Consoles: produtor comenta sobre as dificuldades em balancear a resolução e a taxa de FPS num jogo atual

#Notícia Publicado por LordeBatata, em .

IMAGEaHR0cDovL3MxMC5wb3N0aW1nLm9yZy9zZjZoajllM3QveGJveF9vbmVfdnNfcHM0XzFfdGZxNV8xOTIwLmpwZw==

Está na hora de falarmos um pouco mais sobre assuntos técnicos dos consoles da geração atual, e desta vez, vamos saber mais sobre o porque nem todos jogos tem uma resolução e taxa de FPS balanceados.

1080p e 60FPS não vem sendo o padrão nos jogos da geração atual de consoles; alguns rodam à 1080p e 30FPS, outros são executados à 900p e 60FPS. Claro, existem exceções, mas por que os desenvolvedores tem dificuldades para conseguir balancear essas duas coisas?

Se dermos uma olhada nas notícias que apareceram no início dessa geração, os desenvolvedores estavam contentes com o poder do hardware de cada plataforma, seja pela quantidade de memória, GPUs, ou qual outro motivo fosse, eles sempre estavam elogiando, mas o que aconteceu?

O site GamingBolt teve uma conversa com o TJ Wagner, diretor criativo da WarGaming, estúdio que está trabalhando em portar World of Tanks para o PlayStation 4, vamos ver o que ele disse sobre:

TJ Wagner

Isso acontece em toda geração. As máquinas são rápidas, podemos fazer o que quisermos, então, fazemos coisas mais complexas, colocamos mais texturas, polígonos, efeitos gráficos, melhor iluminação e graças a isso, acabamos dando de cara com os velhos problemas de performance.

O Wagner então falou sobre o seu jogo, que vai rodar à 1080p, 30FPS no console da Sony e aproveitou para usar ele de exemplo nesta questão:

TJ Wagner

O World of Tanks vai rodar à 30FPS, com tanques altamente detalhados, em mapas enormes e com explosões acontecendo toda hora. Se o jogo rodasse à 60FPS, teríamos que remover a destruição, usar uma física e efeitos gráficos simples. Isso acabaria afetando a sensação que a jogabilidade do game passa.

M.
M. #LordeBatata

"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."

, Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal