Metroid 25 anos - Relembrando Samus

#Artigo Publicado por zefspel, em .

Você lutava contra milhares de criaturas alienígenas nos lugares mais esquecidos do Universo em uma armadura vermelha e amarela. Após chegar ao final de tudo, eis que ao tirar a armadura, o nosso "guerreiro" se revela uma bela heroína. Relembre com a gente os 25 anos da série Metroid.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYWdhZ2FtZXMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzA2L1NhbXVzLUFyYW4tMS5qcGc=

Metroid 1 - Mesmo se tratando de um game dos anos 80, Metroid foi evoluindo naturalmente em jogabilidade e visual, mas nunca perdeu a essência. A mesma claustrofobia alien que sentimos ao jogar o mais recente Metroid, o Other M, sentimos ao ligar o NES e ver a Samus pixelizada correndo por aqueles labirintos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ub251YmEuY29tLmJyL2ltYWdlcy9zdG9yaWVzL21ldHJvaWRfMjVfMDQuanBn

O primeiro Metroid chegou ao Nintendo no dia 6 de agosto de 1986. E apresentou ao mundo uma personagem até então, rara no mundo dos games: uma protagonista mulher. Ao passo de que mulher nos games até então só eram as sequestradas que tinham de ser resgatadas pelos heróis, quando acabava o jogo e aparecia a Samus, entrou com ela a atitude e personalidade feminina, estabelecida de vez pela "geração Lara Croft" nos anos 90.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ub251YmEuY29tLmJyL2ltYWdlcy9zdG9yaWVzL21ldHJvaWRfMjVfMDMucG5n

Seus principais inimigos eram os Space Pirates, além de muitos encontros com os Metroids, peças chave da trama, pois são formas de energia que podem sugar a vida de qualquer ser vivo, se acoplando na cabeça.

Além do sucesso do game original, a série rendeu também ótimos games 2D no Game Boy e no Super Nintendo, sendo que o Super Metroid até hoje é lembrado em qualquer lista de "melhores de todos os tempos", tamanha a qualidade do conjunto. No GameCube a série se renovou em forma de tiroteio em primeira pessoa, mas sem perder elementos de plataforma. O Game Boy Advance ganhou um remake do original e uma continuação do Metroid de Super Nes. Já o Wii encerrou a série de FPS com o terceiro Metroid Prime e retornou ao formato de terceira pessoa com o Metroid: Other M, que conta o passado da heroína.

Mas por hora, nada de remakes, nem de orquestras como o Zelda terá. Mas não é por isso que você não irá deixar de apreciar uma das séries mais bem feitas de todos os tempos dos videogames não é mesmo? Pois se eu fosse você, faria o mesmo que eu agora e iria dar um jeito de arrumar uma cópia de qualquer Metroid e ir jogar. Não se esqueça que em alguns games, se você terminar logo a aventura, a nossa heroína tira o capacete, a armadura...

MDZNNDlRWlEtSFE=

zefspel
zefspel
, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicações em Destaque