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Oculus VR: Financiando dezenas de jogos Exclusivos PC, Luckey garante que Rift não é uma plataforma fechada

Enviado por Anônimo, , 1146 visualizações, 0 comentários
A alguns dias atrás, a Oculus VR confirmou que está trabalhando em cerca de duas dezenas de jogos, que serão exclusivos para o seu dispositivo de realidade virtual o Oculus Rift para PC. A pergunta que muitos devem estar fazendo a si mesmos é, a que ponto isto pode ser ruim, afinal isso se resume a mais conteúdo neste caso jogos, mas se engana quem pensa assim, e a comunidade PCGamer já está com receio do quão negativo isto possa ser, nos levando a crer que estão tentando transformar o dispositivo em algo que todos nós abominamos, algo 'limitado, restrito e sem atrativos reais' um mercado fragmentado como vemos a muito tempo em outros aparelhos, plataformas e certos dispositivos presentes no mercado, algo que vai contra a filosofia do mercado atual e do futuro.

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O Inicio e o financiamento para se ter jogos Exclusivos

Recentemente a Oculus VR confirmou que está trabalhando em cerca de duas dezenas de jogos exclusivos para o Oculus Rift. O CEO 'Brendan Iribe' disse que estes jogos estão a ser totalmente financiado pela própria Oculus Studios, e inclui jogos como o Edge of Nowhere da Insomniac. Está revelação foi feita em uma entrevista com o Gamasutra, na E3, onde o CEO Brendan Iribe, anunciou que existem cerca de duas dezenas de títulos sendo desenvolvidos, e que serão todos exclusivos para sua plataforma, tudo em troca de financiamento integral. E foi além, declarando que outros desenvolvedores que estiverem interessados na VR também podem participar do programa Oculus Studios, um programa que permite a eles lançar suas ideias e jogos.

Além disso, a Oculus VR fez vários investimentos menores em jogos de realidade virtual, mas estes não compartilham de exclusividade com o Oculus Rift para serem jogados, a quantia investida pela Oculus VR nesses jogos que não possui nenhuma restrição e limitação quanto a exclusividade, totaliza US$ 10.000.000 'milhões'.

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Criticas dos PCGamers, opinião da massa sobre fragmentação de mercado, concorrência desleal e consequências negativas ao mercado de Realidade Virtual usando táticas de Console

Se você acompanha as noticias, a poucos dias deve ter lido a declaração que a Oculus VR deu ao Gamasutra na E3, de estar financiando diretamente dezenas de Exclusivos para seu dispositivo, algo que imediatamente causou um grande impacto a todos nós PCGamers, não pelo fato de estarem financiando o desenvolvimento de conteúdos, mas sim pelo simples uso do termo 'Exclusivo', que demonstra que a Oculus VR não pretende competir no mercado de maneira sadia contra suas rivais [ HTC Vive (Valve) - Fove VR (Fove) - OSVR (Razer) e diversos outros ], competindo unicamente na busca para levar a melhor experiencia de VR (realidade virtual) aos jogadores, onde é claro a qualidade da tecnologia será fator chave que irá fazer o consumidor decidir entre um dispositivo e outro, infelizmente não é nada disso que eles buscam em suas recentes declarações, o receio de todos é que a intenção da Oculus VR seja competir não em busca de levar a melhor experiência ao consumidor, através de pesquisas em tecnologia que tornam seu dispositivo o melhor entre todos, estimulando o avanço da tecnologia o que imediatamente aquece o mercado, onde a concorrência acaba tornando-o cada vez mais grandioso e promissor, mas sim fragmentando o mercado, comprando a Exclusividade de jogos através de subornos ou investimento como preferir, algo que muitos usuários PCGamers no Reddit e foruns criticam, alegando ser uma prática negativa, a mesma tática que vemos sendo utilizada entre as fabricantes de 'Consoles' como 'Microsoft vs Sony' para competir entre si.

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Declaração: Oculus Rift não é uma plataforma fechada, diz Palmer Luckey

Após as inúmeras criticas por parte dos PCGamers, o fundador Palmer Luckey da Oculus VR entrou na lista de discussão do Reddit, para abordar as preocupações e os questionamentos, e explicou que Oculus não é uma plataforma fechada, mas que a Oculus VR concentraram-se em seus próprios produtos e jogos que segundo ele "não existiria se eles não estivessem a financiá-los."

Palmer Luckey da Oculus VR; explica
"Desenvolver conteúdo de VR (realidade virtual) e de alta qualidade já é bastante difícil de fazer quando destinada a um único dispositivo, tentar apoiar cada dispositivo de VR (realidade virtual) do mercado com nossos próprios conteúdos não é 'apenas' uma prioridade para o lançamento", explicou Luckey no subfórum do Reddit. "A maioria das empresas tem feito isso no desenvolvimento de softwares utilizando estúdios 1st party, mas nós decidimos que seria melhor trabalhar com desenvolvedores existentes, que queriam mudar da forma tradicional, vindo então a desenvolver jogos de VR (realidade virtual)."

"O que estamos fazendo é trabalhar com desenvolvedores externos para desenvolver jogos de realidade virtual. Estes são jogos completamente financiados '100%' pela Oculus VR desde o início, co-projetados e co-desenvolvidos por nossas próprias equipes internas de desenvolvimento de jogos."

Após estas declarações, muitos usuários PCGamers no Reddit apontaram algumas soluções, onde os desenvolvedores de jogos podem criar soluções alternativas semelhantes a que vemos para as tecnologias da nVidia em hardware AMD, onde ambos podem desfrutar dos jogos, sendo unicamente impedidos de utilizarem algumas regalias (algo como no passado, alguns antigos colegas PCGamers devem se lembrar, na época da 3DFX e suas VooDoo que utilizavam a API de (baixo nível) GLiDE, uma tecnologia proprietária da 3DFX para seu hardware, que permitia um desempenho extra dando acesso de (baixo nível) aos desenvolvedores, possibilitando assim aos PCGamers desfrutarem de jogos mais realistas e com muito mais qualidade quando comparada a outros PCGamers com GPU's de concorrentes como ATi e nVidia), os PCGamers exigiram respostas, questionando o por que isso não poderia ser possível no caso desta exclusividades da Oculus VR junto a outros dispositivos de VR (realidade virtual). Alguns PCGamers apontaram ainda que o 'fardo' de adaptar poderia muito bem ser colocado sobre os ombros da imensa comunidade PCGaming Modder's. Mas Luckey, rebate, ele acredita que Oculus VR tem o dever de garantir que os jogos irão funcionar, para isso ele é convicto de que apoiando uma única plataforma na loja do Oculus Rift é a única maneira de garantir isso. "Quando as pessoas comprarem softwares através de nós, e eles pararem de funcionar, eles não irão se preocupar com a razão, eles apenas irão se sentir lesados. Por isso não podemos construir o nosso negócio em soluções que não temos nenhum Insight ou acesso." Nesta sua penúltima citação, Luckey tenta dizer, algo que se resume basicamente a curadoria, ter controle total sobre conteúdo, para assim ser capaz de gerenciá-lo de maneira adequada, garantindo que nenhum usuário seja prejudicado. O que não explica muita coisa, pois existe uma diferença gritante, entre garantir compatibilidade, tendo controle sobre Software e limitá-lo a um único periférico.


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Luckey, termina dizendo que para o próprio Oculus Rift, tudo está aberto. "O Rift é uma plataforma aberta, não um sistema fechado - Você não precisa de qualquer tipo de autorização para fazer jogos, e adaptá-los para o Rift, e você pode distribuir esses jogos onde quiser, sem pagar-nos um centavo". Nesta sua última declaração, nós PCGamers não vimos nenhuma novidade, até porque Luckey assim como todos que estão neste mercado reconhecem que este é um dos diversos fatores de sucesso e ascensão que o PC traz consigo a décadas desde 1900 quando ele criou este mercado.

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O Oculus Rift é um dispositivo de realide virtual, sendo o pioneiro dos tempos modernos, que promete trazer a todos nós PCGamers uma nova forma de jogar, uma experiencia magnifica que sem dúvida pode conquistar a grande massa, com outras plataformas em ascensão, como o HTC Vive da Valve, será interessante ver a posição da Valve, se ela ira combater 'fogo com fogo', oferecendo jogos Exclusivos para seu dispositivo. Deixe nos comentários sua opinião - particularmente como PCGamer, vemos essa atitude da Oculus VR de forma negativa, não é o tipo de concorrência compatível com o PC, que sempre se diferenciou justamente por oferecer milhares de qualidades, que tornam está plataforma única, sem precisar se restringir a algo 'insignificante' como pagar para ter Exclusividade sobre jogos, queremos que os Desenvolvedores sejam livres, podendo escolher e optar pelo que á de melhor, escolhendo o melhor caminho para lançar seus jogos, algo que sempre funcionou de uma forma magnifica no PC, ir numa direção oposta a essa, é algo que sem dúvida pode fragmentar e dividir a comunidade, algo muito negativo, principalmente para uma tecnologia que ainda necessita fazer valer seu investimento provando seu valor, uma tecnologia que precisa conquistar seu espaço no mercado para que se firme como uma forma padrão de jogar, táticas de fragmentação de mercado é algo que irá inibir a concorrência, e com isso a busca pela qualidade da tecnologia trazendo experiencias verdadeiras capazes de manter este mercado em ascensão. Está ideia de se limitar basicamente a comprar exclusividades de jogos através de subornos não ajudara este mercado em nada. E ai o que você acha, você acredita que as oportunidades de financiamento irão permitir uma seleção mais diversificada de jogos de realidade virtual?, opine...

Para evitar a criação de duas noticias, adaptamos ambas noticias em uma única.
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