faz.

Ele passa a sensação de que foi feito para pessoas que cresceram com jogos de plataforma e querem revisitar aquela nostalgia alegre de correr e pular em fases desafiadoras. É um jogo que os oitentistas e noventistas que mencionei no começo do artigo irão adorar.

MENÇÕES HONROSAS

Gris

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yOS9ncmlzLTAyODU1OS5qcGc=

Ratchet & Clank

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yOS9yYXRjaGV0LWUtY2xhbmstMDI4NTcyLmpwZw==

Sonic Mania

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY2VudHJhbHhib3guY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA5L2JzajFpcGU2eHV3eC5qcGc=

Spelunky 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yOS9zcGVsdW5reS0yLTAyODU2Mi5qcGc=

Trine 4

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yOS90cmluZS00LTAyODU2My5qcGc=

Segue abaixo todos os artigos que produzimos para elencar os melhores jogos da oitava geração:

  1. Os 10 melhores jogos de Mundo Aberto
  2. Os 10 melhores jogos de Tiro em Primeira Pessoa
  3. Os 15 melhores jogos de Ação e/ou Aventura
  4. Os 20 melhores jogos Indies
  5. Os 10 melhores jogos de Terror/Survival-Horror
  6. Os 15 melhores jogos de RPG
  7. Os 10 melhores jogos de Corrida e Esporte
  8. Os 8 melhores jogos Narrativos

A oitava geração chegou ao fim e com ela as listas da GameVicio. Recebemos muitas críticas, mas acredito que o objetivo foi cumprido, pois demos palco para o maior número de jogos possíveis e assim apresentamos vários jogos que muitos de vocês nem conheciam. Deu trabalho fazer essas listas, mas acredito que foi um trabalho para todos que participaram delas. Um grande obrigado para Billy, Alucard, El_Asesino, ViniSD, Okardec, Dex, Dreadnaught e tantos outros que ajudaram a compor todas essas listas.

Agora são vocês que definirão os melhores jogos da geração do PS4, Xbox One, WiiU, Switch e PCs. Participem da enquete abaixo para que sejam definidos os critérios para a montagem das listas dos jogos que serão votados. A enquete, bem como os resultados serão divulgados em breve. Participe!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque