Epic acusa Microsoft de tentar monopolizar desenvolvimento de jogos no Windows

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5vdXRlcnNwYWNlLmNvbS5ici9pbWdzX29zL25ld3MvMjAxNS91d3AuanBn

O chefe da Epic Games, Tim Sweeney, fez duras críticas à Microsoft e sua iniciativa Universal Windows Platform (UWP), que irá criar um padrão universal para aplicativos compatíveis com o Windows e limitar sua distribuição à própria loja do Windows.

Falando ao jornal The Guardian, Sweeney protestou contra o que considera uma tentativa de monopolizar o desenvolvimento de jogos no Windows 10 com a criação de um ambiente fechado e o padrão UWP.

  1. "A Microsoft está se movendo contra toda a indústria de PC - incluindo os consumidores (e jogadores, em particular), desenvolvedores de software, tais como Epic Games, editoras como a EA e a Activision e distribuidores como a Valve e os bons jogos antigos", comentou o executivo.

Similar ao que a Apple fez com o iOS, a iniciativa da Microsoft pretende estabelecer um padrão no desenvolvimento de software e torná-los compatíveis com todos os aparelhos que rodam o Windows 10, incluindo o Xbox One.

Aplicações e jogos que queiram aproveitar a compatibilidade e recursos oferecidos por este padrão só poderão ser distribuídos pela loja oficial do Windows, após passarem pelo crivo da própria Microsoft.

  1. "Eles estão restringindo a liberdade dos usuários para instalar software com todos os recursos possíveis no PC e subvertendo os direitos dos criadores e editores para manter um relacionamento direto com seus clientes", reclamou Sweeney.

Lojas bem mais populares que a do Windows, como a Steam, da Valve, e a Origin, da EA, ficariam em grande desvantagem com as limitações impostas pela Microsoft.

  1. "A Microsoft está fazendo uma reestruturação de seu sistema operacional para beneficiar a sua própria loja, enquanto injustamente prejudica lojas concorrentes de aplicativos, bem como desenvolvedores e editores que distribuem jogos diretamente aos seus clientes", comentou o chefe da Epic.

Além das lojas de jogos como a Steam, o PC tem canais de distribuição de software bem estabelecidos e que são elementos importantes dos negócios de várias empresas, como a Adobe e seu Creative Cloud, a Blizzard e sua Battle.net e a Riot com seu próprio canal de distribuição do jogo League of Legends.

Sweeney acha que o UWP "pode, deve, precisa e irá morrer como resultado dos protestos da indústria", a não ser que a Microsoft se comprometa a abrir o sistema para todos.

A Epic Games nasceu com jogos de PC e foi parceira da Microsoft por muitos anos, tendo inclusive criado a franquia Gears of War, uma das mais importantes do Xbox 360.

Recentemente o chefe da divisão Xbox comentou que a criação do padrão UWP permitirá atualizar o hardware do Xbox continuamente, com aparelhos cada vez mais poderosos sendo lançados em pouco tempo e não mais nos longos ciclos de sete anos.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque