Avante, Vingadores! Black Widow

Avante, Vingadores! Black Widow

Como o Crystal Dynamics fez Natasha Romanoff se sentir a superespiã definitiva?
#Artigos Publicado por Catos, em

Desde o início da criação de Marvel's Avengers, a Crystal Dynamics adotou uma abordagem filosófica consistente de sempre colocar os fãs em primeiro lugar para moldar os Avengers e suas habilidades. Cada um dos heróis mais poderosos da Terra é um personagem poderoso e interessante por si só, e todos eles precisavam parecer distintos e fiéis às suas origens nos quadrinhos.

Como o co-chefe da Crystal Dynamics, Scot Amos, disse: “Quando se tratava da Black Widow, sabíamos que tínhamos que fazer ela parecer incrível. Se este fosse um jogo da Black Widow, e apenas um jogo da Black Widow, quais características, habilidades e movimentos seriam necessárias para fazer parecer uma verdadeira representação dessa heroina?"

Você talvez fique surpreso em saber que a Black Widow foi a primeira Avenger em que eles trabalharam - e a primeira a ser concluída. Criar essa famosa superespiã foi um trabalho de amor combinando seus dispositivos e um combate intenso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19BcnQyJTIwKDEpLWs2MXJ1c2theC5qcGc=

Planejamento Inicial

Marvel's Avengers é um projeto realmente autêntico, feito com paixão pela Crystal Dynamics - porque todos na equipe já estavam intimamente familiarizados com este universo. Esse entusiasmo e conhecimento tiveram um impacto enorme ao projetar cada Avenger e seus estilos de combate únicos, em especial a Black Widow.

Vince Napoli, Designer de Combate, disse: “Muitos de nós - inclusive eu - somos fãs dos quadrinhos da Marvel há anos, enquanto outros estão mais familiarizados com os filmes ou séries de TV. Você não costuma trabalhar em um jogo em que todos são grandes fãs de formas diferentes - mas foi assim com Marvel's Avengers.”

“Então, quando estávamos inicialmente planejando a Black Widow - e o resto dos personagens também - pegamos a opinião de toda a equipe. As pessoas têm todos os tipos de ideias malucas e nós as colocamos no quadro e pensamos - vamos ver o que acontece se tentarmos usar algumas dessas ideias malucas?

“Bem, o que conseguimos foi algo que as pessoas sem dúvida querem ver.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19BcnQxLTk4Y21iOGhtNi5qcGc=

A mecânica de combate se adapta ao personagem, não o contrário

Para a Black Widow, uma imagem clara do que os fãs queriam - e esperavam - ver surgiu rapidamente.

“Há um estilo muito particular para a Viúva Negra, certo?”, Diz Napoli. “Você quer vê-la usando seu gancho, enfrentando um bando de inimigos, girando e chutando-os no ar de uma forma incrível, movendo-se para frente e para trás entre eles - um estilo muito fluido e atlético.

“Então, quando estávamos planejando a Black Widow, tínhamos essa imagem clara dela em nossas cabeças. Partimos para o design a partir daí - em vez de construir o conjunto de movimentos da Natasha de um ponto de vista do sistema, trabalhamos ao contrário a partir dessa imagem icônica e tudo cresceu a partir disso.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19BcnQzLXY2NXJsdDJ0dy5qcGc=

Tornando Natasha Romanoff a espiã perfeita

Uma influência bem forte veio de um quadrinho específico: a série Marvel Knights Black Widow de Devin Grayson e Greg Rucka. Este quadrinhos semanal focava no passado de Natasha Romanoff como espiã, e a colocou contra um inimigo mortal tão habilidoso e sutil quanto ela.

“Essa série era sobre a espiã Natasha”, diz Napoli. “Ela anda por aí como Jason Bourne, com todas as ferramentas do ofício. Ela tem algo para cada cenário - seja um gadget incrível, suas habilidades ou sua inteligência.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19Db21pY19SZWYtZnI0bGR3cXA5LmpwZw==

A equipe de desenvolvimento queria que os elementos de espiã da Natasha brilhassem - e deixassem os jogadores realmente brincarem com seus dispositivos, não importa o quão variados eles possam ser.

Napoli diz: “Esse foi realmente nosso foco para a Black Widow. Em vez de tentar restringi-la a um certo tipo de mecânica, queríamos que a personagem fosse capaz de estender a mão e puxar qualquer ferramenta que ela precisasse para aquela situação - coisas como bombas e granadas de fumaça.”

Mas dispositivos incríveis não fazem um espião - eles também precisam de habilidades. Como qualquer fã da Marvel sabe, Natasha Romanoff é a agente mais qualificada que você encontrará. Uma de suas principais características é sua agilidade, e isso é algo que a equipe trabalhou muito para capturar no gameplay.

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL2ltcHVyZXNwZWVkeWJpZ2hvcm4=A versão da Black Widow em Marvel's Avengers é um agente legal e coletivo. Ela se move rápido, ataca com força e sai do caminho antes que o inimigo possa revidar. Pelo menos, ela deveria ... mas este não era necessariamente o caso em algumas de suas primeiras compilações.

“As encarnações anteriores da personagem foram um pouco mais teatrais”, diz Napoli. “Seus movimentos eram mais chamativos e elaborados, mas não nos davam a sensação de ser uma espiã.

O problema era que essa mecânica estava em conflito com a personagem. Romanoff não deve ser exibicionista como Tony Stark ou causar o caos como Hulk - ela é uma espiã profissional e, como tal, deve ser profissionalmente eficiente. Como resultado, esses movimentos foram reduzidos. Em vez disso, a equipe se concentrou em fazê-la se sentir rápida e ágil, garantindo que ela lutasse com um claro senso de propósito.

Napoli explica: “Os elementos-chave do estilo de luta de Natasha são evasão e movimento. Ela ataca, se esquiva, se aproxima e assim por diante. Repetimos esses elementos repetidamente. Como está agora, você pode sacar uma arma, disparar, guardá-la, agarrar-se bem perto, acertar alguns golpes - tudo muito rápido e sem problemas. Tudo isso a faz se sentir muito ... afiada e limpa para controlar.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19TY3JlZW4xLXYzNnI2OWdreC5qcGc=

Acertando no controle

Fazer a Black Widow parecer tão precisa e elegante demandou algum esforço. Essa descoberta veio de um de seus movimentos mais simples: o Trip Kick.

“Lembro-me de um momento no desenvolvimento em que implementamos essa mudança”, lembra Napoli. “É um conceito tão simples, mas todos estavam muito animados com ele.

“Você já viu um trip kick antes nos jogos. Você pode comprar o trip kick no começo do jogo, mas transformá-lo em algo que se encaixava especificamente na Black Widow foi estranhamente satisfatório.

“Muito disso foi por causa do quão limpo e rápido era, além da sua pose. É eficiente - e há uma sensação elegante do tipo bailarina na maneira como ela se move. Não é apenas um golpe padrão, é a versão da Black Widow desse movimento.”

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL2NyZWF0aXZlY29tcG9zZWRhcmN0aWN3b2xmAlcançar essa sensação com esse movimento simples permitiu à equipe examinar o resto do repertório da personagem.

Napoli diz: “Uma vez que você começa a acertar esses movimentos, uma vez que eles pareçam fiéis à personagem, fica mais fácil ver as coisas que não combinam. Pudemos então refinar essas coisas continuamente até que ficassem certas.”

“Então, quando criamos aquele golpe, foi realmente um caso de 'vamos fazer tudo parecer assim'. Assim que fizemos isso, conseguimos nossa Black Widow.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9naC5jZG4uc2V3ZXN0Lm5ldC9hc3NldHMvaWRlbnQvbmV3cy84ODJiMTNkYy9TUUVYX0Jsb2dfQmxhY2tXaWRvd19TY3JlZW4yLW1qaG9tZmN0di5qcGc=

Veil of Awesome

Uma habilidade em particular que demorou um pouco para ser acertada foi o Veil of Shadows da Black Widow. Este movimento torna ela e aqueles ao seu redor invisíveis, permitindo que eles atawuem os inimigos sem serem detectados.

Fazê-lo funcionar mecanicamente era uma coisa, mas certificar-se de que também parecia bom era outro desafio. Lauryn Ash, designer de sistemas de jogo da Crystal Dynamics, relembra a alegria que sentiu quando tudo aconteceu.

“Queríamos ter certeza de que cada membro dos Avengers teria algo único para trazer para a experiência multiplayer”, disse Ash. “Quando estávamos fazendo o protótipo do Veil of Shadows, não havia efeitos visuais. Era essencialmente uma parede sólida. Mas mesmo assim, foi legal - e abriu todos os tipos de oportunidades para o gameplay.

aHR0cHM6Ly9nZnljYXQuY29tL2FuZ2VsaWNvZmZiZWF0Y2hldnJvdGFpbg==Todos se reuniram - designers de combate, artistas VFX, animadores e artistas técnicos para dar vida à invisibilidade.

"E a invisibilidade não é fácil, a propósito", Ash aponta. "A Crystal Dynamics nunca teve que tornar um herói invisível, muito menos quatro simultaneamente!”

Levou tempo e várias tentativas, mas eventualmente os efeitos visuais do Veil of Shadows corresponderam à jogabilidade - e o efeito foi notável.

“O momento em que acertamos em cheio foi quando colocamos uma equipe de ataque de quatro pessoas em uma missão. Você está correndo e de repente está um caos. E lá no fundo está um Hulk invisível derrubando um grupo de inimigos com um movimento aéreo. Parece e é incrível!”

Como aqueles de vocês que jogaram a beta já sabem, a Black Widow é uma personagem impressionantemente fluida na ação, capaz de entregar alguns combos incríveis se você aprender como usar suas habilidades de forma eficaz.

Se você ainda não experimentou a personagem, poderá fazer a partir de 4 de setembro de 2020, quando Marvel's Avengers for lançado para PC, PS4, Xbox One e Google Stadia.

Catos
Catos
Usuário do Site, Goiânia
Publicações em Destaque