E quando o Kinect não é suficiente?

#Notícia Publicado por Tepig, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lc2NpYS5uZXQuYnIvZWNvbW1lcmNlX3NpdGUvYXJxdWl2b3M1MTUyL2FycXVpdm9zLzEzMTQ2NDU0MDVfMi5qcGc=

A interface melhora, processadores vão e voltam e muitos outros componentes que fazem parte dos videogames são alterados. Mas dentre esses componentes, ainda há um fator que continua firme e forte: os joysticks. Nessa última geração, nossos queridos "controlinhos" sofreram uma grande ameaça dos sensores de movimento. Falando do X360, temos o Kinect especificamente. Mas, qual é o próximo passo?

[t1=13pts]Enterrando os botões[/t1]

Quando o Kinect foi anunciado, muitos temeram pelo fim dos botões. Enquanto gamers hardcore xingavam o aparelho, previsões furadas diziam que os gamepads sumiriam de nossas vidas. Entre erros e acertos, o Kinect se concretizou como uma maneira alternativa de usufruir de um jogo. Enquanto muitos jogadores simplesmente não se adaptaram ao aparelho, boa parte da culpa é da (falta de) precisão dos sensores. Ele realmente possui uma interface poderosa, mas ainda é bem rudimentar quando começamos a pensar um pouco mais fundo. Até onde poderemos enviar informações ao videogame? E o que mais ele pode fazer com isso?

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZXN0cnVjdG9pZC5jb20vZWxlcGhhbnQvdWwvMzYwNjktNTUweC1pbWFnZTAxMC5qcGc=

Os componentes que captam nossos sentidos são os sensores, que existem nas

mais diversas formas. Seja ele uma câmera, microfone ou tela touchscreen, eles

estão presentes em nossas vidas há mais tempo do que se imagina.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ibG9nLnRlbGVjb21mdXR1cmVjZW50cmUuaXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL2ZpbGVzLzIwMTEvMTAvc2Vuc29yc19yZWZlcmVuY2UuanBn

[t1=13pts]Melhorando a precisão[/t1]

Um dos grandes problemas do kinect seria a falta de sensibilidade para captar movimentos menos bruscos, como o mover dos dedos. Para compensar isso, existem linhas de pesquisa que procuram acabar com essa deficiência. Por exemplo, os Digits. A ideia é bem simples. Assim como o Kinect usa uma câmera para enxergar os movimentos do nosso corpo, essa pulseira possui uma câmera apontando para os dedos, e raios infravermelhos sendo captados por ela. No vídeo abaixo é possível ver um teste no qual o usuário joga um game de luta:

VG0ySXVWZk5FR2s=

A câmera atual do kinect é VGA, e captura as imagens com uma resolução de 640×480 pixels, algo claramente aquém das nossas câmeras atuais, mesmo para um smartphone. O próximo modelo com certeza trará uma câmera mais poderosa, capaz de identificar seus olhos e lábios.

[t1=13pts]O que o futuro nos reserva?[/t1]

Apesar de o X360 já estar sete anos rodando na praça, o aparelho ainda terá algum tempo de sobrevida. Enquanto a próxima geração não chega, deixe nos comentários sua sugestão com o que falta pra deixar o Kinect "completo".

Tepig
Tepig
Publicações em Destaque