Análise - TEVI ( Nintendo Switch )

Análise - TEVI ( Nintendo Switch )

Uma Jornada pelo Mundo de Az
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Desenvolvido pela CreSpirit em parceria com Ein Lee, TEVI é um metroidvania bullet hell que atualmente se destaca nesse cenário oferecendo uma experiência incrível e cheia de ação.

A versão que irei analisar será a de Nintendo Switch - V1.0.3 e ela foi me cedida pelo Jesús Fabre.

Para quem quiser ver também uma análise versão Steam siga este link > Análise - TEVI: Um metroidvania bullet-hell turbinado com esteroides!

Mundo de Az e Protagonista

TEVI se passa no mundo diversificado de Az, habitado por humanos, beastkins (híbridos de humanos e animais) e magitech (seres mecânicos). A história gira em torno de Tevi, uma jovem engenheira em busca de tesouros, enquanto enfrenta desafios e forma laços com suas duas companheiras Celine e Sable.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101473.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101474.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101476.jpg

Exploração e Combate em 2D

No estilo tradicional de metroidvania, TEVI oferece uma experiência de jogo dividida em cenários interligados, proporcionando grande liberdade de exploração, cheio de passagens secretas, lugares que inicialmente não podemos ir e caminhos diferentes que muitas vezes te levam ao mesmo lugar. Devo admitir que essa liberdade de exploração pode ser um pouco desafiadora para novatos nesse estilo de jogo, mas quando pegamos o jeito vemos que o jogo se torna organizado e fácil de entender.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101475.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101477.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101478.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101479.jpg

E junto com a dinâmica de uma exploração, a Tevi em seu caminho deve enfrentar diversos inimigos diferentes, utilizando suas habilidades de curta e média distância, junto a sua mobilidade para escapar de diversos tipos de ataques dos inimigos.

No jogo a Tevi pode atacar a curta distância com a sua adaga, dando diversos combos diferentes e também ela pode atirar projéteis com as suas duas orbes que na verdade são suas amigas Celine e Sable.

Aqui todos os inimigos possuem dinâmicas diferentes, alguns podem ser eliminados facilmente só atacando, outros temos que esperar o primeiro ataque dele para contra atacar sem levar dano, enfim cada inimigo possui a sua particularidade. E muitas vezes diversos inimigos se juntam para te atacar, então nessas partes se torna difícil não levar algum tipo dano, porém dificilmente morremos para esse inimigos padrão.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101480.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101482.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101483.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101484.jpgA progressão da Tevi é feita através do progresso da campanha, derrotando chefes e explorando novas áreas. Normalmente alguns chefes irão dropar alguns Sigils especiais que irão ajudar, e pelos mapas encontramos itens de efeitos permanentes que vão deixando a Tevi mais forte.

Um dos aspectos diferente desse jogo é o sistema de Sigils, pequenos selos equipáveis que concedem bônus ao jogador. Com um custo de EP associado, os Sigils incentivam a experimentação, permitindo aos jogadores criar loadouts específicos para diferentes desafios.

Ação Bullet Hell e Desafios

TEVI não só segue a tradição dos metroidvanias, mas também incorpora elementos de bullet hell, proporcionando combates intensos e desafiadores, especialmente contra chefes. A alta dificuldade é compensada pela jogabilidade responsiva e pela variedade de combos e recursos disponíveis.

Traduzindo, nas batalhas contra os chefes não adianta bater loucamente, aqui devemos saber hora certa de investir, pular, recuar e atirar. E a cada novo chefe, mais complexas ficam as lutas se tornando um jogo onde a pressa sempre será o inimigo da perfeição.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101481.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101490.jpgFelizmente para os novatos desse estilo de game, é possível ajustar a dificuldade visitando a casa da protagonista. O bom é que existem mais de 8 níveis de dificuldade, desde o passeio no parquinho onde você pode ficar atacando o boss de qualquer jeito, até o nível Profissional onde uma luta contra um boss pode demorar mais 30 minutos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101485.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101486.jpg

Conteúdo Abundante e Qualidade Técnica

O jogo destaca-se pela quantidade de conteúdo, superando a média de outras metroidvanias.

Os visuais são uma mescla de anime e pixel art que vêm acompanhados por uma ótima trilha sonora.

E o port para o Switch foi muito bem feito, funcionando perfeitamente tanto no portátil quanto no modo dock. Aqui em todo o jogo, não presenciei nenhum tipo de falha, lentidão ou bugs aparentes.

Narrativa Profunda e Personagens Cativantes

Além da ação, TEVI oferece uma boa narrativa. A interação entre Tevi, Celine e Sable é crucial para a trama, enquanto os diálogos são reforçados pela atuação de voz em japonês, proporcionando uma experiência mais imersiva.

Pena que o jogo não conta com legendas em portugues, o que pode ser muito frustrante para os brasileiros.

Tirando isso o jogo é relativamente fácil de entender, se prestarmos a atenção no que está acontecendo conseguimos progredir no jogo sem muito esforço.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101487.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101488.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/102/tevi-101489.jpg

Conclusão

Em um mercado repleto de metroidvanias, TEVI se destaca pela qualidade de seus elementos, diversidade de conteúdo e boa adaptação para o Switch. Realmente esse é um dos melhores metroidvanias / bullet hell de 2023.

TEVI já está disponível no PC e Nintendo Switch e será lançado posteriormente no PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Links para comprar o jogo

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8yMjMwNjUw

  1. Nintendo Switch: TEVI = R$189

Nota referente a versão de Nintendo Switch

9.0
thumb_up
Nota
Realmente esse é um dos melhores metroidvanias / bullet hell de 2023.
Prós
  1. Ótimo desempenho.
  2. Jogabilidade fluida e responsiva.
  3. Pixel art de alta qualidade.
  4. Vários níveis de dificuldade.
  5. Jogo livre de Bugs.
  6. Diversas horas de conteudo.
Contras
  1. Sem suporte ao idioma Português.
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque