Computador, a máquina que mudou o mundo

#Notícia Publicado por mike_sh, em .

Em 1833 surgiu o primeiro computador. Charles Babbage faz projeto da máquina analítica, nela era possível fazer todas as operações, mas, o grande detalhe é que essas operações tinham que ser programadas por meio de cartões. Babbage ainda tentou fazer a primeira máquina com que ela imprimisse os resultados dos cálculos, mas por falta de apoio financeiro e político não concluir sua pesquisa. Vamos analisar essa máquina analítica, nela era feita a entrada de dados por meio dos cartões, armazenamento de dados(memória), o processamento com rodas dentadas e a saída de dados também pelos cartões. Que outra máquina é capaz de fazer isso? Os computadores. Charles Babbage morreu em 1871, mas ficou conhecido como o pioneiro da computação, apesar de não ter concluído sua pesquisa.

à impressionante ou não é!?!? Em 1833 surge o primeiro projeto semelhante aos computadores mais atuais. Veja abaixo um vídeo que mostra toda a história dos computadores:

RjNxV2cxSkJQWmc=

Acesse aqui o Guanacast de História da Computação e saiba mais sobre o projeto do Charles Babbage.

Breve resumo das gerações dos computadores:

1ªGeração: Os computadores dessa época eram gigantescos e consumiam muita eletricidade, continham mais ou menos 17 mil válvulas.

2ªGeração: Foi inventado o transistor, logo as válvulas foram substituídas por eles, por serem bem menores e consumia menos energia

3ªGeração: Surge, os circuitos integrados, que unia transistores, capacitores e outros componentes eletrônicos em um único componente.

4ªGeração: Nessa geração que os computadores começam a chegar nas casas, tinham microprocessadores e ficaram ainda menores.

5ªGeração: Ai entra os supercomputadores, inclusive o da NASA e a robótica

Agora deixando esta parte nostálgica e histórica de lado, vamos ao que interessa. Desde os anos 60 os computadores vem revolucionando o mundo, naquela época era muito usado para fazer cálculos complexos, hoje eles tem diversas utilidades principalmente com os sistemas embarcados. Eles são usados nas mais diversas áreas, veja algumas delas: nós negócios, na medicina e na saúde pública, na educação, na ciência, na arqueologia, na engenharia e arquitetura, na manufatura, na área legal, no cumprimento da lei, no governo, nas forças armadas e no entretenimento.

Os computadores revolucionaram todas estas áreas, mas vale ressaltar, negócios e na educação. Com a chegada dos computadores os negócios ficaram mais práticos, principalmente no comércio, com a implantação do e-commerce as vendas ficam mais acessíveis, posso citar vários exemplos como Submarino, Americanas, Mercado Livre e podemos fazer compras até no exterior, ThinkGeek, Deal extreme, eBay entre outras lojas. A educação se tornou mais dinâmica quando os computadores se popularizaram, os meios de pesquisa aumentaram e consequentemente o aprendizado melhorou.

Em 1981 Bill Gates, supostamente, disse a frase "Ninguém vai precisar mais que 640 Kb de memória em seu computador pessoal", hoje nós temos computadores com 2GB, 3GB, 4GB e até mais. Eu realmente não sei até que ponto os computadores evoluirão. Hoje computadores são máquinas indispensáveis e quer queira ou não, eles vão fazer parte da sua vida, mesmo que seja indiretamente, na hora de fazer compras no supermercado ou tirar dinheiro no banco. Detalhe: Algumas pessoas acreditam que Bill Gates nunca disse aquela frase, mas se tratando dele neah!??! Vai saber...

Mike
Mike #mike_sh

Stylo without Style

, Campo Grande - RJ
Publicações em Destaque