Criador de Journey acredita que os videogames continuam sendo desrespeitados culturalmente

Criador de Journey acredita que os videogames continuam sendo desrespeitados culturalmente

Diretor diz que os jogos ainda carecem de apreciação em comparação aos demais meios de entretenimento
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Há 10 anos Jenova Chen deu vida a Journey (retornado em 2019 na versão para PC), um jogo de aventura peculiar que permanece no coração de muitos jogadores e muitas vezes considerado para todos uma obra de arte devido a caracterização estilística do título e pelas emoções que conseguiu despertar em quem a viveu. O jogo ganhou mais de 40 prêmios ao longo de 2012 e 2013, incluindo Game of the Year (GotY) pela Academia de Artes no seu D.I.C.E. Awards.

Embora hoje muitos outros jogos sejam definidos como verdadeiras obras de arte, Chen está convencido de que o meio de videogames ainda não é suficientemente respeitado em nível cultural, e ainda sente uma lacuna com o cinema, a música e outras disciplinas e profissões.

Se até poucos anos atrás os jogos eram usados ​​como bode expiatório para justificar a violência no comportamento das crianças, hoje parece que a opinião comum os vê simplesmente como um meio de ganhar muito dinheiro.

"Você vai a uma festa e alguém diz: 'O que você está fazendo?' Se você diz 'escrevo roteiros para filmes...' eles te tratam como se você fosse o autor de um livro ou um poeta... Você é um servo do público. Mas se eu disser a eles que trabalho com jogos, em 2005, eles teriam dito: "Você conhece o tiroteio em Columbine? Os membros do Congresso disseram que vocês estão deixando as crianças violentas."

"E de 2014 até agora, as pessoas têm dito para mim: 'Ouvi dizer que você ganha muito dinheiro com esse negócio chamado jogos, certo?...' Isso é basicamente o que as pessoas me perguntam. A única outra vez em que as pessoas fazem essas perguntas é quando você administra um cassino."

Essa sensação desagradável é ditada pelo fato de que - segundo Chen - os modelos de marketing atuais, antes de tudo Free-to-Play, e o mercado mobile estão rebaixando a indústria de videogames, impedindo-a de adquirir um status cultural mais elevado.

"Fiquei muito feliz em 2012 quando vi mais e mais jogos AAA começando a ficar artísticos e ter poder emocional, mas de repente aqui estão dezenas de milhões de novos jogos que são o oposto dos antigos, com essa chuva de Jogos como Serviço, Free-to-Play e outros puramente com dezenas de monetizações agressiva."

A Thatgamecompany, aclamado estúdio da qual Chen faz parte, está trabalhando hoje em um novo projeto, cujo objetivo será aumentar o respeito que as pessoas têm pelos jogos, como aconteceu na época com Journey.

"Estamos trabalhando em algo diferente hoje em dia. Por que, mesmo agora que nós e muitos outros provamos que jogos são arte, as pessoas ainda não respeitam nossas criações?"

"Trouxemos nossos títulos como Flower e Journey para MOMA e Smithsonian e outras galerias contemporâneas ajudaria a aumentar o respeito do público pelos jogos. Como ainda assim é possível que eles sejam uma forma de arte inferior a qualquer outra? Se provar que os jogos podem ser arte não bastasse, o que mais posso fazer para mudar isso?"

O que você acha da opinião expressa por Jenova Chen?

Fonte: IGN
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque