Pesquisadores acreditam ter descoberto maior dinossauro do Brasil

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kb2RvZGV4LmNvbS9tZWRpYS9jcmVhdHVyZS90aXRhbm9zYXVyLnBuZw==

Com 25 metros, fóssil foi analisado por cientistas de várias instituições do país.

Cientistas brasileiros anunciaram a descoberta do fóssil de um dinossauro em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Com 25 metros de comprimento, eles acreditam que este seja o maior dinossauro já encontrado no país. A novidade foi divulgada no Museu de Ciências da Terra, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em matéria publicada pelo G1, os pesquisadores afirmaram que o Austroposeidon magnificus, como foi chamado, viveu há 70 milhões de anos. As vértebras do pescoço e da coluna vertebral foram encontradas no local onde uma estrada estava sendo aberta.

O animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, dinossauros herbívoros com o pescoço e cauda longa e um crânio pequeno.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3FDTkVhZzgucG5n

Essa descoberta aconteceu logo na década de 50 pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, que faleceu em 1980. A demora para o anúncio ocorreu pelo tempo necessário para estudar todo o material.

De acordo com Alex Kellner, paleontólogo do Museu Nacional (UFRJ) entrevistado pelo site, as causas principais para esse atraso foram falta de dinheiro e apoio à ciência no Brasil.

"Apenas quando tivemos que financiar uma pesquisa contínua é que pudemos fazer essa preparação", explicou. "Também não é um material fácil de manusear."

Um aparelho de tomografia serviu para analisar o material e estudar a parte interna dos ossos. O estudo revelou novas características dos titanossauros, como anéis de crescimento intercalados com tecido ósseo mais denso, mas os cientistas ainda não puderam definir o significado dessas diferenças.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque