Análise do Game Pass

"Análise" do Game Pass

Confira alguns pontos positivos e negativos do serviço
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

O Xbox Game Pass, como muitos já sabem, é um serviço de assinatura que permite com que jogadores de Xbox e PC possam jogar um grande catálogo de jogos a vontade, funcionando de forma semelhante ao que é visto em outros serviços de assinatura como Netflix e Disney Plus. Atualmente a Microsoft expandiu esse serviço para celulares e dispositivos que tenham navegador para acessá-lo, permitindo com que cada vez mais pessoas possam ter acesso ao catálogo ofertado.

Mas comentando mais afundo sobre o Game Pass, ele passou por diversas melhorias desde seu lançamento, acrescentando jogos próprios do Xbox no dia do lançamento, atualização do catálogo a cada 15 dias, benefícios para assinantes etc. Essas mudanças feitas e a forma de como é ofertada, foram o que trouxeram diversas pessoas, inclusive a mim, a assinarem o serviço regularmente. E é sobre isso que quero comentar um pouco neste artigo.

Então para começar, irei descrever aqui alguns pontos positivos e negativos que, na minha opinião e experiência de uso nesses mais de 12 meses assinando o serviço, foram tanto surpresa quanto adaptação a como o serviço funciona. Lembrando que isso é só uma experiência pessoal e com certeza outras pessoas terão opiniões diferentes em relação ao mencionado, possuindo até mesmo outras experiências interessantes com o Game Pass.

Quantidade de jogos disponíveis

Um dos principais pontos que chama a atenção para o serviço é a quantidade de jogos disponíveis para se jogar a vontade. O Game Pass conta atualmente com cerca de 400 jogos, podendo ser facilmente baixado e jogado a qualquer momento que o jogador queira.

A chance de encontrar um jogo que goste e também experimentar novos que sequer arriscaria comprar acaba aumentando, pois a facilidade de testar o jogo sem custo adicional facilita muito essa interação. E não somente eu, mas diversas outras pessoas com que tive contato experimentaram jogos e descobriram gêneros/franquias que nunca pensaram que jogariam algum dia. Isso acaba sendo até bem legal para descobrir quais tipos de jogos que você gosta ou pode gostar, além de ajudar a jogar jogos parecidos com os que você gostou de testar no Game Pass.

Preço acessível

O catálogo poderia ser gigante e incrível, mas se não tivesse um preço acessível condizente com o que as pessoas estão dispostas a pagar, não adiantaria. Nisso o Xbox acertou em cheio, principalmente para a realidade de países subdesenvolvidos em que já é dificil pagar 250 a 350 em um único jogo. Ao assinar o serviço você já tem acesso a diversos jogos, inclusive lançamentos, que custariam um investimento alto para algumas horas de diversão.

Pensando por esse lado da acessibilidade, diversas pessoas poderão jogar mais pagando menos. Em alguns casos, aqueles pessoas com condição financeira mais baixa poderão até cogitar possuir um videogame ou assinar o serviço, pois não terão que gastar valores muito altos para começar a aproveitar.

Multiplataforma

No surgimento do serviço não era bem assim, mas hoje em dia ele já possui diversos meios de acesso para começar a jogar e também existem interação entre eles. Hoje podemos utilizar o serviço do Game Pass nas plataformas PC, Xbox, celular e navegador e interagir com outros jogadores que joguem nessas plataformas, praticamente sem restrição. Alguns anos atrás poderia parecer loucura que essa interação entre jogadores de diversas plataformas fosse possível, mas é uma experiência muito interessante de acompanhar.

Para jogos multijogador, como por exemplo o Back 4 Blood que foi lançado no serviço, foi muito legal de jogar com outras pessoas aqui do site e outros lugares, mesmo nem todas possuindo a mesma plataforma. Isso se deve a essa interação que a Microsoft conseguiu disponibilizar e centralizar no serviço, permitindo que eu jogasse com pessoas no PC, Xbox Series, Xbox One e Xcloud, todos em uma mesma sala e sem restrição.

Porém, para mim, esse benefício não fica restrito aos jogos multijogador, pois já joguei diversos jogos que outras pessoas recomendavam e que acabamos conversando sobre no final. Isso acaba sendo ainda mais significante porque praticamente não existe restrição de plataforma, então é bem fácil de existir essa recomendação e conversa entre as pessoas sobre os jogos.

Jogos lançamento

Esse ponto está bem ligado ao anterior, mas ele também tem seu próprio benefício isolado. Assim como no caso do Back 4 Blood, consegui marcar de jogar com diversas pessoas jogos que seriam lançados no serviço. Isso acaba sendo mais fácil por causa da parte multiplataforma e também pelo valor cobrado, já que a pessoa não terá que gastar nada (ou quase nada) a mais para poder simplesmente se divertir com outras pessoas.

Porém para jogos que não sejam multijogador, esse lançamento direto no serviço também tem seu benefício, pois a pessoa não precisará esperar juntar uma quantia para comprar o jogo e também poderá ter essa interação com outras pessoas que jogaram (mencionada no ponto anterior).

Disponibilidade de vários gêneros

Assim como o catálogo é bem cheio de jogos, ele não fica restrito a um tipo específico de gênero. Acessando o serviço o jogador encontrará todo tipo de jogo, de desconhecidos a extremamente famosos, entrando e saindo a todo momento.

Esse é basicamente um complemento do "Quantidade de jogos disponíveis", já que o jogador poderá testar diversos jogos que ele queira conhecer e também aprender a gostar de algo que ele nunca pensou que conseguiria gostar. Tive diversas experiências interessantes testando gêneros japoneses e rpg que não teria coragem de comprar, mas acabei virando muito fã.

Escolher qual jogo jogar

Semelhante ao que muitas pessoas passam na Netflix para escolher um filme que queiram assistir no momento mas apenas ficam presas olhando o catálogo, já acabei entrando na mesma situação no Game Pass. Como o catálogo do serviço é muito grande, chega a ser complicado definir que tipo de jogo jogar naquele momento ou definir qual jogo irá jogar depois de terminar o atual. Os pontos positivos citados anteriormente acabam atrapalhando um pouco quem não tem muito controle sobre esse tipo de assinatura, mas acabei me adaptando a como ele funciona.

Por causa da grande quantidade de jogos, ficava em dúvida entre jogar jogos que entravam no catálogo ou jogos que eu achava que gostaria de jogar. Essas indecisões acabavam deixando desinteressante os jogos que eu experimentava (mesmo que não fosse culpa deles) pois achava que poderia estar jogando outro melhor.

Jogos saindo do catálogo

Isso nem considero realmente um ponto negativo porque é sempre bom que o catálogo acaba se renovando, trazendo novas experiências para os assinantes. Porém, penso naquelas pessoas que começaram a assinar o serviço na época em que o jogo que ela queria jogar iria sair, ou outras pessoas que não possuem tanto tempo para jogar e garantir que vai conseguir terminar o jogo. Isso é realmente uma questão de adaptação e também de ver se essa renovação na assinatura vale a pena para a pessoa.

Sempre querer jogar os lançamentos

Esse foi um grande ponto positivo mencionado anteriormente para serviço, mas que também acabou me atrapalhando a aproveitar outros jogos. Anteriormente era um pouco mais simples, pois a atualização de jogos era mensal, mas ainda assim, sempre que um lançamento interessante aparecia, eu queria abandonar os jogos que estava aproveitando para ir jogar o novo pelo fator novidade. Com a atualização quinzenal ficou mais complicado ainda por causa da recorrência de jogos, e acredito que outras pessoas também tenham passado por isso. Tive que aprender a lidar com esses lançamentos ou ao menos escolher melhor quais jogar, já que estava deixando de aproveitar os jogos que já estava gostando.

Citar isso como ponto negativo pode parecer estranho porque o jogo não ficará lá somente 1 mês, então dá para aproveitar da mesma forma. Porém acredito que outras pessoas possam ter esse mesmo problema com o fator novidade no catálogo e não conseguirem aproveitar ele de forma saudável.

Facilidade de abandonar um jogo

Da mesma forma que é fácil e acessível de testar um jogo (citado como ponto positivo anteriormente), isso acaba desestimulando o jogador a finalizar vários jogos iniciados dentro do catálogo. Não somente por experiência própria, mas diversos jogos do serviço possuem taxa de conclusão baixíssima porque é muito fácil de abandonar por qualquer defeito que exista no jogo ou algo que o jogador não gostou nele, partindo assim para outro jogo sem custo adicional.

Isso acaba sendo um pouco diferente nos jogos em que o jogador paga um valor por um único jogo, aumentando as chances dele concluir o jogo que comprou. Isso pode acontecer tanto por causa do valor cobrado nesse único jogo quanto porque não existem outras opções/catálogo para competir com a atenção dele.

Conclusão

Essa foi basicamente minha experiência assinando o serviço por diversos meses consecutivos e acompanhando todos os jogos que passaram pelo catálogo. Considero o Game Pass praticamente excepcional e muito acessível, mas existem esses pequenos pontos que citei e que não podem se tornar um problema para usufruir do serviço da melhor forma possível.

O Game Pass trouxe uma forma totalmente diferente de como as pessoas conseguem jogar seus jogos e até permitir com que mais e mais pessoas estejam dentro desse ecossistema e interagindo entre si, eliminando quase todas as restrições que anos atrás achávamos impossível de serem superadas.

Essas foram algumas das experiências que tive com o serviço e vocês podem dizer se concordam, discordam ou se existem outros assuntos sobre o serviço e que acabei esquecendo de mencionar.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque