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A Microsoft implementará no Xbox One um programa que promete facilitar muito a vida dos desenvolvedores independentes, pois desde que eles sejam aceitos pelo ID@Xbox, poderão publicar seus jogos diretamente, sem depender de uma editora.
Até o momento, 32 empresas fazem parte da iniciativa, lista que inclui até mesmo a Crytek, mas há uma regra imposta pela Microsoft que tem incomodado alguns estúdios, que é a exigência do jogo não ter sido lançado anteriormente em outras plataformas.
A princípio imaginava-se que isso significaria que a empresa queria que os jogos aparecessem apenas no seu console, mas logo eles trataram de desmentir esta possibilidade e agora falam em discutir, caso-a-caso, a situação com as desenvolvedoras que assinaram contratos de exclusividade temporária com outras companhias.
Conforme explicou Sanatana Mishra, game designer da Witch Beam, isso fará com que o seu próximo jogo, o Assault Android Cactus, previsto para chegar ao PC no final de janeiro do ano que vem e logo depois no PS4, Vita e Wii U, tivesse que ser cancelado para o Xbox One, já que não conseguirá ficar pronto para ser lançado junto com as outras versões.
O problema neste caso é que eles não estão privilegiando esta ou aquela plataforma, apenas que o desenvolvimento para o videogame da Microsoft começou depois deles terem anunciado a possibilidade de auto publicação e como não possuem o tal contrato de exclusividade com a Sony ou a Valve, o que serviria como uma brecha, estão proibidos de disponibilizar o título na loja do videogame.
Com isso a fabricante evidentemente encontrou uma maneira de ter os jogos no Xbox One pelo menos no mesmo dia em que aparecerá em outros lugares, mas o tiro poderá sair pela culatra e mesmo com declarações de que eles estão muito mais flexíveis com os indies do que acontecia no Xbox 360, não se espante se alguns estúdios se afastarem do novo console.