Estudo mostra que apenas 13% dos jogos clássicos já lançados ainda estão disponíveis no mercado
A fundação Amazing Video Game History realizou recentemente um estudo a respeito da disponibilidade de jogos clássicos no mercado atual e o resultado claramente ficou bem abaixo do esperado.
De acordo com o estudo, atualmente 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos já estão fora de circulação. Para a fundação, esse número alto prova que é preciso repensar a forma que os jogos são comercializados para termos uma melhor preservação.
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No entanto, isso não é amplamente conhecido fora da comunidade de jogos e não é fácil de provar. Do lado de fora, certamente não parece haver um problema. Você pode ligar seu Switch e obter Super Mario Bros. e Pac-Man. Você pode comprar uma nova cópia do Final Fantasy VII para praticamente todas as plataformas. Certamente existe um mercado para relançamentos de jogos clássicos e, no que diz respeito à indústria de jogos, os negócios estão crescendo.
O fato de jogos clássicos não estarem disponíveis pode não parecer um grande problema para muitos, mas traz grandes implicações na forma de preservação de jogos e também uma reforma necessária nos direitos autorais.
Desde 2012 diversos museus, arquivos e livrarias vêm tentando conseguir exceção com o escritório de direitos autorais dos EUA, para poderem preservar os jogos sem quebra de direitos. Infelizmente a indústria vem apresentando resistência a isso, argumentando que já existe um mercado ativo de jogos clássicos.
Por que esses jogos não são relançados?
Além dos problemas técnicos em adaptar os jogos para plataformas atuais e também a questão de licenciamento, há também o grande interesse do público. De acordo com o Amazing Video Game History, o console para o qual o jogo foi originalmente relançado possui muito peso na hora de receber um relançamento.
O Amazing Video Game History criou um gráfico com os três tipos diferentes de ecossistemas que definem a disponibilidade dos jogos atualmente:
- Ecossistemas abandonados, com baixo interesse comercial e poucos jogos disponíveis. Exemplo: Commodore 64.
- Ecossistemas negligenciados, onde há muito interesse comercial, mas ainda não há muitos jogos disponíveis. Exemplo: Game Boy.
- Ecossistemas ativos, onde jogos para essas plataformas estão sendo relançados o tempo todo. Exemplo: PlayStation 2.
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Com esse estudo, o Amazing Video Game History chegou a conclusão de que apenas 13% dos jogos clássicos estão atualmente disponíveis. Quanto mais antigo o sistema, pior eram os números. Enquanto o PlayStation 2 possui atualmente 12% da sua biblioteca disponível, o Commodore 64 possui apenas 4.5%.
Para mostrar o quão ruim são esses números, como comparação, o valor de 13% dos jogos está pouco acima da disponibilidade de gravações de áudio antes da Segunda Guerra Mundial (10% ou menos) e conseguiu ficar abaixo da taxa de filmes mudos americanos (14%).
Frank Cifaldi, co-director da Video Game History, comentou:
Kelsey Lewin, co-director do Video Game History, complementou: