Facebook vs Austrália: Rede social bloqueia visualização e compartilhamento de notícias no país

Facebook vs Austrália: Rede social bloqueia visualização e compartilhamento de notícias no país

Google fez a mesma ameaça, enquanto país tenta endurecer suas leis contra empresas que usam conteúdo de meios de comunicação
#Tecnologia Publicado por Allan Kardec, em

O Facebook anunciou na última quarta-feira que irá aplicar restrições na Austrália ao compartilhamento e visualizações de material de meios de comunicação, o que inclui notícias e reportagens da impressa. A medida é uma resposta a tentativa do pais de criar uma lei que obriga as gigantes da internet a pagarem taxas sobre os conteúdos que utilizam dos meios de comunicação.

Sendo assim, os usuários australianos da rede social não poderão ter acesso a conteúdo de mídia nacional na plataforma. Segundo a empresa:

Isso significa que as pessoas e organizações de notícias na Austrália agora estão proibidas de postar links de notícias e compartilhar ou visualizar conteúdo de notícias australiano e internacional no Facebook

Mesmo com a restrição, a plataforma social continua ativa no pais, mas o governo australiano parece não querer ceder, já que o ministro de finanças, Josh Frydenberg, declarou que "essas medidas são inúteis, autoritárias e vão manchar a reputação do Facebook aqui na Austrália", e ainda que o Facebook não avisou as autoridades do país sobre sua decisão de impedir que usuários da rede social postem links para artigos ou consultem contas de agências de notícias internacionais no Facebook. O ministro ainda garantiu que o país está totalmente determinado a implementar seu projeto de lei. Segundo ele:

O que os eventos de hoje confirmam para todos os australianos é o domínio desses gigantes em nossa economia e no cenário digital

Há algumas semanas, o Google havia ameaço de bloquear o seu buscador na Austrália, caso a lei fosse aprovada, mas logo após chegou a um acordo com as empresas de mídia australiana as notícias, se comprometendo apagar US$ 30 bilhões para ter acesso ao conteúdo.

Gigantes da Internet vs Mídia Tradicional

Para entender melhor o que vem ocorrendo, devemos lembrar da crise da imprensa global, que já vem em declínio há alguns anos e que foi agravada pela pandemia do coronavírus, com fechamento de editoras, cancelamentos de publicações impressas ou online, o que fez as empresas reagirem contra seus principais concorrentes, as gigantes da internet, que cada vez ganham mais espaço e diversificam seus negócios, fazendo com que as empresas de mídia tradicional forçassem os governos a repensarem as leis de conteúdo dos países.

Vários governos pelo mundo já trabalham leis que controlaria o uso de dados que as gigantes da internet utilizam em suas ferramentas, já que estas estão monopolizando cada vez mais a receita de publicidade online, afetando fortemente os meios de comunicação, já que as grandes empresas da internet com seu quase monopólio sobre os dados globais publica e distribui qualquer tipo de material e notícia em suas redes sem que tenha uma contrapartida para as empresas de mídia. Mas a da Austrália é uma das mais restritivas do mundo, e prevê penalidades e multas de milhões de dólares em caso de infração e tem como alvo principal as buscas do Google e o portal de notícias do Facebook.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.