O poder das trilhas sonoras

O poder das trilhas sonoras

A - talvez - melhor parte de um game
#Artigos Publicado por Gabr1elKK, em

Atualização

Olha como tinham muitas trilhas sonoras icônicas que eu não coloquei, mas pediram tanto nos comentários, eu atualizei a lista do final da matéria mas ainda assim não coloquei todas que pediram pra não ficar maior do que já está.

Spoilers
Como eu já disse em algumas das minhas outras publicações, é bem provável que apareçam spoilers de alguns dos games citados aqui. Então se aparecer algum que você ainda não jogou, mas pretende jogar, leia por sua conta e risco

Todos nós sabemos que os videogames, assim como filmes, animes, séries e outros meios de entretenimento digital são os maiores no mundo de hoje. Porém para algo fazer sucesso, certamente, deve ser convincente e agradar ao espectador. Em séries e filmes, além de um bom enredo, os atores precisam exercer uma atuação convincente senão toda a magia vai por água abaixo.

Mas, além dos pontos como atuações e direção, existe um quesito capaz de causa emoções no espectador de modo que nenhuma outra consegue: a trilha sonora.

Eu tenho certeza, que muitos aqui que assistiram Titanic, assim como eu, ficam emocionados só de ouvir a magnífica voz de Céline Dion ao começar a cantar My Heart Will Go On.

V05JUHFhZmQ0QXM=

Porém, diferente das músicas em filmes e séries que são sempre tocadas em momentos específicos e selecionados, as trilhas sonoras dos games tem um papel um pouco mais difícil: tocar em vários momentos sem irritar ou enjoar o jogador.

Em especial para os RPGs, fazer uma trilha sonora boa é um desafio e tanto pois são mapas gigantes, onde o player irá andar muito. Eles precisam fazer algo que possa estar em um loop e ao mesmo tempo sem enjoar. Assim surgem as músicas de jogos como World Of Warcraft ou The Elder Scrolls V: Skyrim, tenho certeza que vocês que já jogaram sempre amam ouvir algumas faixas como essas:

TVc0ZkFTRGtRWEE=

czVzVElfekJnNDA/bGlzdD1QTDhDQjc5NDNBQjU2OTM4Rjg=

Eu sei que você ama essas faixas, vai admite. E pra provar que essas músicas cumpriram seu papel no game, só é preciso dizer que essa faixa de Skyrim toca em todo amanhecer do game, e aposto que você mal percebeu pois ela te imergia no game de forma incrível.

Mas não são apenas os RPGs que precisam desse tipo de música. Outro gênero que precisa fazer esse papel são os famosos "metroidvanias". Um game onde você anda várias vezes de um lado pro outro no mesmo mapa, sempre passando por um local inacessível, daí você avança, adquire um certo item ou habilidade, volta pra aquele local que você visitou no início do game e agora sim você pode acessá-lo - eles funcionam mais ou menos assim.

Um game ícone neste assunto é, claro, Super Metroid. Imagine que você diz pra um compositor algo como: "Preciso que a música seja boa, possa tocar em um loop, não seja irritante e precisa conter sons e efeitos que combinem com um abiente no subsolo." E então, o compositor te apresenta isso:

UTlpZVlMSGMxZlE=

É uma tarefa e tanto.

Mas as trilhas sonoras dos games não são limitadas apenas a criar uma atmosfera ou imergir o jogador em um ambiente específico. Elas servem também para menus principais, cenas emocionais, alguma música que mude dependendo da situação em que o jogador se encontra, ou as queridas músicas que tocam apenas em safe zones (sim meu RE Code Veronica, estou falando de você).

Existe uma infinidade de maneiras de se usar música em um game, mas aqui vou falar apenas sobre algumas que se destacam entre as inúmeras.

Pra isso vou dividir a publicação em 4 categorias: imersão no mundo, você está f*dido, associação com o jogador, e claro, SURPRISE MOTHERF*CKER.

Aviso também que claro que não tirei essas ideias do nada, e sim de um vídeo do NakeyJakey, um youtuber excelente e que recomendo muito que assistam. Aliás, metade das ideias dessa publicação, roubei desse vídeo hehe.

ZjZqdTVVR045WE0=

Enfim, vou começar pela primeira categoria.

Imersão no mundo

Basicamente é o que eu já mencionei que acontece em Super Metroid ou Skyrim. São músicas que fazem o jogador se sentir dentro daquele mundo, criando uma atmosfera única e especial daquele lugar.

O melhor exemplo que posso mostrar dessa categoria, é provavelmente a faixa dos levels de água em Donkey Kong Country, chamada Aquatic Ambience. É uma música que de alguma forma te passa uma sensação de estar embaixo d'água, onde não combinaria em nenhum outro lugar do game senão ali, criando a atmosfera perfeita para a fase que o player está jogando:

LTVyQWpPalRHdGM=

A combinação de efeitos sonoros é especialmente feita para um level aquático, criando a atmosfera perfeita. Com certeza David Wise soube fazer uma das melhores músicas ambientais já produzidas pra um game.

Porém, as músicas para 'imersão no mundo' não precisam ser necessariamente originais do game. Jogos como Fallout ou GTA usam músicas licenciadas para criar uma atmosfera, e fica perfeito.

Fallout com suas clássicas músicas de época:

cFBBck8tT0lfM1U=

ZkV6cW5kand3SUE=

GTA Vice City com os sucessos dos anos 80:

Qi04RU9SQjc4M2M/dD00NTA=

Ou San Andreas com o g-funk, que foi um fenômeno nos anos 90:

WGNCVGNHZjhwVTA/dD0xNTIw

Usar músicas licenciadas pode muitas vezes ser até mais efetivo do que música própria. Tendo como um exemplo mais recente, o amado e odiado Death Stranding. Fale o que quiser desse game, mas a trilha sonora é simplesmente impecável:

RnhUQmI5Y1NBTzg=

Você está f*dido

Esse á basicamente o tipo de música que toca e você já sabe que vai morrer. Geralmente usadas em jogos que possuem inimigos especiais que te matam com 1 ou 2 hits. Sejam elas músicas usadas especialmente para as boss fights, como é o caso de Dark Souls, ou as músicas de quando se entra em uma batalha em Pokémon.

O exemplo perfeito, é quando você está jogando Left 4 dead com os amigos, e ouve isso aqui:

V2hpR25qN1FYMkE=

Ou então, a clássica música de quando somos avistados em Metal Gear Solid:

Q0V2ekZjcUtiWHc/dD0xMg==

Essa categoria é basicamente uma música que diga indiretamente para o jogador: "Ok amigão, tem algo muito sério acontecendo, toma um pouco de motivação e até mais".

Temos também algumas músicas que servem tanto para imersão no mundo, quanto para avisar o jogador que tem algo sério acontecendo. Um game que faz isso de forma brilhante é Devil May Cry V. Muitos talvez não saibam, mas o tema de batalha de cada protagonista é dividido em "etapas", e quanto mais seu ranking de batalha subir, melhor a música vai ficando. Aqui tem um vídeo mostrando todas as partes divididas e como ela fica melhor conforme seu ranking sobe:

bHhoaHF3Mlc0RFU=

Simplesmente genial essa jogada da Capcom. (Press F pelos jornalistas que não vão poder ouvir a música porquê estão lutando pra sair do 'B')

Associação com o jogador

São mais ou menos o mesmo que a categoria "você está f*dido", porém um pouco mais específica. Nessa categoria ficam as músicas das nossas queridas save rooms dos antigos Resident Evil. Quem aí enquanto jogava Code Veronica não estava lá se cagando de medo, e de um momento pro outro ao abrir uma porta foi surpreendido por essa obra de arte:

ejFvXzN5QmU2Q2c=

É algo que cria no jogador uma sensação de alívio e segurança, quase "falando" diretamente com o jogador para que ele saiba que é um momento pra ele apreciar, pois ali ele está seguro de tudo, isso sem precisar colocar nenhum texto ou aviso irritante na tela. Essas faixas são usadas mais ou menos como "ferramentas" do gameplay, que podem tocar várias vezes seguidas e o jogador sempre saberá onde está ou o que está acontecendo quando ouvi-las.

As trilhas sonoras de games já estarão conectadas de forma natural com o jogador, a partir do momento que ele liga o console e passa horas jogando e imerso naquele universo. Mas quando o jogo usa a música para ativar uma sensação ou emoção no jogador, como esse exemplo das save rooms, é algo especial.

Surprise motherf*cker

Essa é minha categoria favorita, pois é onde vou poder mostrar alguns do meus momentos favoritos de sempre dentre os games que já joguei na vida.

Essas são músicas que basicamente tocam de forma inesperada, surpreendendo o jogador, para criar momentos únicos que com certeza a pessoa se lembrará toda vez que jogar. O meu exemplo favorito é, e sempre será, a parte de Red Dead Redemption onde após sairmos de um tiroteio tentando entrar no México, o game nos surpreende com essa maravilha:

Q2g1cFZJLUtzNGs=

É algo totalmente inesperado, que o game simplesmente te mostra sem aviso algum, lembrando sobre toda a motivação para John estar fazendo tudo aquilo em busca de sua família.

Como conseguiram usar esse recurso de forma incrível em Red Dead Redemption 1, é claro que também usaram em Red Dead Redemption 2 que possui uma historia ainda mais emocional e tocante. Logo após voltar de Guarma depois de um navio onde a gangue estava se escondendo naufragar graças a uma tempestade, Arthur consegue voltar finalmente para Lagras. E então após montar em seu cavalo para voltar ao acampamento, mais uma vez somos surpreendidos:

WmxuZzR6dk5zSkE=

Red Dead Redemption 2 possui mais 2 momentos como esse e um mais emocionante que o outro, porém devido ao impacto que eles causam no jogador, não vou colocar aqui para que você que ainda não jogaram possam se surpreender quando jogarem por si mesmos.

Pra finalizar, Metal Gear Solid 3 também possui um desses momentos "surprise motherf*cker", onde Kojima ao invés de colocar uma cutscene para tocar uma música, ele de seu jeito diferente e genial, resolveu colocar uma escada gigante. Uma parte onde o player provavelmente pensou que seria a mais tediosa possível se tornou um momento de reflexão e emoção, lembrando ao jogador o porque de Big Boss estar naquela batalha:

dmdhWWU0WllZeVk=

Era isso o que eu queria dizer hoje, e tentar mostrar o porque as trilhas sonoras são um dos, senão o ponto mais especial de um game. Fora de categorias, queria também deixar algumas das minhas trilhas sonoras favoritas de todos os games que já joguei até hoje.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

eVpfS05MUkNsM1U=

The Witcher 3: Wild Hunt

ckkydmpQVXp0SmM=

Shadow Of The Colossus

NHNnV2J0VThvcUU=

Red Dead Redemption 1 + 2

ZnpGdEJoRjJUSzg=

The Last Of Us

RHZORjUxLVRTQVE=

Dark Souls 3

bi1FYjR4UTFkbnc=

Life Is Strange

QmgxUHI2ZWZfWEk=

Metal Gear Rising: Revengeance

RFVFamJXNE9LRVU=

Final Fantasy VII

SlZoUjNnV2I0WE0=

Castlevania Symphony Of The Night

ZVJtcFUwUlpPZFU=

Donkey Kong Country 2

ZElLZFoyODI3ck0=

Alan Wake

Vno5UlhNLVN2cEk=

Assassin's Creed II

aXJpaVpPZUluRGc=

Super Turrican

NzBETHNYakdFNEk=

The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time

ZlJXczlKOGtDeEE=

Silent Hill II

UUZ2dDJjTlNPYU0=

Top Gear

aUxaRTRzaEREeE0=

Super Mario Bros 1 - 3

U0IxVnFMQ1RGcEE=

NieR: Automata

VUhmcnMxZGdELXM=

Halo 3

akdjZ0NhX1d1UlE=

Cuphead

ZUw2dXpnd19pZmc=

The Elder Scrolls V: Skyrim

YVFlSVlWTTNZQk0=

Destiny 2

dU1IN1pXMXUtT0E=

Sonic The Hedgehog

UkdDVGJMTWtrYjQ=

Street Fighter II

Q2VlZGdsMndLYmc=

Ori And The Blind Forest

TWVWRnJ0N0JVeXc=

Hollow Knight

SVdaa3RBTlYtRDg=

Mass Effect 3

UGJpTmpPaENscGs=

Bloodborne

dEdlWW1DOWJLNjg=

Gris

STZydWZPbE55WU0=

Super Metroid

TXFib3NMTUpZREE=

God Of War II

RWxGNEtxeTNHUk0=

Final Fantasy IX

RGd1ODFheEtYc00=

Final Fantasy X

ZVhVWkJYZUVaWUE=

Chrono Cross

SjVtWjdBa1RBMEE=

Persona 5

dUQ0TWJxbU9MQWM=

É isso, aproveitem e comentem aí as suas trilhas sonoras favoritas.

"I can't think of anything more rewarding than being able to express yourself to others through painting gaming." - Bob Ross

Gabr1elKK
Gabr1elKK #ZigEvil

Fã de games em geral, mas meu estilo favorito é sempre o bom RPG. Meus jogos favoritos são Metal Gear Solid 3, Disco Elysium, e Red Dead Redemption.

Crente de Tarantino e devoto de From Software.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque