Compartilhamento ou Pirataria?

#Notícia Publicado por Heliomoura, em .

Com o advento da internet e a globalização está cada vez mais fácil o acesso a conteúdo de nosso interesse. Por exemplo, hoje podemos facilmente "baixar" na net episódios de nossos seriados, animes, filmes, softwares, livros, quadrinhos, música e o que mais for possível disponibilizar pela rede.Para isso é necessário, internet ou pen drive e um espaço razoável no seu HD para que o compartilhamento ou pirataria começar. Todavia como podemos destinguir entre um compartilhamento "camarada" de um ato inconsequente de pirataria? Mas vamos refletir. O que impede de que você compre um conteúdo original, em qualquer tipo de mídia, e disponibilize para alguém? Seria este um ato de pirataria? muitas pessoas falam que pelo simples fato de você quebrar a proteção da mídia, geralmente encontradas em CDs e DVDs, estaria comentendo um ato ilícito; mas se você quiser realizar um backup para conservar os dados não pode? É difícil classificar, no entanto iremos comentar alguns pontos no mínimo interessante para complementar o assunto.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzIwLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjAvOTkyMy9waXJhdGFyaWEuanBn

A Xerox, seria uma grande empresa pirata? Afinal quantos e quantos livros foram, digamos pirateados, usando seu sistema?

O filme tropa de elite, você goste ou não e não tirando o mérito de sua produção, será que teria batido o record nacional de público de todos os tempos em sua segunda versão se não fosse a divulgação massiva por ambulantes e outros na primeira versão?

A indústria de informática teria alcançado tanto sucesso assim, se tivéssemos que pagar por um caro sistema operacional ou então todos os softwares que fazem parte de nosso dia a dia?

Muitas empresas, de HD e mídias (CD/DVD), teriam as suas vendas aumentadas em quase 1000% em 10 anos, se não fosse esse movimento?

Não existe um definição concreta sobre o assunto, sendo uma questão conceitual demais para englobarmos nos vários povos do planeta, considerando diversos modos de organização e pensamento.

Na minha opinião, um grande agravador é o custo, pois poucas pessoas tem recursos para bancar, por exemplo, um jogo, que na sua grande maioria é a metade de nosso salário mínimo, e empresas se recusam a diminuir os seus lucros, pois o foco não é o cliente e sim o lucro para seus acionistas; claro lembrando também a alta carga tributária que corrobora para o mesmo fim.

Muitos pontos deste texto você pode não concordar, todavia isso é parte da democracia onde todos tem sua opinião, então, se desejar, deixe o seu comentário abaixo.

Helio
Helio #Heliomoura
, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,