Superlua: Maior lua de 2012 aparece hoje [Atualizado]

#Notícia Publicado por Andersoad, em .

A maior e mais brilhante lua cheia do ano será nesse sábado, quando o satélite da Terra passará mais perto que o usual do planeta. É a chamada superlua, fenômeno que em 2012 só vai ocorrer neste sábado (05), quando o satélite vai passar cerca de 357 mil quilômetros de distância da Terra - 24.600 quilômetros mais perto que a média.

IMAGEaHR0cDovL3BsYW5ldHd0Zi5pbmZvL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzAzL3N1cGVyLWx1YS5qcGc=

De acordo com Geoff Chester do Observatório Naval Americano, a proximidade fará com que a Lua pareça estar 14% maior. "A diferença aparente é tão pequena que será muito difícil de detectá-la a olhos nus", disse. A distância da Lua com a Terra varia por causa da órbita elíptica da Lua ao redor do planeta.

Como qualquer outra lua cheia, a superlua parecerá maior quando estiver perto do horizonte, por causa da ilusão de ótica.À 0h33, o fenômeno alcança seu auge e, à 0h35, a Lua deve aparecer cheia no céu. "A superlua trará marés fora do comum por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra, mas o efeito será modesto", disse Chester.

Atualização...

Além da Lua, Marte, Saturno e Vênus poderão ser vistos a olho nu. Logo após o ocaso, o primeiro, com sua cor vermelha, estará bem alto no céu. O segundo maior planeta do Sistema Solar aparecerá com um brilho marrom próximo do horizonte leste. Já o nosso outro vizinho tem forte brilho prata e poderá ser observado no horizonte oeste.

Andersoad
Andersoad
, Curitiba, Parana, Brasil