Star Citizen: Dev ataca backers do jogo e sugere que são irrelevantes

#Artigo Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5naWFudGJvbWIuY29tL3VwbG9hZHMvc2NhbGVfc21hbGwvMS8xNjEzMS8yMzUxNjc2LTZoNnE1aDhzYzducGR0NjQ1M2lsLmpwZWc=

Ben Lesnick, gerente de comunidade, responsável pela comunicação da Cloud Imperium Games, empresa que lidera o desenvolvimento de Star Citizen, assim como assumindo importantes papéis no game design e no marketing, veio a público, por meio da ferramenta de Chat disponível no site oficial da CIG, responder a mais uma nova recente polêmica, causada por uma decisão da empresa de beneficiar e motivar subscriptions.

Conheça Ben Lesnick:

TXpqSkJIZHByN2c=

A polêmica foi causada por que foi oferecido aos assinantes com mais de 1 ano de assinatura, alguns itens exclusivos em uma Loja Online exclusiva para os mesmos, além da possibilidade de voarem com naves que não compraram, durante 24 horas, no módulo Arena Commander, pelo menos até antes da "release final" do jogo completo que deverá sair só em alguns anos.

A princípio, a idéia de prover estas assinaturas, seria uma forma adicional que os backers queriam, ainda durante a campanha de fundos original, para contribuir com o desenvolvimento, e a empresa afirma, que a idéia teria partido da comunidade.

Mas na época, frisou-se que os subscribers não teriam acesso a itens exclusivos e que todos estes seriam disponibilizados para todos os backers posteriormente. E principalmente, afirmou-se que nada seria in-game, e sim, apenas material "por trás das cenas", como uma revista chamada Jump Point, arte, ficção, entrevistas com desenvolvedores, possibilidades de questionar o CEO diretamente em webcasts, etc.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQud2lraWEubm9jb29raWUubmV0L19fY2IyMDEzMDkwNzAwMDc0Mi9zdGFyY2l0aXplbi9pbWFnZXMvdGh1bWIvZS9lMi9BY2Nlc3NfRGVuaWVkLlBORy8xMDAwcHgtQWNjZXNzX0RlbmllZC5QTkc=

Ao revelarem estas novidades e exclusividades, incluindo benefícios gameplay para os assinantes, a CIG desagradou não somente aos não assinantes, mas muitos dos próprios assinantes reclamaram que este não era o espírito, o sentido para o qual este método de aquisição de dinheiro foi criado.

Os fórums oficiais rapidamente foram infestados de threads com reclamações e discussões entre fãs que defendiam, e outros backers que achavam que a CIG não poderia contradizer sua palavra anterior, até para preservar a imagem por eles tanto vendida, de que "são diferentes de gananciosos publicadores" e que "só querem lançar o jogo que eles gostariam de jogar" e que "dinheiro não é importante", ainda mais agora, com o time já tendo adquirido uma quantidade de dinheiro, que segundo o próprio CEO da empresa, já representa no mínimo duas vezes o dinheiro para pagar o custo completo do jogo (visto que este custo é menor do que o de costume, já que não tem neste custo a divisão que há com publicadores/investidores).

Ben Lesnick, o gerente da comunidade e seus moderadores, trataram de censurar rapidamente os fórums, fechando as threads e banindo aqueles mais insatisfeitos de seus forums.

IMAGEaHR0cDovL2kxNjMucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90MzIwL2lzaHRtYWlsL1N0YXIlMjBDaXRpemVuL2JlbmhhbW1lci0xLmpwZw==

E recentemente, por meio da ferramenta que a CIG mantém para bate-papo entre a comunidade e desenvolvedores, ele fez a seguinte afirmação com relação ao ocorrido:

"Nós tivemos que lidar com hate nos forums, mas nós também vendemos 1000 assinaturas adicionais depois daquele segmento :)"

Resumindo, ele não só classificou aqueles clientes que estavam insatisfeitos com mais uma quebra de promessa por parte da empresa como Haters, mas também provocou aos mesmos, afirmando que apesar das críticas, eles venderam mais 1000 assinaturas após apresentarem as novidades.

Parece algo totalmente contraditório da visão que a empresa vende, fazendo parecer que são diferentes de publicadores focados em dinheiro, que colocam seus clientes em primeiro lugar, e, obviamente, um claro desrespeito a consumidores chateados que acreditaram no projeto, que provavelmente divulgaram o jogo positivamente para muitas pessoas, e quando ficaram desapontados por uma decisão da empresa, foram tratados como "haters" e, por que não dizer, "irrelevantes", chegando ao ponto até de serem banidos.

Afinal, eles não demonstram não precisar se preocupar com estas reclamações ou com pessoas que se sentem enganadas, pois "conseguiram mais 1000 assinaturas (ou mais)" mesmo assim.

MXBEMl9QYnZkZTQ=

O comentário parece pouco, mas juntando isso a todas as demais recentes atitudes da empresa, contrariando algumas promessas anteriores, desconsiderando o que foi dito para convencimento de seus backers iniciais, claramente, em nome de mais dinheiro, a cada dia, o marketing da CIG e suas estratégias de negócio ficam, de forma escancarada, cada vez mais em sintonia com as atitudes de empresas que eles tanto criticam abertamente por suas táticas e foco em lucro, como a Eletronic Arts e a Activision.

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,