Veja os principais feedbacks de nossa pesquisa

#Artigo Publicado por kundunocz, em .

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvY2FwYS02NjB4MzMwLmpwZw==

Olá caros leitores e seguidores! O presente artigo dará continuidade a uma matéria que escrevemos há alguns dias a respeito do tópico: "Vantagens e Desvantagens de se ter um servidor nacional". Caso não tenham visto, cliquem no link abaixo e contextualizem-se. Nossa intenção é prosseguir com este assunto ressaltando os feedbacks da comunidade e aprofundando nossa pesquisa.

Discussão: Servidores nacionais ou internacionais?

O nosso foco agora é levar para as publicadoras brasileiras o feedback obtido na matéria da comunidade, para que assim eles possam apresentar propostas para a melhoria de tais problemas. A ideia é apresentar às publicadoras um questionário baseado nas principais reclamações e sugestões aqui presentes, para ouvir o que elas têm a dizer sobre como poderão lidar com tais problemas caso venham a publicar o Tree of Savior no Brasil.

As empresas em questão são as que detém a maioria dos jogos localizados no Brasil. Além disso, usamos como critério a presença destas nas redes sociais, o que classifica comunicação com sua comunidade. Tentamos encontrar outras empresas além das citadas ao final da matéria, mas algumas delas nem sequer deixaram resquícios, como a Gamemax, onde não pudemos nem ao menos encontrar o site da publicadora.

Deixaremos em aberto a maneira que as empresas responderão às nossas perguntas. A nossa expectativa é que nos surpreendam em como abordar a chegada de Tree of Savior no Brasil.

ATENÇÃO: Essa postagem possui conteúdo extenso e requer alguns minutos de sua atenção, caro leitor. É de extrema importância para nós todas as opiniões que forem dadas a respeito deste artigo com base na leitura completa do mesmo.

Iremos aqui ressaltar o que foi mais recorrente em relação a críticas e comentários sobre a comparação que fizemos entre distribuição nacional e internacional:

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvU21pdGUtJUMzJUE5LWVsb2dpYWRvLmpwZw==

Jogadores de Smite elogiam o serviço atual do game no Brasil

Essa parte decidimos colocar primeiro pois fomos surpreendidos por esse feedback dos seguidores. Nós da ToSBR estávamos atrás de comentários mistos que expõem principalmente as preocupações e as recomendações dos seguidores e nos deparamos com um número interessante de pessoas que comentaram a respeito de estarem gostando do serviço que está sendo oferecido de Smite aqui no Brasil (Publicado pela Level Up).

Para entendermos melhor o que isso significa, buscamos contato com a página Smite Players e eles felizmente aceitaram em comentar um pouco a respeito.

Segundo eles, Smite está sendo alvo de elogios por conta inúmeros conteúdos que a Hi-Rez em parceria com a Level Up estão trazendo, como a nova "skin" do deus Vamana Cangaceiro totalmente inspirado na cultura brasileira entre outras skins também inspiradas em nossa cultura, enriquecendo assim o amor e atenção que ambas empresas estão tendo com seu público. Smite e mais jogos tiveram também conteúdos extras especialmente brasileiros por conta do movimento "Long Ls2e the Chase", que comemora o fechamento súbito do jogo "Grand Chase", o que comoveu grande parte de seus jogadores.

Além disso, nos foi dito que a Hi-Rez está comprometida com qualquer que seja o servidor a trazer primordialmente a qualidade, não dando todos os holofotes aos lucros e sim à diversão dos jogadores. Por conta disso, todos os jogadores tem as chances de ganhar 50 gemas (moeda especial do jogo) todas as semanas ao completarem seu "attendance" para gastarem com o que bem entenderem e ainda mais que o jogo constantemente passa por limpezas e punições de jogadores que "intoxicam" o jogo, seja por usarem hacks ou serem outro tipo de empecilho.

Por fim, eles completaram dizendo que a Hi-Rez está dando uma atenção especial para o Brasil e que é uma empresa comunicativa e atenciosa.

Se vocês são jogadores de Smite BR, sintam-se livres para comentar o que vocês também estão achando do serviço do jogo aqui em nossas terras aqui em baixo na seção de comentários!

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvQ29tZW50JUMzJUExcmlvcy1taXN0b3MuanBn

omentários mistos a respeito da própria IMC Games publicar o game, mas a maioria aparentemente prefere comentar sobre publicadoras

Ao que tudo indica, a ideia e esperança de que a própria empresa IMC Games publique Tree of Savior no Brasil permanece, porém, não sendo o tipo de comentário que mais prevaleceu, como já tínhamos proposto no artigo. Por mais que a própria IMC trazer o jogo para esse país possa parecer uma boa ideia, existem alguns pontos que valem a pena serem citados, assim como comentamos nessa publicação. Leia um trecho do artigo:

Ao que tudo indica, a ideia e esperança de que a própria empresa IMC Games publique Tree of Savior no Brasil permanece, porém, não sendo o tipo de comentário que mais prevaleceu, como já tínhamos proposto no artigo. Por mais que a própria IMC trazer o jogo para esse país possa parecer uma boa ideia, existem alguns pontos que valem a pena serem citados, assim como comentamos nessa publicação. Leia um trecho do artigo:

Vale a pena citar que a IMC somente publicaria o jogo em tal país se não houvesse qualquer outra forma de isso acontecer por terceiros. Não há como negar que a empresa ainda é nova e ainda tem muito de aprender a respeito do mundo dos MMOs, já que ela possui apenas 3 titúlos em seu catálogo de MMOs. São eles: Granado Espada (Lançado em 2006, publicado por empresas como: K2 Network para os Estados Unidos e EuroGamez para a Europa) , Wolfknights, que ainda está em fase de testes e Tree of Savior, que ainda não foi lançado, mas possui já contrato com duas publicadoras (Changyou para China e Nexon para a Coreia do Sul)

O fato dela já ter assinado contratos com publicadoras comprova que ela têm confiança no trabalho das mesmas, porém todos sabemos que a IMC Games é uma empresa que dá um valor muito grande nas opiniões dos fãs, então sabemos que além da publicadora, a IMC Games também estará por dentro da comunidade ouvindo dicas e reclamações.

Por fim, um erro de pensamento muito grande que percebemos, foram alguns casos como a sugestão de empresas como a Blizzard, Riot e mesmo a Steam publicar o jogo.

Tanto a Riot como a Blizzard são produtoras com capital suficiente para publicar seus próprios jogos, seja a Blizzard por conta de seu recorrente sucesso com seus jogos desde a era 16-bit, consolidando seu império nos PCs, quanto a Riot com seus imensos financiamentos por mega empresas multinacionais como a Benchmark Capital e a Tecent. Ambas são focadas apenas em seus próprios jogos que já geram lucro o suficiente para suprir todas as necessidades da empresa, nunca tendo dado indícios de publicação de jogos de outras empresas.

O caso da Steam é um pouco diferente. A Steam é uma loja virtual que facilita tanto a venda como a disseminação de um jogo, seja ele online ou offline. Ela não dispõe de servidores e sim de serviços de venda, tanto que até mesmo seus próprios jogos (produzidos pela Valve, como Team Fortress e CS:GO) são disponibilizados por servidores da Valve. Tomem como exemplo o próprio Ragnarok Online 2, ele está presente na Steam, mas todo sistema é da WarpPortal, assim como os servidores.

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvRmFjaWxpZGFkZS1uYS1jb21wcmEtZGUtQ2FzaC5qcGc=

Fãs acreditam na facilidade da compra de CASH com o jogo sendo distribuído no Brasil, posto que nem todos possuem cartão internacional etc

Esse tópico é quase que auto-explicativo, posto que nem todas as pessoas possuem idade, renda ou qualquer que seja a situação, para ter um cartão internacional para esse tipo de uso. Ter um ou mais modos de pagamento para que o CASH seja adquirido dentro de território brasileiro por meios já conhecidos, como boletos, cartões de débito/crédito etc, facilitam e ajudam a mais jogadores adquirirem seus produtos.

Valendo ressaltar que em ambos os casos, temos cálculos e taxas de juros aplicadas aos valores, mas tendo meios nacionais de pagamentos, nos livramos do cálculo de conversão do dólar que geralmente se mantém mais caro, encarecendo os produtos comprados. Esse caso já irá variar se o dólar estiver em alto ou em baixo valor.

Algumas das preocupações que mais se destacaram em nosso ultimo artigo também foram:

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvU2lzdGVtYS1hbnRpLWhhY2suanBn

Sistema funcional contra programas maliciosos (hacks e bots)

Ao que tudo indica, esta tem se mostrado a preocupação mais alarmante da comunidade.

Grande parte dos jogadores sentem um grande desconforto em sua experiência de jogo, quando se deparam com pessoas má intencionadas usando programas externos para criar vantagens. É desanimador encontrar alguém que dispõe das mesmas capacidades, e mesmo assim escolhe utilizar de vantagem discrepante para beneficio próprio ou para prejudicar outrém.

É natural esperar que a desenvolvedora (junto à publicadora) procure a melhor solução para combater ou mesmo amenizar a presença de jogadores mal intencionados, seja com sistemas anti-hack/bots eficientes ou mesmo por parte da distribuidora que deve estabelecer uma forte presença ingame e que conduza investigações para punir tais jogadores, pois uma preocupação recorrente da comunidade é no caso de não possuir um sistema anti-hack eficiente, do qual ocasiona em uma infestação de jogadores tóxicos(compondo uma parcela significativa de hacks ou bots). Imaginar que exista uma maneira perfeita de combater hacks/bots é um pensamento utópico, visto que, da mesma maneira que os anti-hacks, os hacks/bots também irão se atualizar.

É muito importante que a comunidade dê suporte à publicadora, denunciando e acompanhando o bom funcionamento dos sistemas anti-hacks presentes no jogo. Este tipo de colaboração pode fazer toda a diferença na qualidade do serviço prestado pela publicadora, melhorando assim a experiência do jogador.

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvcGF5LXRvLXdpbi5qcGc=

Itens exclusivos de CASH que tornariam defasado/desbalanceado o gameplay entre players pagantes e não pagantes. (O famoso Pay to Win)

Outro tópico que teve todos os holofotes e sempre terá é o "Pay to Win", que nada mais é o modelo de jogo que causa mais desgosto aos jogadores brasileiros.

Basicamente, um jogo "Pay to Win" (ou "P2W") é um jogo em que, geralmente, se é livre para jogar (Free to Play), mas contém uma loja especial de Cash em que os itens podem ser adquiridos com dinheiro verdadeiro. O grande problema desses tais jogos é o fato de que, você é livre para jogar o quanto quiser, mas ao decorrer do tempo o próprio jogo acaba fazendo surgir a necessidade de comprar itens de Cash para que sua experiência não seja arruinada, seja por comprar itens inacessíveis por meios gratuitos, servidores especiais etc.

Muitos jogos hoje em dia infelizmente adotam um modelo "p2w" talvez pelo fato de precisarem recuperar mais rápido todo dinheiro investido na produção do jogo e, a partir do momento em que pessoas estão dispostas a pagar por isso, a economia do jogo está construída. É interessante citar alguns exemplos isolados onde os jogadores não se incomodam ou mesmo aceitam e aprovam o modelo, como na China. Os jogadores chineses não aparentam se importar em comprar itens pagos para melhorar sua experiência no jogo, o que nos remete a entender que nos diferentes países os modelos se modificam de acordo com a cultura de tal país, seja pelos baixos custos por conta da moeda chinesa ou pela facilidade que se tem de comprar seja o que for na China, o que é totalmente o contrário da situação que vemos aqui no Brasil. Já estamos cansados de saber que o modelo P2W não funciona por aqui, então cabe também aos jogadores mostrar para a desenvolvedora e publicadora como a economia do jogo deve se comportar para se manter estabilizada.

Exclusivamente, a decisão de ter itens de cash ou não é da desenvolvedora do jogo e ela estipula os valores iniciais de seus itens compráveis. Quando certo jogo passa a ter servidores espalhados pelo mundo por meio de publicadoras, os preços dos itens são discutidos internamente entre a desenvolvedora e a publicadora e eles estipulam um valor que seja adequado tanto para o bolso do usuário quanto para o lucro da publicadora e da desenvolvedora. Como a publicadora geralmente se encontra no país que pretende publicar e está ciente da cultura e da economia de tal país, é ela quem trata de discutir o preço convertido para a moeda de tal país e repassa os valores convertidos para a desenvolvedora, para juntas discutirem o preço final.

Esse assunto porém, ao que tudo indica é o que menos haverão preocupações por parte do serviço, já que o próprio criador do jogo (Hakkyu Kim) já citou várias vezes repudiar o sistema "P2W" e que está focado em proporcionar uma diversão justa e igualitária para todos os jogadores, seja para os que pagam e para os que não pagam.

IMAGEaHR0cDovL3RyZWVvZnNhdmlvcmJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvU3Vwb3J0ZS1hb3Mtam9nYWRvcmVzLmpwZw==

Suporte aos jogadores

Por fim, este é mais um grande pilar das reclamações que o público faz das publicadoras. O suporte falho é crítica recorrente entre a comunidade, seja por negligência, ineficiência ou quaisquer outros fatores.

É bom ressaltar que as empresas têm a obrigação, por lei, de ter um suporte ao usuário, mas a maneira em que funciona esse atendimento pode variar entre as empresas. E pesquisando mais a fundo sobre essas empresas que estamos propondo nesse artigo, em todas elas seus respectivos sites possuem sistemas de suporte ao usuário e FAQs, só não sabemos responder a fundo como cada uma trata seu sistema de atendimento de reclamações.

Por fim, concluímos dizendo que toda discussão que esse artigo gerar deve ser feita baseada na leitura minuciosa do mesmo.

Enviaremos emails para as publicadoras que citamos no começo da matéria com esse artigo e também faremos perguntas para elas a respeito dos tópicos aqui citados na esperança de que as que tiverem interessadas em publicar o jogo por aqui possam nos responder. Se conseguirmos o contato com algumas dessas empresas, um próximo artigo será feito cobrindo tudo que nos foi dito por elas.

As publicadoras para as quais enviaremos a matéria são as seguintes:

Hoplon Infotainment

Playspot

Level Up Games

OnGame

AeriaGames

Global Games

kundunocz
kundunocz
, Bauru, Sao Paulo, Brasil