The Medium | Tudo o que você precisa saber
Data de lançamento: 28 de janeiro de 2021
Plataforma(s) Lançada(s): Xbox Series X|S e PC
Desenvolvedora: Bloober Team
Publicadora: Bloober Team SA
Produtor: Jacek Zięba
Escritores: Grzegorz Like, Andrzej Mądrzak e Marcin Wełnicki
Compositores: Arkadiusz Reikowski e Akira Yamaoka
Engine: Unreal Engine 4
Gênero: Terror / Suspense
Modo(s) de jogo: Singleplayer
The Medium é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa onde jogamos com Marianne, uma médium que pode transitar no mundo espiritual. Ela é capaz de interagir com os dois mundos e essa mecânica é essencial na resolução de puzzles. Suas habilidades psíquicas também podem ser usadas contra entidades malignas podendo ser recarregadas ao interagir com pontos de energia chamados poços espirituais. É um jogo focado na narrativa e resolução de puzzles, aos moldes de Until Dawn, The Dark Pictures Anthology e outros jogos do gênero.
The Medium se passa na Polônia pós-comunismo na década de 1990. Marianne, uma médium espírita que ajuda almas problemáticas em busca de conforto. Ela tem um sonho recorrente com um homem atirando em uma jovem à beira de um lago. Enquanto lamentava a morte de seu pai adotivo, Marianne recebe um ligação misteriosa de um homem chamado Thomas, que conhece suas habilidades. Thomas se oferece para explicar a origem dos poderes de Marianne, bem como o significado do sonho. No entanto, Thomas só está disposto a conversar se Marianne o encontrar no Niwa Workers Resort, um resort de férias abandonado da era comunista no deserto polonês. Niwa foi fechado pelo governo após o Massacre de Niwa, anos antes, onde um grande número de pessoas foram assassinadas e os sobreviventes fugiram da área.
Explorando Niwa, Marianne descobre que o lugar tem fortes laços com o reino espiritual e evidências de que Thomas, o gerente do resort, e sua filha Lilianne estiveram no epicentro do Massacre de Niwa. No mundo espiritual, ela encontra Sadness, um espírito de uma jovem que a avisa sobre o Maw, um espírito hostil e malévolo que conseguiu existir parcialmente no mundo real e foi responsável pelo Massacre de Niwa, ocupando hospedeiros humanos e usando seus corpos para matar outras pessoas, e agora está caçando Marianne para saciar sua fome e escapar de Niwa. Marianne repetidamente se oferece para mandar Sadness para a luz, mas ela se recusa. Por meio de suas visões, Marianne descobre que Sadness é provavelmente o espírito da filha de Thomas, Lily, que foi molestada pelo amigo mais velho e de confiança de Thomas, Richard.
Marianne fornece pistas suficientes para descobrir que Thomas também era um médium como resultado de experiências de nazistas e soviéticos, embora seus poderes pudessem ser usados para separar a mente das pessoas de seus corpos. Ele fugiu de volta para a Polônia e se escondeu em Niwa, começando uma família. Um agente de Służba Bezpieczeństwa chamado Henry descobriu Thomas, subjugou-o e forçou-o a assistir enquanto ele colocava fogo na casa de Thomas com seus filhos dentro, fazendo com que Thomas o atacasse e o matasse. Marianne percebe que é filha de Thomas; ela havia entrado em coma devido ao incêndio e Thomas a deixou no hospital enquanto permanecia com Lilianne em Niwa.
Marianne descobre um abrigo radioativo escondido sob as ruínas da casa de sua família, onde ela encontra a metade espiritual de Thomas. Ele explica a Marianne que Lilianne tinha problemas para controlar seus próprios poderes, então Thomas a manteve confinada no bunker. No entanto, isso não impediu que os poderes de Lilianne saíssem do controle e, depois que ela foi estuprada por Richard, ela criou o Maw como a manifestação de sua alma atormentada. Eventualmente, o Maw escapou do bunker e causou o Massacre de Niwa. Embora a metade do espírito de Thomas esteja confiante de que Thomas nunca teria matado Lilianne, ele não tem ideia do paradeiro atual de Thomas. Quando o Maw se aproxima, o espírito de Thomas garante a Marianne que ela é a única que pode acabar com isso e a envia, preparando-se para se sacrificar para assim poder atrasar o Maw.
Ainda preocupada com o destino de Lilianne, Marianne deixa o bunker e se dirige ao lago que viu em seus sonhos. Lá, ela encontra Lilianne, que está viva e bem. Lilianne explica que o sonho que Marianne está tendo não é uma memória do passado, mas uma visão do futuro. Ela entrega a Marianne uma arma e implora para que ela a mate, já que o Maw não pode ser banido enquanto ela estiver viva, e por isso Tristeza, seu espírito, se recusou a ser mandado para a paz. Marianne hesita e, considerando as palavras de Thomas, ameaça se matar, pois sem ela como médium, o Maw permanecerá preso em Niwa para sempre. O Maw então chega, forçando Marianne a atirar, mas não está claro em quem ela atira.
Em uma cena pós-crédito, um homem é visto vagando pelo mundo espiritual, parando brevemente para pegar o relógio de bolso de Thomas.
- A ideia sobre o desenvolvimento de The Medium surgiu em 2012, com os conceitos centrais do jogo girando em torno de um médium e suas habilidades de ver dois mundos simultaneamente.
- Piejko, designer-chefe do jogo, disse que The Medium transmite a mensagem de que "não há verdade universal".
- O jogo foi originalmente planejado para ser lançado no Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U, mas renderizar dois mundos ao mesmo tempo foi um desafio técnico para essas plataformas (convenhamos que para o PlayStation 4 e Xbox One também é), fazendo com que a Bloober Team desistisse da ideia.
- Inicialmente o jogo seria em primeira pessoa, dividindo a tela do jogador em duas. Porém, as pessoas que testaram o jogo inicialmente tinham dificuldade em controlar a personagem nessa visão, fazendo que o estúdio optasse pela câmera em terceira pessoa.
- The Medium foi inspirado em Silent Hill e Resident Evil.
- Tanto o exterior quanto o interior do Hotel Cracovia em Cracóvia foram usados como inspiração para Niwa em The Medium.
- Eles escolheram a Polônia durante a década de 1990, em sua transição de um governo comunista para um governo democrático em 1989, como o cenário do jogo, já que a história da nação representava a natureza da dualidade, um tema abrangente do jogo.
- Os apartamentos do início do jogo, embora baseados em um edifício real em Cracóvia, são um easter egg de Observer: System Redux, onde o mesmo edifício também está presente no cenário do jogo.
- Akira Yamaoka foi persuadido a compor a trilha sonora de The Medium quando Piejko deu a ele uma demonstração de jogabilidade do jogo.
- Troy Baker realizou a captura de movimento do personagem Maw em pernas de pau.
- A Bloober Team planejou as capturas de movimento antes do início da pandemia de COVID-19, o que facilitou a conclusão das sessões de acordo com os regulamentos do COVID-19 durante 2020.
dFRBejc1OFZ0ODg=
cjl4aThzZTZ4RGc=
aUpDRTl1bWFyUTA=
OFBkd3cwdTNLeTg=
YkFoX0lKWW1MaXc=
The Medium recebeu críticas favoráveis e mistas. A Bloober Team relatou que poucos dias após o lançamento, eles conseguiram cobrir os custos de desenvolvimento do The Medium a partir de suas vendas iniciais. Se quiser ler a nossa análise, é só clicar aqui. Abaixo está a média do jogo no Opencritic.