Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Sekiro: Shadows Die Twice

#Descontração Publicado por estalkergames, em .

Está com saudades de um jogo com aquela dose alta de sufoco? E de morrer? E morrer de novo? E morrer mais uma vez? Então se prepare, porque Sekiro: Shadows Die Twice, o novo jogo da FromSoftware, está chegando.

Apesar de carregar parte da bagagem e do estilo dos outros jogos do estúdio, ele não vem como um souls tradicional. Mudanças na progressão do personagem, no enredo e na movimentação dão uma cara diferente para o jogo, ao mesmo tempo que mantém essência do estilo. Vamos conferir tudo o que você precisa saber sobre Sekiro: Shadows Die Twice?

Em Sekiro não existe criação de personagem nem escolha de classes. Você é Wolf, um shinobi que tem a missão de resgatar seu mestre e se vingar de seu arqui-inimigo – tudo isso no Japão do período Sengoku, no final do século 16, conhecido por ser uma era sangrenta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU2NTE2OTIyMDAuanBnP3c9MTA0MA==

Com um protagonista definido a FromSoftware pode criar uma história mais densa e com mais personalidade, incluindo diferentes finais e elementos que, segundo o diretor do jogo Hidetaka Miyazaki, vão te incentivar a repetir a aventura. Para chegar no objetivo que queriam, eles tomaram a decisão de criar um jogo totalmente offline, sem nenhum tipo de interação pela internet.

A jogabilidade também traz novidades à formula: Sekiro é mais rápido, mas sem perder a carga estratégica. Tudo é mais vertical, desde o combate até a exploração. Wolf pode pular, o que abre possibilidades no combate. Para explorar o ambiente, ele tem um gancho que o permite subir em telhados, galhos de árvore e onde mais o cenário permitir, o que ajuda muito no stealth - uma mecânica bem presente no jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU3MTExMDAyMDEuanBnP3c9MTA0MA==

Seja chegando de fininho, se escondendo no mato, pendurado na beirada ou de cima de um telhado, você tem outras possibilidades para matar os inimigos além do combate frente a frente. Mas se engana quem acha que Sekiro vai virar um Metal Gear – em muitos momentos a luta de espadas e a estratégia serão inevitáveis.

Além da espada, Wolf tem um braço mecânico que pode ser aprimorado para oferecer uma variedade de ataques - como shurikens, bomba ninja, machado e equipamento de fogo.

Voltando das cinzas

Sekiro é um jogo da FromSoftware, então é esperado que você morra muito – e quem já teve a chance de jogar confirma que isso não mudou. A novidade é a mecânica de ressurreição. Quando você morre, pode optar por morrer de vez e voltar para o último checkpoint ou voltar a vida no mesmo local e momento que morreu. O diretor do jogo disse que a ressurreição não veio para facilitar o jogo. Segundo ele, vai deixa-lo mais difícil.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU3MzEzODMyMDIuanBnP3c9MTA0MA==

Essa mecânica tem uma explicação no enredo da história: o protagonista Wolf faz parte da linhagem dos que tem sangue de dragão. Mas tem uma maldição envolvida – se ele se ressuscita demais, uma espécie de contaminação começa a se espalhar pelo mundo, deixando as pessoas doentes. Ainda não é certo, mas se espera que os diferentes níveis de contaminação influenciem o final do game.

A contaminação dos NPCs não é a única desvantagem da ressurreição – quando o jogador escolhe essa opção, perde uma boa parte do XP acumulado. E ela também não é ilimitada: o jogador pode ressuscitar só uma vez – na segunda morte, ele volta automaticamente para o checkpoint.

Progressão com árvores de habilidades

Apesar do seu personagem ser pré-definido e não ter escolha de classes, haverá formas de personaliza-lo, como se espera de um action RPG. A progressão funciona com alguns recursos: experiencia, que você só ganha quando mata inimigos, moedas, materiais e itens relacionados a cura: os Prayers Beads, que você ganha ao matar chefes e em salas secretas e aumentam sua barra de vida e postura, e a poção de cura Gourd, que pode ser aprimorada, parecida com Estus Flask de Dark Souls.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU4MTA5MzMyMDMuanBnP3c9MTA0MA==

A experiência é usada para liberar novas habilidades. Sabe as clássicas três árvores de habilidades, cada uma focada em uma coisa? É exatamente assim que Sekiro vai funcionar. Ele tem a Shinobi Arts, com foco em stealth e controle de grupo, Ashina Arts, mais parecido com um guerreiro tradicional e Prosthetic Arts, que mexe com o braço mecânico e oferece maneiras diferentes de encarar os combates. E como a FromSoftware não veio para facilitar, para conseguir a habilidade não basta juntar a experiência necessária: o jogador também vai precisar encontrar itens específicos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU5MDA3NDcyMDUuanBnP3c9MTA0MA==

Os materiais serão usados para melhorar o braço prostético, e isso vai ser feito no hub do jogo, onde ficam alguns NPCs que dão apoio a Wolf. A área, chamada Dilapidated Temple terá, inicialmente, três NPCs: The Sculptor, que vai fazer as melhorias no braço mecânico, Emma, que cuida da parte da saúde e faz os upgrades na Gourd, e The Immortal Soldier, que é basicamente seu saco de pancadas: ele te ensina combos, ataques, defesas, esquivas e é com quem você pode treinar. Segundo a FromSoftware, outros personagens vão aparecer na história e podem acabar populando seu hub ao longo da aventura.

Liberdade para o jogador

O mapa de Sekiro também vai ser diferente do que os fãs da desenvolvedora japonesa esperam. Segundo um dos produtores do game, em comparação com os jogos anteriores da empresa, ele é o que vai oferecer a maior liberdade de exploração para o jogador. Ele diz que na segunda metade da jornada o mundo se abre bastante, e o jogador terá muita liberdade para escolher como explora-lo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOS8wMy8xMy9zZWtpcm8tMTMxNDU5NDEwNjAyMDguanBnP3c9MTA0MA==

eWljaG5PNFEyaEU=

E aí, animado para experimentar essas novidades na fórmula souls? Ansioso para encarar o desafio e se sentir o jogador mais habilidoso do mundo a cada chefe derrotado? Sekiro Shadows: Die Twice chega dia 22 de março para PC, Xbox One e Playstation 4, com textos e legendas totalmente em português do Brasil.

Tiago
Tiago #estalkergames
, Goiania
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque