Os 10 melhores jogos de corrida e esporte da oitava geração de videogames

Os 10 melhores jogos de corrida e esporte da oitava geração de videogames

Seja no estádio ou no asfalto, esses games precisam ser prestigiados
#Artigos Publicado por Renatito, em

Continuamos a saga de elencar os melhores jogos desta geração que está chegando ao fim. Dessa vez falaremos dos jogos de corrida (simuladores, arcades e kart) e esportes. Eles são os tipos de jogos em que o pessoal dedica muitas horas jogando online, então com certeza a maioria de vocês jogou pelo menos 1 jogo desta lista.

O artigo foi produzido na colaboração minha com o nosso moderador Billy Butcher e ele reflete nossas experiências e gostos pessoais. Aqui não tem nada de Metacritic, é opinião de quem joga videogame. Pode ser que algum jogo do agrado de vocês fique fora da lista, mas não é por estar ausente que o tal jogo não seja um dos melhores da geração. Não queremos definir o que é bom ou ruim. Dito isso, vamos a alguns pontos importantes:

PONTOS IMPORTANTES
  1. Como sempre informamos, nosso intuito é de não repetir jogos citados em outras listas. Assim poderemos dar espaço para mais títulos e com certeza os grandes jogos inevitavelmente conseguirão ser encaixados em alguma categoria.
  2. Citamos apenas um título por franquia.
  3. A lista está disposta em ordem alfabética.
OS 10 MELHORES

Renatito | Crash Team Racing Nitro-Fueled

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/crash-team-racing-024146.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/crash-team-racing-024147.jpgSeja remaster, remake, soft remaster ou como quer que você queira chamar, fato é que Crash Team Racing Nitro-Fueled conseguiu casar bem o passado com a atualidade. Toda nostalgia do clássico de PS1 está presente nesse título, só que agora com gráficos mais modernos e pistas e conteúdo adicionais. A jogabilidade continua gostosa e conta com melhorias.

Com certeza é umas das melhores opções para os amantes de jogos de kart, tipo de jogo que está escasso nos últimos anos. Assim como em 1999, Crash Team Racing Nitro-Fueled mantém a diversão, que é marca registrada da franquia, e com certeza vai agradar novatos e veteranos.

Billy | Driveclub

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/driveclub-024148.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/driveclub-024149.jpgPara descrever DriveClub, é um pouco necessário falar sobre o seu passado e seu futuro após ser lançado. Foi o último jogo feito pela Evolution Studios enquanto subsidiária da Sony, pois em 2016 foi comprada pela Codemasters e reintegrada como Team Evolution.

Com esse jogo em específico, eles quiseram sair de seu molde mais puro arcade conhecido na franquia MotorStorm, partindo para um mesclado de simcade, mais realista. O jogo consiste em corridas fechadas, que seguem formato conhecido em franquias como Project Gotham Racing, onde possuí tanto Carros como Motos.

Seu lançamento foi muito prejudicado pela ambição de ser um MMO de Corridas, que integraria totalmente com a UI e Apps do PlayStation, além de que contaria com uma versão 'Plus' do jogo gratuita par assinantes da PS Plus, que nunca existiu. Seus servidores no lançamento não funcionavam, o que tornava a experiência central de DriveClub muito difícil também.

Mas e aí, existe final feliz nisso? Sim. O jogo por mais que tenha sofrido com seu lançamento, entregou o que prometeu ao passar dos meses. Com muitos conteúdos, expansões, e melhorias gerais, foi se tornando numa experiência muito robusta para jogar com amigos e disputar o pódio das corridas.

Sua física é impecável, funcionando muito bem numa mistura de realismo com praticidade, se encaixando facilmente tanto para jogadores mais casuais quanto os mais experientes. A adição das Motos também funcionou muito bem, pois coloca mais dinamismo e agilidade na corrida, além de sua mecânica em si ser pensada de forma muito bem estruturada.

DriveClub também possui até hoje um dos melhores mais bonitos gráficos da geração de PlayStation 4 e Xbox One, com diversos momentos podendo ser tirados com o seu Photo Mode mostrando tanto realismo que facilmente pode ser confundido com a vida real. Vale o destaque para o sistema de chuva integrado ao seu motor gráfico que deixa tudo ainda mais lindo.

E não de menos, ele possui suporte ao PS VR, com o DriveClub VR. De fato, pode não ter sido um jogo que agradou a todos com sua chegada ou cumprido de cara com o que prometeu, mas não deixou a desejar, e foi se tornando num jogo de corrida bruto e sólido com o decorrer de seu tempo.

Renatito | eFootball Pro Evolution Soccer 2020

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/pes-2020-024150.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/pes2020-024155.jpgMeu caso com o PES 2020 foi de amor e ódio (primeiro ódio, agora amor). O achei um jogo muito diferente do PES 2019 com domínios de bola e passes estranhos para aquilo que eu estava acostumado na franquia. Dei rage no jogo e até cogitei vendê-lo, mas com o passar do tempo fui me acostumando e percebendo que a versão 2020 do jogo de futebol da Konami é uma versão refinada e melhorada de seus antecessores. Realista mais do que nunca, mas sem se desvencilhar do arcade por completo. Os modos de jogo de sempre com melhorias pontuais e gráficos e expressões faciais muito convincentes fazem parte do pacote de PES 2020.

Pode ser que você prefira um aspecto ou outro dos jogos anteriores, mas provavelmente o eFootball Pro Evolution Soccer 2020 não vai te fazer sentir saudade do passado.

Renatito | FIFA 17

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/fifa-17-024156.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/fifa-17-024157.jpgFIFA assumiu o posto de franquia de jogos de futebol mais popular durante a geração passada, e na atual ela não perdeu o trono. Por mais que muitos o critiquem, FIFA continua soberano na sua área com a versão 17 tendo grandes reformulações dentro da franquia, incluindo modo carreira, chamado de "A Jornada", um novo sistema de bolas paradas e um novo motor gráfico. Essas mudanças foram bem aceitas pelos fãs, fazendo o jogo de futebol da Electronic Arts se renovar e respirar novos ares.

Por ter tantas reformulações positivas e manter o que vinha dando certo, FIFA 17 pode ser considerado o melhor FIFA da geração e um dos melhores jogos de esportes.

Renatito | Forza Horizon 4

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/forza-horizon-4-024158.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/forza-horizon-4-024159.jpgSei que muitos carregam consigo um maior carinho pelo Forza Horizon 3, mas convenhamos que o 4 é muito competente e expande tudo o que a franquia já tinha feito. É um excelente jogo, sem sombra de dúvidas, trazendo um mapa repleto de coisas para se fazer, mudanças de estação que afetam não só a parte visual como também a jogabilidade, sem falar das incríveis corridas contra hovercrafts, caças e até mesmo os Warthogs da série Halo. Os gráfico continuam incríveis nos fazendo emergir num Reino Unido muito charmoso e detalhado.

Forza Horizon 4 não fica só no asfalto, muitas corridas off-road são disputas nesse quarto game, com os desafios de drift continuando presentes. O online do jogo já era satisfatório no lançamento, e com o passar do tempo só foi ficando mais robusto recebendo novos desafios, incluindo os eventos especiais #Forzathon e o modo battle royale The Eliminator. Conciliando qualidade com quantidade, não fica difícil entender como tantas pessoas elegem Forza Horizon 4 como o melhor jogo de corrida da atualidade.

Billy | Forza Motorsport 6

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/forza-motorsport-6-024160.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/forza-motorsport-6-024161.jpgApós as duras críticas quanto a lançamento sem muito conteúdo de Forza 5, o estúdio Turn 10 foi em busca de se remodelar para o que viria a ser hoje um dos melhores de jogos corrida já feitos.

Forza 6 entrega tudo o que um apaixonado de carros possa querer, com uma gama de +700 veículos, Drivatars, FTech Engine de ponta, suporte a uma grande variedade de volantes, e configurações de alto nível que conseguem deixar o jogo da mais simples forma de jogar até o mais alto simulador possível.

O destaque vai sem dúvidas para sua ambientação central, o Brasil, especificamente o Rio de Janeiro, que é a capa central e lugar chave escolhido pela Turn 10 para ser o foco de Forza Motorsport 6, ao lado é claro, do Ford GT 2015, um supercarro feito em comemoração ao aniversário do Ford GT original.

A Turn 10 continuou tanto suporte a ele com o passar do tempo, com 2 DLC's, e 3 Expansões, além de um curioso Cross-Over com alguns outros jogos de corrida para apimentar mais o ar de velocidade que o Forza 6 entrega.

Billy | Gran Turismo Sport

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/gran-turismo-sport-024162.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/gran-turismo-sport-024163.jpgAssim como seu irmão DriveClub, GT Sport possui uma história de passado e presente. Nesse caso, seu futuro é mais brilhante do que o do irmão mais velho de 2014, pois este continua a receber conteúdos e suporte até hoje, e se recuperou de forma mais rápida do que ele também.

A tentativa da grandiosa Polyphony Digital com o GT Sport, como seu nome diz, foi integra-lo ao ramo do cenário de Esportes Eletrônicos, o e-Sports. Para isso, o jogo funciona de modo Always Online, com sua Campanha sendo um mero rajado do que é o produto total.

O foco aqui foi no Modo Sport, que em seu lançamento, foi alvo de duras críticas, tanto pela "chatice" dita por muitos jogadores devido ao número limitado de carros, pistas, e variedades, além do jogo ter sido lançado com uma quantidade grande de bugs e problemas de instabilidade.

Mas nem um pouco abatidos, o estúdio de Kazunouri Yamauchi se dedicou em melhorar todos os aspectos do Simulador, com atualizações gratuitas vindo mensalmente, com novos carros, pistas, modos de corrida, melhorias na campanha, integração com a FiA, além de outros fatores determinantes que o fizeram sair de um produto inacabado para uma joia lapidada.

Hoje, GT Sport é um dos jogos de maior grandeza no cenário competitivo de e-Sports, possuindo 2 torneios ao longo do ano, além do Mundial Anual que ocorre com o patrocínio da Sony, na qual premia uma boa quantia de dinheiro para os corredores que se interessem em investir grandes horas em Gran Turismo Sport.

Billy | Mario Kart 8 Deluxe

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/mario-kart-8-deluxe-024164.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/mario-kart-8-deluxe-024165.jpgSem dúvidas, o fenômeno dos Kart, a franquia Mario Kart já era em si muito prestigiada pela sua qualidade e trabalho em tornar tudo uma grande diversão a 4 rodas com Mario e seus amigos. O jogo original foi lançado em 2014 ao WiiU, e ali mesmo bateu recordes de jogo exclusivo mais vendido do ano, também sendo recordista com notas da crítica, com um 93+.

Sua versão Deluxe chegou ao Switch em 2017, trazendo mais conteúdo, karts, pistas, além de melhorias em performance, gráficos, e adições de mais personagens e músicas ao jogo já recordista de vendas e apelo do público.

A Nintendo aqui refinou tudo o que deu certo em Mario Kart 7 do Nintendo DS/3DS, e deixou na melhor forma possível para um Console de Mesa, com balanceamentos justos, grande variedade de poderes e formas de atrapalhar seus amigos na pista, e com uma qualidade impecável em termos técnicos, num jogo que facilmente é viciante e divertido a todo momento.

Billy | MLB The Show 19

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/mlb-the-show-19-024166.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/mlb-the-show-19-024167.jpgUma franquia de alta qualidade, mas que devido ao seu esporte não ser famoso no Brasil, é bastante abafada. MLB The Show é uma série de jogos de Beisebol desenvolvida pela SIE San Diego Studio da Sony, e publicada pela Sony Interactive Entertainment para os seus consoles PlayStation.

Assim como as franquias de esporte da Electronic Arts e 2K, como FIFA e NBA, a da Sony também é anual, mas também diferente dessas listadas, a cada título lançado, temos mais qualidade e conteúdo, coisa que falta nas outras séries citadas acima. O jogo segue o ritmo honesto e simula uma experiência digna aos mais amantes e casuais de Beisebol de forma única.

Ele é focado principalmente na estrutura Simuladora, onde possui uma série de recursos, desde personalização do personagem, treinamento, estilo de vida, carreira, te dando uma grande imersão e riqueza de detalhes. Destaques também vão ao seu setor técnico, tanto no Áudio quanto no Visual.

A saga MLB sempre melhora a cada título os seus termos gráficos e seu sons, desde o simples passe de bola até o arremesso, um trabalho que sem dúvidas merece seus elogios a SIE San Diego por se dedicar tanto a saga, que a partir de 2021, também chegará para Xbox, Switch, e PC.

Renatito | Project CARS

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/project-cars-024168.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/25/project-cars-024169.jpgChegou sem muito alarde, Project CARS acabou ganhando notoriedade pelos seus gráficos muito impressionantes para a época e pelo seu realismo. Project CARS é um dos mais completos jogos para os amantes de simulação automobilística, mas que consegue ser incrivelmente versátil para também agradar aos casuais. Ele casa bem a profundidade, o detalhe e a diversão que um jogo precisa ter, sendo interessante, para uma melhor experiência, ser jogado com volante. Seus sucessores podem não ter causado o mesmo impacto, mas o primeiro Project CARS, com certeza, deixou seu nome na indústria.

MENÇÕES HONROSAS

Assetto Corsa

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNS9hc3NldG8tY29yc2EtMDI0MTcwLmpwZw==

F1 2017

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNS9mMS0yMDE3LTAyNDE3MS5qcGc=

Horizon Chase Turbo

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNS9ob3Jpem9uLWNoYXNlLXR1cmJvLTAyNDE3Mi5qcGc=

NBA 2K18

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNS9uYmEtMmsxOC0wMjQxNzMuanBn

Need For Speed Heat

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8yNS9uZWVkLWZvci1zcGVlZC1oZWF0LTAyNDE3NC5qcGc=

E é isso, pessoal. Chegamos ao fim de mais um artigo, esperamos que tenham gostado e não esqueçam de deixar o seu feedback de forma respeitosa, pois é impossível agradar a todos. Não menosprezem a lista inteira por causa de um jogo que você não concordou, valorize o trabalho autoral de quem colabora com a GameVicio. Os artigos anteriores estão listados logo abaixo, caso tenha perdido algum deles. Então fiquem bem e até a próxima!

  1. Os 10 melhores jogos de Mundo Aberto
  2. Os 10 melhores jogos de Tiro em Primeira Pessoa
  3. Os 15 melhores jogos de Ação e/ou Aventura
  4. Os 20 melhores jogos Indies
  5. Os 10 melhores jogos de Terror/Survival-Horror
  6. Os 15 melhores RPGs da oitava geração de videogames
Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.