Santa Monica explica por que alguns desenvolvedores costumam usar efeitos como aberração cromática

Santa Monica explica por que alguns desenvolvedores costumam usar efeitos como aberração cromática

Há um motivo para o uso da aberração cromática, granulado de filme, entres outros.
#Games Publicado por Vinicius, em

A Aberração Cromática é um efeito muito usado nos jogos hoje em dia, mesmo que muitos jogadores considerem que o efeito piore os gráficos do jogo e prefiram desativá-lo ao começarem a jogar.

Mas se tantas pessoas consideram ele um efeito ruim, por que ele é tão utilizado? Durante uma apresentação sobre a Cinematografia de God of War, Dori Arazi, diretor de fotografia da Santa Monica Studio, tentou explicar o motivo.

De acordo com Dori, o motivo é o famoso uncanny valley, onde algo parece tão real, que chega a causar uma estranheza. Com os jogos cada vez chegando mais nesse nível, a utilização de efeitos que ajudam a amenizar.

Na verdade, trabalhamos muito para fazer nossos visuais parecerem piores. A coisa toda veio do problema do "uncanny valley", e para aqueles de vocês que não estão familiarizados com o uncanny valley, o pensamento tradicional diria que: se algo parece melhor, então parece mais realista. De forma linear - quanto mais realista, mais identificável se torna.

Conforma algo se torna mais próximo do real, nossa mente começa a julgar ele de forma muito mais severa, sendo mais fácil encontrar os defeitos da computação gráfica.

O que realmente acontece é... Quando algo se torna muito próximo do real, nossa psique começa a julgá-lo de uma forma muito severa - procura o realismo e encontra todos os seus defeitos. Há uma queda muito grande no realismo pouco antes de você atingir o fotorrealismo. E por causa do poder das nossas engines de jogo hoje em dia, e nossas incríveis equipes de renderização tecnológica, e nossas incríveis equipes de arte... caímos bem no meio de um uncanny valley.

Graças a efeitos como aberração cromática, granulado de filme, Lens flares, e muitos outros, é possível diminuir esse problema, fazendo o jogador não notar tanto os defeitos existentes

Então, o que tentamos fazer é voltar ao estilo de documentário e encontrar coisas com as quais nos relacionamos, como filmagens realistas, e colocar isso sobre a imagem para tentar pelo menos evitar o uncanny valley, meio que deixar tudo mais raso, menos profundo. Então, adicionamos granulado de filme. Nós adicionamos um tremor na câmera [como se alguém estivesse a segurando]. Nós adicionamos sujeira atingindo sua lente em todo o lugar. Lens flares. Aberração cromática. Nós tiramos o foco. Todas essas coisas que, se você fosse um cineasta filmando, tentaria evitar a todo custo. Mas o que isso faz é estimular nossos cérebros e calibrá-los para um senso de realismo, e nos ajudar a pular o uncanny valley e nos relacionar com a cena sem ficar com aversão a ela, e então ter um mergulho gigante na imersão.

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É muito interessante ver as funções que todos esses efeitos possuem dentro de um jogo, por mais que alguns jogadores acabem os desativando no menu.

Sobre Aberração Cromática

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Aberração Cromática é um efeito causado pela refração da luz na lente de uma câmera. Essencialmente, é quando uma lente não consegue focar todas as cores em um único ponto, causando uma leve mudança de cor nas bordas de alguns objetos, dependendo do brilho desse objeto.

Na fotografia, a Aberração Cromática é um efeito natural que ocorre dependendo do tipo e da qualidade da lente usada. Como não existe necessariamente de forma natural nos videogames, muitos desenvolvedores usam apenas uma simulação do efeito.

Sobre Uncanny Valley

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O Uncanny Valley é um conceito criador pelo professor Masahiro Mori em 1970, o qual descreve sua observação de que conforme os robôs parecem mais humanos, eles se tornam mais atraentes - mas apenas até certo ponto.

Ao chegar no Uncanny Valley, nossa afinidade vira um sentimento de estranheza, uma sensação de mal-estar e uma tendência de ficar com medo ou surtar. Portanto, o Uncanny Valley pode ser definido como a reação negativa das pessoas a visuais que se assemelham demais à realidade.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
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