Mortal Kombat 11: Consenso da crítica

#Notícia Publicado por renatito91, em .

Críticos aplaudem a carnificina no jogo da NetherRealm, mas questionam o método para desbloquear as skins

IMAGEaHR0cHM6Ly9qb3ZlbW5lcmQuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA0L21vcnRhbC1rb21iYXQtMTEtcmV2aWV3LmpwZw==

A violência tem sido percebida como o coração da franquia Mortal Kombat, mas também se tornou conhecida por várias outras qualidades, incluindo um singleplayer substancial e um enredo tão exagerado quanto os fatalities distintos do jogo. Mortal Kombat 11 já foi lançado, e as análises indicam que a NetherRealm Studios construiu tudo isso de uma maneira admirável, mas com uma ressalva significativa.

Em sua análise 9 de 10 para a IGN, Mitchell Saltzman diz que Mortal Kombat 11 é "não só o melhor Mortal Kombat já feito, mas também é indiscutivelmente o melhor jogo da NetherRealm".

A velocidade de combate tem sido desacelerada desde Mortal Kombat X, Saltzman observa, graças à eliminação do botão de corrida e velocidades de movimentação mais lentas.

bFFGWkM2ZHphdU0=

"No começo, eu não era um grande fã de como o Mortal Kombat 11 é lento, mas quanto mais tempo eu jogava, mais eu comecei a apreciar como essas mudanças aparentemente pequenas somaram para mudar o fluxo de um jogo significativamente", diz ele. "Com uma ênfase maior no posicionamento cuidadoso e na punição de erros e menos no foco em porradaria total para impor um jogo equilibrado 50/50, as lutas parecem mais táticas e recompensadoras do jogo inteligente".

Cole Watson, da CGM, também observa a ação desacelerada como uma mudança positiva que a coloca mais alinhada com os primeiros jogos da série, e elogia o modo história do jogo com sua nota 9,5 de 10 na análise.

"Desde o ato de abertura, até o final do seu clímax, eu investi completamente em cada segundo da campanha repleta de ação do Mortal Kombat 11 e sua cinematografia alucinante", diz Watson. "A NetherRealm Studios continua a oferecer os melhores modos de história dos jogos de luta na indústria, e o MK 11 pode ser o melhor que ela já fez."

A história que combina versões passadas, presentes e futuras do elenco da franquia com um novo antagonista chamado Kronika, limpa a cronologia complicada do universo, e está atraindo elogios de vários críticos, incluindo Mike Williams do site USgamer em sua avaliação 3.5 de 5.

"É o Mortal Kombat, então a maior parte da história é um absurdo", diz Williams, "mas é igualmente absurdo e grandioso. Esses são momentos épicos e significativos, mesmo para alguém como eu, que superficialmente segue essa continuidade".

Em sua review 8 de 10 para a GameSpot, Ed Tran concorda que a mistura de novas e antigas versões de personagens torna o jogo acessível para os fãs que não estão exatamente acompanhando a franquia. Também ajuda que o Mortal Kombat 11 possua uma série completa de recursos tutoriais para familiarizar os jogadores não apenas com os personagens e seus movimentos e combos, mas com conceitos estratégicos mais sutis, como gerenciamento de partidas ou criar pressão e aspectos técnicos, como entender os dados do HUD.

"É um recurso impressionante que não apenas te dá uma melhor compreensão dos sistemas do Mortal Kombat 11, mas também uma compreensão mais profunda da mecânica de jogo em geral - o conhecimento que você pode levar a qualquer outro título", diz Tran.

No entanto, outro ponto forte do Mortal Kombat 11 - seus recursos de personalização intricados e os itens desbloqueáveis ??- também é o seu calcanhar de Aquiles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XWmpZREpFLmpwZw==

"A quantidade de opções personalizáveis ??para cada personagem é extremamente impressionante, com cada personagem tendo pelo menos 60 skins, 90 peças de equipamento personalizável e uma seleção de dez técnicas para adicionar ao seu conjunto de habilidades", diz Saltzman. "Para ser justo, a maioria das skins são simplesmente cores diferentes das roupas padrão, mas, independentemente disso, há várias maneiras de diferenciar seu lutador ao jogar on-line. O problema é como você obtém acesso a elas, o que geralmente não é muito fácil."

Desbloquear itens é feito principalmente através do modo Krypt ou Towers of Time. O Krypt é uma recriação da ilha de Shang Tsung do jogo Mortal Kombat original, repleta de gameplay, que está cheia de baús de tesouro para serem abertos usando a moeda virtual. The Towers of Time é uma série de desafios que mudam regularmente onde as lutas acontecem com modificadores incomuns.

"Não importa o quão bom você acha que está no Mortal Kombat (ou o quão ruim você pensa que eu sou), tentando lutar contra um oponente onde você está sendo constantemente golpeado, baleado e congelado por lasers devastadores do céu, ou sendo perseguido por mísseis que transformam a sua tela em preto se algum bater em você, é uma experiência podre", diz Tran. "Ser o solitário em uma partida 2x1, ou lutar contra um oponente muito mais difícil, cujos ataques não podem ser interrompidos, é mais um exercício de frustração do que um desafio."

Enquanto alguns críticos acharam o modo Krypt ligeiramente melhor por seu valor nostálgico e pelos easter eggs, ainda assim foi amplamente criticado por parecer uma experiência interminável, como Ozzie Mejia, da ShackNews, explica em sua análise de 7 de 10 sobre o jogo.

"Se fossem apenas moedas que desbloqueassem os itens no Krypt, seria uma coisa, mas o MK11 introduz múltiplas moedas e manter o controle delas é uma tarefa complicada", diz Mejia. "Alguns baús estão ligados a outras moedas, com os 'corações' em destaque, em particular.

"Existem baús no Krypt que custam 250 corações ou mais, o que seria bom, exceto que os corações são destravados um de cada vez no decorrer natural do jogo ao realizar uma fatality. Mais alguns são desbloqueados no Towers of Time, mas a coisa toda parece estar preparada para microtransações, que não estavam disponíveis no momento desta review. Embora seja teoricamente possível ganhar tudo por meio de gameplay normal, o processo é tão lento que parece que ele é direcionado para levar as pessoas a seguirem o caminho da microtransação".

No ano passado, a editora de Mortal Kombat 11, Warner Bros. Interactive Entertainment, noticiou a remoção do sistema de loot boxes de Middle-earth: Shadow of War. As loot boxes não eram um grande problema para os críticos, mas um grande contingente de jogadores e especialistas descobriram que isso prejudicava a experiência do jogo. Ao reclamarem, a desenvolvedora Monolith Productions concordou e as removeu.

Com a exceção de Watson, todos os críticos acima expressaram preocupação ou frustração com o sistema de progressão de Mortal Kombat 11 e o potencial de abuso dependendo do tratamento das moedas virtuais, algumas das quais nem sequer foram detalhadas para os revisores. Já saíram notícias de que para comprar todas as skins do jogo você gastaria R$ 26.000,00.

Na avaliação de Williams, Mortal Kombat 11 é um jogo que mostra um nível maravilhoso de qualidades na maioria dos aspectos, mas o produto geral é marcado por sistemas obtusos e excessivamente complicados, aparentemente projetados para levar os jogadores a gastar mais dinheiro.

"As Torres do Tempo e o Krypt são tão cheias de dinheiro, preenchimento e dinheiro adicional que simplesmente suga toda a diversão de jogar para desbloquear mais para o seu personagem favorito", diz Williams. "E embora não haja uma loja na minha versão do jogo, eu tenho que assumir que essas decisões de design foram tomadas em favor da monetização e microtransações. O que é uma vergonha, porque é como se Mortal Kombat 11 realizasse uma fatality em si mesmo."
Renatito
Renatito #renatito91
, Recife