Humanos já guerreavam há mais de 10.000 anos atrás

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuc2NpZW5jZW5ld3Mub3JnL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvMjAxNi8wMS9tYWluL2FydGljbGVzLzAxMjAxNl9iYl9hbmNpZW50LXdhcmVmYXJlX2ZyZWUuanBn

Cientistas acharam ossadas datadas de até 10.500 anos atrás, mostrando que seres huamnos guerreavam já a muito tempo

Ao longo da borda de uma lagoa que secou-se no leste da África, os pesquisadores descobriram relíquias esqueléticos do mais antigo exemplo conhecido de guerra entre seres humanos.

Em um ataque planejado, os atacantes mataram 12 caçadores-coletores a cerca de 9500 a 10.500 anos atrás, diz a antropóloga biológa Marta Mirazon Lahr, da Universidade de Cambridge e colegas. Os esqueletos descobertos na Nataruk, um sitío localizado perto do Quênia Lake Turkana, mostram que os antigos caçadores-coletores eram capazes de ataques de grupo mortais, um precursor das formas mais complexas de guerra lançados por sociedades e nações, relatam os cientistas no estudo publicado na Science.

"Ataques letais por grupos concorrentes faziam parte da vida das comunidades de caçadores-coletores no momento do ataque Nataruk", diz Lahr.

O novo relatório acrescenta ao debate se a guerra realmente já estava embutada na humanidade já milhares de anos atrás ou se apareceu a pouco tempo (SN: 8/10/13, p. 10).

O relatório do Lahr acrescenta "é outro prego no caixão da falsa ideia de que bandas de caçadores-coletores móveis são pacifistas". A Evidência de invasão letal por muitos caçadores-coletores modernos, juntamente com as provas Nataruk, apoia a ideia de que as guerras entre seres humanos-coletores já tenham começado talvez a cerca de 60.000 anos atrás, Keeley argumenta.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque