Lumberyard Engine, motor gráfico da Amazon baseado na CryEngine, vai se tornar open source

Lumberyard Engine, motor gráfico da Amazon baseado na CryEngine, vai se tornar open source

Os códigos do motor gráfico Amazon Lumberyard poderão ser usados para todos
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Quando a Crytek vendeu a sua IP da série Far Cry para a Ubisoft em 2008, a empresa cedeu seu motor gráfico, CryEngine, para a empresa criar sua própria versão, e foi ai que nasceu a DUNIA, motor utilizado em Far Cry 3, 4, 5 e 6 (além dos spin-off como Blood Dragon e Primal).

Esse fato acabou se repetindo em 2016, quando a Crytek passou por mais apertos financeiros, fechando 3 estúdios internos, e tornando a CryEngine como um motor gráfico open source. Nessa época eles fizeram um acordo com a Amazon, que pegou a engine da empresa para criar sua própria versão.

Foi assim que saiu a Lumberyard Engine, um motor extremamente denso e com forte aspecto para o fotorrealismo, que utiliza até mesmo de ferramentas do AWS, sendo uma engine vertical, que pode ser expandida através do poder da nuvem (outro motor gráfico com tal flexibilidade é a ForzaTech da Turn 10 Studios).

No entanto, apesar desse poder e grande fibra, a Lumberyard Engine não foi muito adotada pelos estúdios, com poucos projetos querendo utilizar dela, pois muitos ainda preferiam ir com a Unreal Engine 4 da Epic Games ou mesmo as próprias CryEngine e Unity.

Alguns dos poucos títulos que nos recordamos de utilizar a Lumberyard foi o Star Citizen e The Cycle. O novo título do diretor de GTA 3/4/5, Leslie Benzies, também estava usando da engine, no seu Everywhere em desenvolvimento pela Build A Rocket Boy, no entanto, em 2020 foi revelado que eles se mudaram para a Unreal Engine 4.1.

Devido a isso, muito se fala que a Lumberyard vem se tornando um novo prejuízo financeiro para a Amazon Games, divisão que não vem conseguindo competir com as outras grandes editores na indústria de jogos, e agora, uma medida foi tomada para tentar melhorar essa situação.

Hoje, a Amazon anunciou que a Lumberyard Engine se tornará um motor gráfico open source, ou seja, todos os desenvolvedores poderão ter acesso as suas ferramentas e recursos. A mudança faz parte da criação da Open 3D Foundation, uma iniciativa liderada pela Linux Foundation que visa apoiar "projetos de código aberto que desenvolvem recursos relacionados a gráficos 3D, renderização, autoria e desenvolvimento".

Uma versão atualizada da Lumberyard será disponibilizada sob o nome Open 3D Engine (O3DE) sob a licença Apache 2.0, com uma prévia de desenvolvedor já disponível. O lançamento completo está planejado para o final de 2021.

Os membros fundadores da Open 3D Foundation incluem AccelByte, Apocalypse Studios, Amazon Web Services, Carbonated, Huawei, Intel, International Game Developers Association, Kythera AI, Niantic e Wargaming, entre outros.

A Open 3D Foundation recém-criada sediará seu O3DECon inaugural em outubro. Bill Vass, vice-presidente de engenharia da Amazon Web Services, comentou:

"Estamos orgulhosos de oferecer à comunidade de desenvolvimento 3D um mogor gráfico 3D em tempo real livre, com capacidade para AAA e uma das mais amplas matrizes de ferramentas de autoria 3D integradas da indústria incluindo um novo renderizador fotorrealístico, desenvolvido para hardware de jogos modernos e renderização distribuída em nuvem."

"Acreditamos que a criação de uma opção de código aberto de primeira classe voltada para a comunidade revolucionará o desenvolvimento 3D em tempo real, como o Linux fez para os sistemas operacionais e o Apache para a web."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque