BioWare pode estar considerando o uso da Unreal Engine 5 para o seu novo Mass Effect
Parece que o próximo Mass Effect, sendo feito por uma BioWare que juntou os ex-devs de Mass Effect: Andromeda com alguns veteranos originais, pode não estar usando a Frostbite Engine sob seu capô, mas sim a Unreal Engine, motor gráfico usado no 2° e 3° jogo da série, quando transitou da Microsoft para a EA.
A principal fonte desta notícia é uma lista de empregos para um diretor técnico no site da Electronic Arts. Isso também foi corroborado por Jeff Grubb, que tem um histórico de 0 erros quando o assunto é vazamentos da EA.
A lista de empregos do diretor técnico é específica da BioWare e lista “experiência com Unreal Engine 4+ exigido” na seção requisitos. Além disso, Grubb observou que:
A BioWare mudou para a Frostbite Engine da DICE para Mass Effect: Andromeda depois de usar o Unreal Engine, que na época do Mass Effect, foi escolha da Microsoft Game Studios dar a ideia para a BioWare utilizar o motor gráfico, pois ele já havia funcionado de forma excelente em Gears of War.
Falando sobre a troca inicial, Grubb observou que:
De acordo com o que foi vazado em 2019, a Electronic Arts força e muitas vezes tenta obrigar seus estúdios a usar a Frostbite Engine, mesmo que ela não seja funcional para jogos que exigam mais do que um FPS comum pode proporcionar, dando fortes dores de cabeça e problemas de grande escala em projetos como RPG, Action-Aeventures e Real-Time Strategy.
No entanto, a EA ainda "deixa seus estúdios uma opção" de utilizar outro motor gráfico, como a Unreal Engine, mas a custa de um caro preço. Caso a BioWare (ou qualquer outro estúdio da Electronic Arts) não opte por adotar da Frostbite, o dinheiro para pagar a licença desse motor gráfico (incluindo os royaltes tecnológicos) vão sair do bolso da própria desenvolvedora, e não da EA.
Basicamente, mesmo sendo um estúdio interno da Electronic Arts, se ele não quiser adotar da Frostbite Engine, terá de pagar do seu próprio bolso para conseguir utilizar um motor gráfico externo, pois a própria EA não estará disposta a se terceirizar. Esse tipo de caso ocorreu em Star Wars Jedi: Fallen Order, que adotou da Unreal Engine 4, e o preço de usar a engine foi pago inteiramente pela Respawn Entertainment, e não pela EA.
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Mass Effect está em desenvolvimento para plataformas não definidas.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.