Guia de compra de Headphones

#Artigo Publicado por WaIker, em .

Um guia para todos que pretendem comprar um Headphone

Tópico criado pelo usuário luki535 do fórum CdB ou leiker535 do forum Adrenaline

O Marketing

Primero vamos falar da coisa mais comum no mercado de som para games, e para músicas também, porém nem tanto.

Fones "gamers"

: Se você for num multiplayer de um jogo online, esses são os que você mais vai achar, fones com apelidos "gamer", "killer", "shocker" "blaster", e uma infinidade de nomes comerciais. Esses HP's não são tão bons quanto a maioria pensa, na verdade não são quase nada se ouvidos por um audiofilo, não estou desprezando a escolha de um comprador que comprou achando que o seu produto ia ser bom, alias se estou fazendo um tópico de ajuda sobre isso, é o contrário, estou alertando as pessoas de que esses fones não são tão fo#@# quanto pensam.

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci9nYW1lY29tLnBuZw==

Gamers leigos no assunto de som, procuram graves boomys, conforto, mic e uma certa qualidade de audio, que para quem nunca ouviu um sistema Hi-Fi(Alta fidelidade) vai ser muito bom num fone Gamer qualquer.

Como vai ser citado mais para frente, os graves que se precisa para jogar com uma boa qualidade, é um grave que não esconda outras frequências, não é um grave boomy, e sim um grave rápido e seco. O conforto é um item muito presente nos headphones Hi-fi também. A aparência, admito que não é tão boa quanto e bem trabalhada quanto nesses HP's gamers, porém na minha visão, eu não vou jogar ou ouvir músicas olhando para um espelho, e não vejo um campeonato ou uma lan-party como um desfile de moda, mas enfim, tem gente que gosta de se diferenciar. E quanto aos microfones, você pode comprar um microfone que gruda no fio, fazer um mod, ou comprar aqueles microfones de mesa que reproduzem até a conversa do vizinho.

Resumo

: Esses fones gamers e fones USB não compensam, no quesito custo/benefício, e não compensam para quem quer realmente um HP com uma boa qualidade para jogar e ouvir músicas.

Fones surround, ou 5.1 e 7.1

: Esses HP's são aqueles gamers que são denominados surround, como os kits 5.1 e 7.1. Porém perceba que tudo é ilusão, evidentemente o fone não vai ter 6 drivers(alto-falantes) e um mini subwoofer, não há espaço para isso. O som nesses Hp's, é emulado, normalmente na plaquinha de som USB que vem com eles, ela cria a ilusão de 7.1, ou 5.1. Esses HP tem as mesmas características "porcas" que os fones gamers comuns. Já tive um desses e posso comprovar. Esses 7.1 e 5.1 surround podem ser emulados numa placa de som comum, tanto da Creative quanto da Asus, quanto em um DAC externo, usando um fone estereo de qualidade.

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci9tZWdhbG9kb24tMS5wbmc=

Um som estereo, não vai produzir um som 2d sem direções e profundidade, um bom estereo de um AD700, DT880, HD650, etc. Vai reproduzir e muito melhor as direções do som, sua profundidade e seus detalhes.

Psyko 5.1 e outros 5.1 "reais"

- Queria falar sobre os famosos fones "5.1 reais", que tem 5 speakers diferentes e um "sub-woofer" para criar um som surround na sua cabeça, vamos lá:

Primeiramente veja quais os componentes mais necessitados e caros dos HP: Os speakers, que são os alto-falantes. Vamos pegar um fone da mesma faixa de preço de um 5.1 famoso, o Psyko, custa 200U$. Por esse mesmo preço conseguimos comprar um Sennheiser HD598, vejamos, ele tem 2 speakers, vamos supor que cada um dele custa 75 dólares para a fabricação, ficando assim 150U$ o resto fica para a carcaça, fios e lucro da fábrica. Agora vamos ver o Psyko, ele tem 6 speakers, se tivessem a mesma qualidade ou qualidade parecida com o Sennheiser a ponto de competir com ele, seu preço de 200U$ teria que subir para 450U$...

Para ficar 200U$ teriamos que cobrar mais ou menos 25U$ para cada speaker, ficando 150U$ + carcaça e afins e o lucro do fabricante(isso é estimado ok? Provavelmente eles devem subir muito o preço para obter o "lucro do fabricante"), isso sem contar a plaquinha de som offboard que vem com esse Headset.

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci9wc3lrby5wbmc=

Tudo bem que isso não é confirmado, mas é só para ter uma noção, e mesmo tendo uma placa hi-fi, placa de som não faz milagre, som não depende apenas da codificação(AMP e DAC), depende do aparelho que o reproduz também (que seriam os speakers, que no caso, são xing-ling). Se você não está satisfeito com o estéreo do seu HP, não compre um fone 5.1 por impulso, você vai jogar dinheiro no lixo, uma das soluções e pegar uma tecnologia encontrada nas placas da Asus(xonar), chamada Dolby Headphone. A Creative também tem mas a da Asus é melhor. Aqui vai uma explicação do nosso amigo SHAFT, comparando essa tecnologia com os fones True 5.1:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

Placas de Som

: Outro aspecto em que muitos se enganam, se você tem um onboard HD Audio, com um fone de 100 reais ou menos, e quer gastar 200 reais numa placa de som, saiba que a diferença será minima.

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci94b25hci5qcGc=

Placa de som não vai fazer milagre, vai ter muito mais diferença em trocar seu equipamento(Headphone), do que comprar uma placa de som offboard top de linha. Não compensa ter um SHP 2700 e querer comprar uma Xonar Essence ou uma X-fi Titanium HD, a diferença de uma xonar DS para uma Essence é minima. Placa de som deve ser uma das últimas coisas que se deve comprar.

Outras Marcas

:

Aqui vamos falar de outras marcas conhecidas por quase qualquer um, porém que seu custo/benefício é muito ruim.

Bose

: Os famosos Headphones da Bose! Não tão famosos no Brasil, mas se for para Europa ou principalmente os E.U.A , é o que você mais vai ver, sinceramente, quando fui la fiquei assustado com o monopolio da marca, eu cheguei a achar alto-falantes da Bose até em um parque, disfarçados no mato...

IMAGEaHR0cDovL25ld3MuY25ldC5jb20vaS9idG8vMjAwNzA4MTcvYm9zZS1xdWlldC1jb21mb3J0LTMuanBn

A principal característica dos HP da Bose é o isolamento, um pouco de soungstage e bastante grave, eles são bem bassy head.

Na verdade esses Headphones tem qualidade sim! Porém não se engane, o preço deles é o triplo do que valem, são muito Overpriced, então deixo aqui minha recomendação de não compra-los, pois com o preço deles você compra coisa muito melhor.

Skullcandy

: esses fazem muito sucesso em quem quer desfilar por ai, eles são bem bonitos e tem designs bem acabados.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy56ZGlzdHJpY3QuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDA3LzA4L3NrdWxsY2FuZHkuanBn

Em geral, eles não tem muita qualidade de som, e seu principal defeito é a durabilidade, quebram fácil demais. A qualidade de som em alguns deles acaba sendo extremamente porca, fora que o preço de alguns não vale o que custa.

Beats by Dr. Dre

: Outra marca que está fazendo muito sucesso no exterior, principalmente nos E.U.A, você vê vários artistas usando esses Headphones.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMS5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym46QU5kOUdjVFc5R0pxUDl5eXNyOEthV1JrZ3V6OHV5OWlUWFFhTEFOYzlRY2JGWGxLRkNwUnVRMms=

Como nos Bose, aqui o isolamento está muito presente, e presente até demais em alguns modelos, muita gente reclama do "vácuo" que ele cria na sua orelha. Os graves também são bem fortes, mas nada que incomode.

Eu tive a oportunidade de experimentar o modelo TOP deles, o Beats Studio, e eu gostei, porém quando perguntei ao lojista o preço dessa beleza, fiquei até ofendido, pagar U$350 num HP do nível do meu SRH440 (só que com mais bass e isolation) é jogar dinheiro no lixo, são absurdamente Over-priced's.

Tipos de Headphone

Aqui iremos introduzir os principais tipos de Headphones que basicamente são 2 e suas subdivisões, e vamos mostrar suas principais finalidades.

Headphones in-ear

: São os headphones portáteis, usados principalmente em dispositivos de música/vídeo portáteis, como Ipod, Zune, MP3 e celulares. Não vamos nos aprofundar nesse tipo de Headphone.

Headphones Full-sizes

: São os tipos que nos focaremos nesse tópico, não vou entrar em detalhes sobre as várias divisões que existem entre eles. Vamos dividi-los em headphones abertos e fechados, ou open-ear headphones e closed-ear headphones, respectivamente. Em geral esses headphones são os mais procurados quando se preza por qualidade, principalmente os que isolam o som.

Headphones open-ear

: Esses headphones são os mais indicados para quem quer um amplo soundstage com boa imagem e separação dos instrumentos/passos. Esses headphones tendem a ter um soundstage bem amplo com uma imersão muito boa, e com bastante "ar", com boa separação, com uma boa claridade e precisão, também tendem a ter mais presença de agudos, consequentemente mais detalhamanto do som. Porém eles não costumam ter muitos graves, os graves não marcam muita presença, permanecendo mais "oculto" na maioria deles .E por serem abertos, esses HP's costumam deixar o som vazar, deixando outras pessoas ouvir o que você escuta, e também quase não isolam o som, com um deles você vai poder ouvir tudo que se passa no ambiente em que está, então não são recomendados para quem quer um Headphone que isole o som externo, e não deixe vazar nenhum som para fora.

Esses HP's acabam sendo headphones "faz tudo", pois atendem bem as necessidades musicais e para games. Um ótimo exemplo desses headphones é o famoso AD700 tão recomendado aqui no fórum:

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci9hZDIucG5n

Headphones Closed-ear

: Esses são os mais procurados, os bons modelos destes isolam muito bem o som, não deixando ninguém ouvir o que você escuta, ou você ouvir o que está acontecendo no ambiente. O soundstage desses HP's não são muito bons, existem exceções, por exemplo o HD800, porém na maioria o soundstage não é amplo e nem tem muito "ar" neles. Por isso não são indicados para jogar. Esses costumam ter os aspectos dos abertos, porém com a presença de graves também, são indicados para ouvir apenas músicas, pela sua falta de soundstage, e indicados para serem usados com aparelhos portáteis como MP3 e Ipod pelo isolamento. Porém alguns podem criar um desconforto, pelo vácuo que eles fazem na sua orelha para isolar o som.

Exemplos desses HP's são: ATH M50, Denons D200, D500, etc. Shure SRH 840, srh 440 e por ai vai, exemplo:

IMAGEaHR0cDovL2k2MjcucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy90dDM1Ni9MdWtpU3RhbGtlci9tNTAucG5n

Headphones recomendados para games e músicas

:

Para compra no Brasil, lista do que eu recomendo

:

Até R$ 100,00

Phillips SHP2700 - closed

Phillips SHM 1900 - closed

Até R$ 200,00

Koss porta Pro - Cuidado com a pirataria. - open

Sennheiser HD201/202/437/205 - closeds

Grado SR60 - semi-open

AKG K 27i - semi-open

Até R$ 500,00

Grado SR80 - semi-open

Audio Technica ATH-AD500 - open

Denon 1001 - closed

Sennheiser 515 - open

Sennheiser 555

AKG K240 (melhor com amp)

Audio Technica ATH-AD700 - o mais recomendado

Shure 440

Baseado na lista original de Crookshank.

Para comprar no exterior

:

* = precisa de amplificação

Até U$ 100,00, open headphones

Audio Technica AD700

Sennheiser HD555

Sennheiser HD515

Audio Technica AD500

Grado Sr80i - semi-open

AKG K-240

Koss porta pro

Closed Headphones

JVC HARX700 - semi-open

JVC HARX900

Sennheiser HD201

Sennheiser HD202

Sennheiser HD212 pro

Shure SRH 440

Audio Technica A700

Audio Technica ATH ANC25

Sony xb700 - super bassy(muito grave)

Sony xb500 - idem

Até U$ 300,00, open headphones

Sennheiser HD595

Sennheiser HD558

Grado Sr225i - semi-open

Beyerdinamic DT880* - semi-open

Beyerdinamic DT990*

AKG K701*

AKG K702*

Sennheiser HD598

Sennheiser HD600*

Closed Headphones

Ultrasone Hfi-580

Shure SRH 840

Audio Technica M50

Audio Technica ATH ES7

Sennheiser HD 25-1 II

AIAIAI TMA-1

Denon AHD D2000* - não é tão necessário, mas com amplificação fica um verdadeiro monstro Denon AH-D1100* - idem.

Beyerdinamic DT770*

Outros fones para games

:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

Links úteis e onde comprar

:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

Onde comprar, no Brasil

:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

No exterior, para importação

:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

No exterior, para envio interno(quando for viajar, se tiver um parente no exterior, etc.)

:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

Atualizado com a segunda parte

Créditos:

Feito por: Leiker535 e Keoni.

Carlão 18cm
Carlão 18cm #WaIker