The Matrix: Path of Neo - Você é o escolhido

#Notícia Publicado por BT_Klevim, em .

Você é o escolhido

A maioria dos fãs de Matrix se decepcionou com Enter the Matrix. Apesar da promessa de um jogo fiel, que complementava o enredo do filme, apresentando uma jogabilidade ampla e gráficos surpreendentes, Enter the Matrix foi vítima da produção apressada, falta de tempo e mau relacionamento entre criadores e programadores. Mesmo com todos os problemas, o título teve uma boa vendagem e foi suficiente para dar uma segunda chance à Shiny, que desta vez decidiu ouvir os jogadores e fazer um algo baseado em Neo, o protagonista dos filmes.

Neo não morreu

O desenvolvimento de mais de um ano e meio de Path of Neo já nos mostra o quão minucioso está sendo o trabalho da equipe de criação e programação. A intenção dos diretores é recriar todas as cenas-chave da trilogia e dar a oportunidade do jogador vivenciá-las, ou até mesmo mudar o rumo daquilo que foi visto no cinema. Se no filme Neo falha em alguns momentos, ele não necessariamente falhará no jogo. Os irmãos Wachowski, criadores da trilogia, estão trabalhando diretamente no projeto, garantindo a fidelidade à franquia. Além disso, serão inclusas novas cenas, lutas e elementos que não puderam fazer parte dos filmes, dando assim um ar de novidade a tudo. E se você ficou descontente com o final da trilogia, saiba que o game terá um fechamento completamente diferente, que promete surpreender a todos.

O jogo começa invadindo o sonho de Neo, que tira um cochilo em frente ao seu computador. Instantaneamente você deve enfrentar dezenas de inimigos na famosa cena do salão de entrada do primeiro Matrix. Calma aí, o jogo mal começa e já pula para esta cena?. Na verdade, tudo não passa de uma premonição, e o nível de dificuldade se ajustará de acordo com o sucesso do jogador nesta batalha. A partir daí, os eventos vão se sucedendo cronologicamente.

Segundo o fundador da Shiny, David Perry, "o sistema de batalha é muito parecido com o de God of War". Os combos terão um papel importante, pois é através deles que o jogador sentirá o verdadeiro poder de Neo. Todos os movimentos realizados por ele no filme, até mesmo os menos conhecidos, estarão aqui. Para adquirir os golpes mais avançados, só é preciso evoluir através de uma árvore de habilidades, seguindo um esquema pseudo-RPG. Esteja pronto para curvar-se para trás e desviar de projéteis, correr em superfícies verticais, dar saltos mortais, invadir o corpo do inimigo explodindo-o por dentro e até mesmo voar, tudo isso com direito a fantásticos efeitos de câmera lenta. Posteriormente, Neo ganhará a habilidade de enxergar o mundo através do código da Matrix, que poderá revelar diversos segredos e objetos interativos.

Diversos coreógrafos e artistas marciais estão trabalhando em Path of Neo para assegurar o realismo das batalhas. O jogador poderá aprender até sete diferentes estilos de artes marciais, os quais deverão ser treinados no Dojo, em confrontos com Morpheus ou dezenas de outros oponentes. Muitas armas também estarão presentes no jogo, entre elas armas de fogo como fuzis, metralhadoras e pistolas, e também armas de alcance curto como katanas, nunchakos e adagas. Trinity e outros personagens que participam da jornada de Neo no filme estarão presentes no jogo, não só nos momentos de diálogo, mas também nas batalhas, auxiliando o jogador.

Enfrente todos os Smiths

Serão 48 níveis diferentes, todos extremamente bem modelados, apresentando detalhes que os cenários dos filmes traziam. As famosas cenas do metrô, saguão, estacionamento, o salão do Merovíngio, enfim, todos os ambientes filmados estarão presentes aqui, até mesmo alguns cenários vindos diretamente de Animatrix e outros completamente novos. A Shiny está caprichando não só no detalhamento gráfico, mas também no nível de destruição dos cenários. Tudo é altamente destrutível, desde paredes e pilastras a objetos menores, como garrafas, cadeiras, extintores de incêndio etc. Depois de enfrentar centenas (ou quem sabe milhares) de inimigos em um só ambiente, você verá o estrago causado.

Desde o inicio do projeto, a Shiny se preocupou na amplitude dos cenários e na quantidade de inimigos que o jogador deveria enfrentar simultaneamente. Após muito trabalho, os programadores foram capazes de desenvolver um sistema que permite até 1500 personagens em movimento sejam colocados na tela, ao mesmo tempo. David Perry afirma que mesmo com a vasta quantidade de personagens, o jogo continua fluindo perfeitamente, sem queda de Frame Rate e sem perda de qualidade gráfica. Talvez precisemos jogar a cena da luta contra os milhares de Smiths para constatarmos sua afirmação. Não que isso seja ceticismo, mas nem mesmo os projetos mais ambiciosos conseguiram aliar perfeitamente o dilema do detalhamento gráfico à quantidade absurda de elementos na tela " alguém se lembra dos modelos quadrados de State of Emergency?

Pelo menos, através do material liberado até o momento, podemos ver que Path of Neo será um dos mais belos jogos já lançados para o PS2, ou até mesmo para Xbox, devido à sua gama de elementos que amplificam o potencial gráfico do game. A tecnologia Normal Mapping permitirá que texturas não se limitem a simples planos em 2D " possibilitando que os blocos de uma parede tenham profundidade e sejam visíveis ou que existam dobras realistas nas roupas dos personagens. A Engine física Havok 2 foi implementada pela própria equipe que a desenvolveu. Iluminação volumétrica, efeitos de luz e sombras projetadas e reflexos realistas irão compor o potencial gráfico do jogo. Não se surpreenda se vir seu PS2 reproduzindo gráficos que você jamais esperaria de seu processador.

Parece que esta será a resposta final da Shiny, para seu jogo anterior. Tudo aquilo que gostariam de fazer em Enter the Matrix está presente em Matrix: Path of Neo. Os jogadores poderão finalmente realizar o sonho de ser o protagonista de uma das maiores aventuras do cinema atual, e ainda ter o controle de certos eventos que poderão divergir da trilogia. Não se deixe enganar: Path of Neo tem tudo para ser não só o melhor game de Matrix já feito, mas um dos melhores do ano.

Developer: Shiny Entertainment Publisher: Atari Gênero: ação em terceira-pessoa Lançamento: 15 de novembro de 2005

BT_Klevim
BT_Klevim
, Araçatuba, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque