Xperia Z Ultra e Z1 chegam acima dos 2 mil reais e com TV digital

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

O que a Sony quer? Neste artigo, você confere os destaques da conversa que tive com o gerente de produto da Sony Mobile Brasil, Joe Takata, na qual falamos sobre o preço dos smartphones premium que chegam agora ao país, TV Digital, Android, Copa do Mundo e mais.

IMAGEaHR0cDovL2ZzMDEuYW5kcm9pZHBpdC5pbmZvL3VzZXJmaWxlcy8xNzk5NDc0L2ltYWdlL0NhbWlsYS9Tb255LU1vYmlsZS1icmFzaWwuSlBH

Em uma conexão Brasil/Alemanha, na tarde da última de sexta-feira (13), conversei via skype com o Joe Takata. Primeiro trocamos o cordial "olá" e depois percebemos que estávamos em situações contrárias: ele, no inverno do Brasil com sensação de calor e eu, no verão da Alemanha com a sensação de frio. Nesta tarde, fiquei sabendo um pouco mais sobre os planos da Sony para o próximo trimestre no país, os quais você confere abaixo.

Xperia Z Ultra e Z1 chegam acima dos 2 mil reais e com TV digital

No mês que vem, os brasileiros verão as cores do Xperia Z Ultra e do Xperia Z1. Ambos os aparelho contarão com um recurso muito comum em smartphones low-end e mid-range: a TV Digital. Convenhamos que tanto o Z Ultra quanto o Z1 trazem um display que pode oferecer uma excelente experiência visual aos usuários, entretanto, ainda me pergunto se o público premium tem interesse neste tipo de função. Além disso, a cobertura da televisão digital abrange apenas as capitais e cidades satélites.

Takata não pode antecipar o preço exato que os dois dispositivos high-end terão em terras tupiniquins, mas adiantou que chegarão acima dos R$2,000.

Copa do Mundo de 2014

Quando o Xperia Z Ultra chegou na redação do AndroidPIT, um símbolo na caixa chamou a atenção. Tratava-se do logo da Copa do Mundo de 2014. Como todos sabem, o Brasil é sede do torneio e a Sony é uma das patrocinadoras oficiais. Por isso, prepare-se, pois certamente choverá publicidade em cima de você.

IMAGEaHR0cDovL2ZzMDIuYW5kcm9pZHBpdC5pbmZvL3VzZXJmaWxlcy8xNzk5NDc0L2ltYWdlL0NhbWlsYS9Tb255LW1vYmlsZS1icmFzaWwtY29wYS0yMDE0LWxvZ28uSlBH

Joguei verde, mas não colhi nada do Takata com relação ao dispositivo carro-chefe da Copa de 2014. Em troca, fiquei sabendo sobre algumas promoções institucionais e fui metralhada com aquela conversa de marketing envolvendo as maravilhas dos recursos da TV Digital nos smartphones premium da japonesa para a época dos jogos.

Atualizações Android

A Sony pecou em atualizações no passado. Porém, parece que reavaliou as suas prioridades e vem entregando as recentes atualizações do software da Google. Ainda não estamos falando sobre a versão Android 4.3, mas a Jelly Bean já roda em quase todos (senão todos) os dispositivos do portfólio da empresa em 2013.

Apesar de Joe Takata e da Assessoria da Sony ainda não terem confirmado a atualização de alguns dos seus dispositivos, segundo o blog Sony Xperia, o Xperia J recebeu a atualização na primeira quinzena de junho deste ano; já o Xperia E dual, no final do mesmo mês.

Além disso, já é público que os dispositivos premium da fabricante receberão o update para as versões Android 4.2 e 4.3. Entretanto, sabemos que no Brasil o buraco (das atualizações) é mais embaixo. Segundo o gerente de produto da Sony, isso acontece por causa de um somatório de fatores: software, hardware, operadoras, a própria fabricante e parceiros. Na minha opinião, a questão envolve muito mais interesses mercadológicos que diferenças entre chipsets.

Espero que a grande mudança envolvendo a fragmentação do OS da Google possa estar no Android 4.4 KitKat, caso torne viável a disponibilidade e a compatibilidade do novo firmware para smartphones mais antigos.

A Sony no mercado nacional

Em recente pesquisa da empresa StatCounter, sobre o ranking das fabricantes por país no mês de agosto, o Brasil mostrou-se terrítório da Samsung, que ficou com 36,18% do mercado mobile nacional. Enquanto a Sony, apenas 1,74%. Quando mencionei esta pesquisa, Takata foi taxativo: "A Sony deixou de lado os featurephones há muito tempo". Além disso, rebateu dizendo que a Samsung oferece smartphones em todas as faixas de preço - o que é uma grande verdade.

Porém, os executivos da Sony parecem ter vindo com uma outra mentalidade em 2013.

Informações da assessoria de imprensa da Sony revelam que a empresa colocou três vezes mais aparelhos no mercado nacional e que já sente os resultados desta estratégia em números:

Neste último trimestre, a receita do grupo Sony mundial aumentou 14%, em grande parte por causa de um aumento significativo nas vendas unitárias de smartphones: movimentamos cerca de 9,6 milhões no mercado de smartphones mundial neste 1 º trimestre versus 7,4 milhões no mesmo período do ano passado. No Brasil, a Sony Mobile triplicou o seu portfólio em 2013 com relação ao ano anterior. O mesmo crescimento foi registrado nas vendas. Resultado de uma estratégia mais competitiva no mercado nacional.

A Sony quer uma parte maior do mercado mobile nacional!

Depois desta conversa, posso dizer que a Sony quer uma parte maior do mercado mobile nacional ainda neste ano. Ok, você pode estar pensando que esta conclusão é bastante óbvia já que estamos falando de uma empresa do porte da Sony. Agora, se avaliarmos o fato de que a fabricante triplicou em 2013 o seu portfólio em relação ao ano de 2012, você acaba se perguntado o que a Sony queria no ano passado, certo?

Xperia E dual, Xperia J, Xperia M, Xperia SP, Xperia ZQ, Xperia Z Tablet, Xperia Z Ultra e Xperia Z1 são alguns dos dispositivos que a Sony Mobile Brasil conseguiu trazer ao mercado nacional em 2013. O Z1 é o atual carro-chefe da japonesa e será colocado mundialmente no varejo em outubro. Assim, depois de muito tempo os usuários da Sony poderão contar com um flagship sendo entregre em "tempo real" e não apenas quando já se tornou segunda mão em outros mercados.

A Sony Mobile passou a fabricar apenas smartphones no país em 2012. O que leva a crer que os custos de fabricação já não devem ser assim tão altos. Levando isso em consideração e o fato de que a empresa está levando a sério o gosto dos consumidores brasileiros (ex.: TV Digital), acredito que podemos esperar uma adoção maior dos smartphones Android da Sony pelos brasileiros.

O que você me diz: oferecendo tecnologia de ponta, a Sony consequentemente irá abocanhar uma fatia maior do mercado mobile ou ainda é muito difícil concorrer com gigantes como a Samsung e a Apple no Brasil? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,