MonoNX, primeiro emulador de Switch para Android, é anunciado

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9rdC1tZWRpYS1rbm93dGVjaGllLm5ldGRuYS1zc2wuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzExL25pbnRlbmRvLXN3aXRjaC1qb3ktY29uLXVuc3BsYXNoLWUxNTQxNjEzMzIyODM5LmpwZw==

Quando o Nintendo Switch apareceu pela primeira vez, os modders e amantes de emuladores imaginaram quanto tempo demoraria até que um emulador do console chegasse. Afinal de contas, o Nintendo Switch usa o Nvidia Tegra X1, o poderoso processador móvel que também é usado no Nvidia Shield Android TV e no Nvidia Shield Tablet.

Com ambos os dispositivos Shield tendo comunidades de desenvolvimento prósperas no XDA, era apenas uma questão de tempo até que alguém descobrisse como rodar o software do Nintendo Switch em um dispositivo Android. Embora alguns consoles tenham resistido à emulação, o Nintendo Switch tendo um hardware que já era conhecido pelos desenvolvedores, deve dar uma boa vantagem aos criadores de emuladores.

Desenvolvido com base no Ryujinx, um emulador de código aberto do Nintendo Switch escrito em C#, o MonoNX é atualmente um projeto do ctrninja, um usuário do GBATemp, uma comunidade independente de jogos com um próspero público de emulador. Como o emulador é portado para funcionar no Android, ele na verdade não exige um processador Nvidia para rodar, apenas qualquer CPU/OS ARM64 com pelo menos 4 GB de RAM.

Isso faz com que a maioria dos dispositivos flagship, e provavelmente alguns midrange, sejam capazes de rodar o emulador no modo mais básico. E quando digo básico, é sem gráficos, ou seja não possui imagem, e não roda muito rápido, chegando apenas a 15fps em um SD625, e atualmente "apenas simula a resposta do console". Isso é o suficiente para testar jogos e aplicativos homebrew para aqueles que querem dar uma olhada no desenvolvimento do Nintendo Switch, sem precisar do console.

Lembre-se de que você é responsável por suas próprias ações, incluindo aspectos legais sobre materiais protegidos por direitos autorais. Embora o emulador em si seja legal (excluindo a reutilização de código original do Nintendo Switch), se você fizer o download de ROMs para usá-lo, provavelmente não será. O uso justo só se aplica se você copiar a ROM, a partir de uma cópia física que você já possui.

Ainda assim, é bom ver o progresso dos emuladores, a engenharia reversa de um sistema para ser executado em outro é um grande esforço técnico e é algo interessante de se ver.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis