Na dúvida sobre que aplicativo usar para gravar gameplays? Conheça os melhores do mercado

Na dúvida sobre que aplicativo usar para gravar gameplays? Conheça os melhores do mercado

A procura por gravadores de gameplay vem aumentando no mundo inteiro, as opções disponíveis são muitas e aqui te indicamos as mais destacadas.
#Tecnologia Publicado por MarK, em

Não importa o propósito, se é para compartilhar com amigos uma jogada inesquecível, gravar um vídeo da tela durante o jogo, se é para guardar uma estratégia inédita ou mesmo apenas para discutir depois os melhores momentos da partida, contar com um bom programa para gravar jogos no pc é fundamental para todo bom jogador.

O mercado vem se especializando e novos programas vêm sendo criados a partir das necessidades deste público que é bastante exigente. Se você deseja criar vídeos de jogos populares e conceituados, então vai precisar de um gravador de tela otimizado para jogos.

Porém muita gente ainda não tem ideia do que realmente precisa saber sobre os softwares de gravação de gameplays disponíveis. E é para isso que criamos esse texto: para te ajudar a escolher o ideal.

Mas o que um bom gravador de gameplays deve ter?

Algumas funções são básicas e qualquer boa ferramenta para fazer gravações de capturas de jogos deve ter, no mínimo, os seguintes recursos:

  1. Opção de personalização das teclas de atalho
  2. Ferramentas integradas e recursos de edição (como cortar e colar)
  3. Recursos de transmissão ao vivo
  4. Gravação de vídeo e áudio em alta resolução
  5. Personalização de resolução de gravação
  6. Gravação de imagens de webcams
  7. Frames de vídeos ajustáveis

Outras soluções mais avançadas ficam restritas a programas mais robustos e, talvez, menos recomendáveis para iniciantes. Neste artigo mostramos as principais funcionalidades de cinco dos melhores gravadores de gameplay do mercado.

Antes de escolher seu gravador de games

Porém é importante saber, antes de escolher o programa que vai baixar, que alguns gravadores podem afetar os FPS (Frames por segundo) do jogo que estiver sendo executado. Isso quer dizer que a resolução e a velocidade das imagens podem ser impactadas, por isso atenção!

Também é fundamental que você confira a compatibilidade do programa com arquivos grandes, pois a qualidade dos vídeos depende diretamente do tamanho dos arquivos.

Arquivos muito pesados precisam ser comprimidos antes de serem compartilhados e algumas ferramentas já vêm com essa funcionalidade incorporada.

Os 5 melhores gravadores de gameplays para PC

Aqui listamos cinco dos produtos disponíveis no mercado. Com estas informações, vai ficar mais fácil para você decidir qual ferramenta se adapta às suas necessidades de gravação de tela de games.

Gecata

O gravador de jogos e softwares de streaming para PC da Movavi Company é leve e permite a captura e o stream de gameplay enquanto você joga com apenas um clique e sem atrasos, diz a descrição em sua página oficial.

Além de admitir a sobreposição do vídeo da webcam às imagens do game, o Gecata captura efeitos sonoros, músicas e diálogos durante o jogo..

A versão gratuita do Gecata suporta os principais títulos de jogos - de Minecraft a Battlefield 4, de Roblox a World of Warcraft, entre dezenas de outros. Saiba mais em: https://www.gecata.com/pt/

Prós:

  1. Permite salvar o áudio do jogo em um arquivo separado, o que é perfeito para edição
  2. Velocidade de gravação de até 120 fps

Contras:

  1. Permite que você grave apenas 10 minutos por sessão se estiver usando sua versão gratuita

Nvidia Shadowplay

Como parte do programa "GeForce Experience", o Nvidia Shadowplay é uma ferramenta de gravação de tela que apresenta aceleração de hardware usando uma GPU GeForce.

Ele permite gravar trechos dos seus gameplays e compartilhá-los com facilidade em serviços como o Twitch ou o YouTube. O recurso está disponível para todos os usuários de PCs e notebooks que contem com GPUs NVIDIA em suas especificações técnicas.

O Nvidia Shadowplay grava automaticamente os últimos 30 segundos dos seus jogos, salvando-os diretamente no HD ou SSD. Ele também permite gravar os jogos manualmente por quanto tempo quiser e com resolução 4K e em até 60 frames por segundo, de acordo com o desempenho do seu computador.

Como o ShadowPlay é acelerado por hardware, você pode deixá-lo rodando em segundo plano e isso não vai prejudicar o desempenho do seu jogo. Compatível com Windows XP, 7, 8, 8.1 and 10. Saiba mais em: https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/geforce-experience/shadowplay/

Prós:

  1. Tempo de gravação ilimitado no modo manual
  2. Permite que os usuários capturem a tela inteira do desktop

Contras:

  1. Para operar este software é necessário ter o Geforce GTX 600 e superior.

OBS

O OBS - Open Broadcaster Software - é um programa gratuito de streaming e gravação e de código aberto mantido pelo OBS Project e recomendado por YouTubers e profissionais da indústria devido à sua infinidade de possibilidades.

Com o OBS, depois de terminar uma gravação você pode combinar seu vídeo com imagens, texto e outras gravações e dividi-los em “cenas”.

Também é possível definir transições personalizadas entre as cenas para criar produções perfeitas, mostrando jogabilidade combinada de várias sessões.

Está disponível para Windows 7 e posterior, OS X 10.10 ou posterior, e Ubuntu 14.04 e posterior. O programa é indicado também para a gravação de videoaulas, onde podem ser inseridos slides, imagens, legendas e textos. Saiba mais em: https://obsproject.com/pt-br/

Prós:

  1. É grátis
  2. Edição de áudio em nível profissional
  3. Disponível para sistemas Windows, Mac e Linux
  4. Recurso de transmissão ao vivo

Contras:

  1. A interface não é clara para iniciantes
  2. Apesar de ter recursos extras escondidos, apenas usuários avançados conseguirão ter acesso a eles.

Bandicam

A escolha ideal para iniciantes, o gravador de gameplay Bandicam é fácil de usar e permite gravar um videogame que utiliza a tecnologia Direct X ou OpenGL, além de compartilhar no YouTube com um único clique.

O tamanho da janela também pode ser ajustado de acordo com a necessidade do jogador. Compatível com Windows XP, 10, 8.1, 8, e 7, ele conta com uma ferramenta de compressão integrada que garante vídeos de alta qualidade, em 4k Ultra HD.

O Bandicam vídeos com alta taxa de compressão, mantendo sua qualidade muito próxima à do trabalho original. Saiba mais em: https://www.bandicam.com/br/

Prós:

  1. Taxa máxima de 120 fps
  2. Permite a gravação simultânea de duas entradas de áudio diferentes

Contras:

  1. Não oferece transmissão ao vivo

Action!

O Action! é um gravador de tela e jogos do Windows que dispõe de uma variedade de recursos de nível profissional. O software pode ser usado também para gravar sua tela e sua webcam.

Ele permite que você grave a partir de sua webcam com uma tela verde virtual para depois recortar o fundo. O Action! também pode ser usado para gravar dispositivos conectados por USB/HDMI, como consoles de jogos, transmissões de TV e filmadoras.

Com este programa, você pode transmitir jogos ao vivo em 4K diretamente para Twitch, YouTube, Smashcast (hitbox), Ustream, Livestream, Facebook e Aliez e as gravações realizadas podem ser enviadas diretamente para o YouTube e Facebook.

Prós:

  1. Conecta-se a uma grande quantidade de plataformas de streaming
  2. Grava dispositivos conectados, como consoles de jogos
  3. Período extenso de avaliação gratuita
  4. Aplicativo para celular permite ajustar as gravações enquanto reproduz

Contras:

  1. Opções limitadas de edição de vídeo
  2. Não é possível personalizar as taxas de frames

É hora, então, de começar a gravar e transmitir!

Com todas estas informações em mãos, o que lhe resta é avaliar qual o gravador de gameplay que atende melhor às suas expectativas e necessidades, pois como se viu em nosso artigo, existem opções para os mais variados objetivos, dos mais básicos aos extremamente profissionais. É hora de baixá-lo e usá-lo em suas partidas, transmissões, campeonatos, tutoriais...

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site
Publicações em Destaque