.

Como criar um blog sem saber programar

Enviado por okardec, , 90 visualizações, 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

Saber criar um blog é um importante requisito para quem quer ser visto na internet, seja por uma questão de hobby ou com o intuito de lucrar.

Ter um blog hoje em dia é vital para qualquer área do mercado. Sendo assim, publicitários, jornalistas, arquitetos e qualquer outro profissional pode obter várias vantagens com um blog.

Mas aí vem a pergunta: "É possível criar e manter um blog sem entender nada de programação"? A resposta é "sim". Ter um blog não é uma tarefa destinada apenas para especialistas das áreas de programação e webdesign.

No decorrer deste artigo você vai conferir alguns detalhes que o ajudarão nessa empreitada. Lembre-se: a criação de um blog é fácil e rápida.

Escolhendo a plataforma certa

Atualmente é possível contar com diversas plataformas para criar um blog. E é nela que você fará as suas postagens, criará um layout atrativo, enfim, é nela que o seu blog ganhará vida.

Antes de iniciar o projeto do seu blog, é bom já pensar em qual plataforma você vai utilizar. A mais indicada é o Wordpress, mas existem outras também, as quais veremos a seguir.

Wordpress

Se existe a prova de como não é preciso conhecer conceitos complexos de programação para criar um blog, essa prova é o Wordpress.

A plataforma é amigável, de fácil personalização e ainda permite a instalação de plugins que conferem ainda mais funcionalidades para o seu blog.

Ele também apresenta uma boa variedade de templates, que são os temas que definem as características visuais do seu blog.

Graças a essa variada quantidade de templates, você tem muitas opções para personalizar visualmente o seu blog, de acordo com os seus objetivos e negócios.

Joomla!

Essa plataforma é muito semelhante ao Wordpress em vários aspectos. Apresenta fácil personalização, responsividade e versatilidade, podendo ser utilizado para os mais diversos objetivos.

Por exemplo, se você quer que o seu blog funcione também como uma loja virtual, o Joomla! permite a extensão conhecida como Hikashop.

Por meio dela o seu blog pode apresentar várias características ideais para um e-commerce, tais como carrinho de compras e catálogos de produtos.

Zyro

O Zyro é um construtor de sites simples e trabalha nos moldes de "arrastar e soltar". Uma das suas características é a fácil integração com o Adsense, permitindo que você tenha condições de monetizar o seu blog.

Além disso, o Zyro é gratuito e apresenta possibilidade de atualização. Mas para quem quer ter um blog mais profissional, é possível optar pela versão paga.

Domínio e hospedagem de sites

Ao criar o seu criar o seu blog é importante estar por dentro dos conceitos de domínio e hospedagem de sites. Não se preocupe, pois tais definições não são complicadas.

O domínio é importante porque ele é o endereço do seu blog na internet. É graças ao domínio que as pessoas vão lembrar do seu site com mais facilidade.

Existem maneiras de registrar o seu domínio e uma delas é acessando o site do Registro BR. Lá você pesquisa o domínio desejado e depois segue os passos para efetuar o registro.

É importante também conhecer os objetivos das diferentes extensões que o seu domínio poderá ter. A extensão ".com" é a mais utilizada e também a mais conhecida por várias pessoas.

No entanto, há outras, tais como a ".edu", destinada para instituições de ensino; a ".shop, destinada para lojas online; e a ."org", ideal para instituições sem fins lucrativos.

A importância da hospedagem de sites na criação de blogs

Se registrar um domínio é importante para criar um blog, contratar um serviço de hospedagem também é. Isso porque a hospedagem é o local onde ficarão todos os arquivos do seu blog.

Criar um blog com hospedagem própria permite que ele carregue mais rápido, bem como tenha mais segurança. Existem diferentes tipos de sites.

Hospedagem compartilhada

É a mais usada no mercado, pois com esse tipo de hospedagem diversos sites e
blogs compartilham o mesmo servidor. Ela tem preços acessíveis e é recomendada
para a maioria dos blogs.

Servidor VPS

VPS (Servidor Virtual Privado) atua dentro de um servidor físico, porém as seus recursos são divididos em áreas privadas dentro do servidor.

Esse tipo de hospedagem é ideal para projetos de blogs que precisam de mais independência de gerenciamento e maior capacidade de funcionalidades.

Servidor Dedicado

É superior aos outros tipos de hospedagem e, por isso, mais cara. Com esse tipo de hospedagem você aluga um servidor inteiro sem necessitar compartilhar com ninguém.

Esse tipo de hospedagem de sites é a mais recomendada para projetos complexos e quem demanda total independência dos recursos.

Conclusão

Como vimos, não é difícil criar um blog, por isso essas dicas são essenciais para quem é iniciante ou não tem nenhuma ideia de por onde começar o seu projeto.

Portanto, não se assuste, pois é possível sim criar um blog sem programar. As ferramentas estão aí à sua disposição!
okardec
Enviado por okardec
Membro desde
33 anos, Luziânia, Goiás, Brasil
label