Masahiro Sakurai diz que acha as histórias nos jogos atuais geralmente chatas e inconvenientes
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Em entrevista concedida à revista japonesa Famitsu, Masahiro Sakurai, conhecido pela criação de Kirby, da série de games de luta Super Smash Bros. e também de Kid Icarus: Uprising (3DS), declarou que acha as histórias dos jogos atuais chatas na maioria das vezes. Ele chega a questionar o papel das histórias nos games, pois acredita que em muitos casos ela é desnecessária ou prejudica o desenrolar do jogo, forçando o jogador a assistir sequências por vezes entediantes. Em Kid Icarus: Uprising, ele chegou a escrever toda a história do jogo sozinho para garantir que ela não atrapalhasse o ritmo frenético do jogo, considerando que a jogabilidade é focada na maior parte do tempo em batalhas e tiroteios no ar. Leiam abaixo a opinião de Sakurai sobre o papel da história nos games.
Eu só quero aproveitar o jogo e acho que sou intolerante a respeito de aspectos que me impeçam de fazer isso. Eu posso gostar de histórias em outras formas de mídia; mas eu quero o jogo para poder jogá-lo."
Ele chega a mencionar que em alguns jogos de RPG o personagem que o jogador está desenvolvendo acaba morrendo ou deixa a equipe pelo bem da história. Para Sakurai, isso funciona como uma espécie de punição ao jogador sem que ele tenha cometido qualquer engano, somente para que a história pudesse ter continuidade, e ele considera isso errado.
A declaração de Sakurai certamente vai deixar aliviados os fãs de Smash Bros., pois é praticamente uma garantia de que os novos jogos da série para Wii U e 3DS vão manter o ritmo de sempre, sem recorrer a histórias que entediem quem está jogando ou quebrem o ritmo da ação e pancadaria. Você concorda com o que ele disse sobre a história dos games atuais ser geralmente maçante, e que os games precisam encontrar seu próprio jeito de contar histórias, respeitando primeiramente a jogabilidade? Comente, leitor(a).