Buscador do Google pode ser bloqueado na Austrália

Buscador do Google pode ser bloqueado na Austrália

Empresa afirma que será a única escolha caso governo aprove lei que a obriga a pagar meios de comunicação australianos pelo uso de seu conteúdo.
#Tecnologia Publicado por Allan Kardec, em

Nesta sexta-feira o Google ameaçou cortar o uso do seu serviço de busca de todos internautas australianos, caso o governo do país não modifique a lei que vem sendo trabalhada para forçar gigantes da internet a pagar aos meios de comunicação pelo uso de seu conteúdo. Conhecido como "código de conduta vinculante", a lei supostamente regerá as relações entre os meios de comunicação e os gigantes que dominam a internet, que captam grande parte da receita publicitária, e entre eles estariam Google e Facebook.

Vários governos pelo mundo já trabalham leis que controlaria o uso de dados que as gigantes da internet utilizam em suas ferramentas, já que estas estão monopolicando cada vez mais a receita de publicidade online, afetando fortemente os meios de comunicação. Mas a da Austrália é uma das mais restritivas do mundo, e prevê penalidades e multas de milhões de dólares em caso de infração e tem como alvo principal as buscas do Google e o portal de notícias do Facebook.

A declaração dada por Mel Silva, diretora-geral do Google Austrália, é que o "pior cenário" seria se o código fosse aprovado em sua versão atual, o que incentivaria o Google a suspender seus serviços no país. Segundo ela:

"Se esta versão do código se tornar lei, não teremos escolha a não ser suspender o Google Search na Austrália"

A ameaça fez o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, responder:

"A Austrália é quem estabelece as regras do que pode ser feito na Austrália. É o nosso Parlamento que decide", ... "Pessoas que desejam trabalhar dentro dessa estrutura na Austrália são bem-vindas. Mas não cedemos a ameaças."

A França foi um dos países que já implantaram leis parecida, mas no caso dela, resultou em um acordo entre o Google e a mídia local.

O que diferencia na lei Australiana, é que o governo tem como alvo somente Google e Facebook e não outras plataformas populares na internet, como Instagram ou Youtube. No projeto de lei as empresas teriam que remunerar os meios de comunicação australianos, como o grupo ABC ou os jornalistas do grupo News Corp de Rupert Murdoch pelo uso do seu conteúdo.

Para entender melhor o que vem ocorrendo, devemos lembrar da crise da imprensa global, que já vem em declínio há alguns anos e que foi agravada pela pandemia do coronavírus, com fechamento de editoras, cancelamentos de publicações impressas ou online, o que fez as empresas reagirem contra seus principais concorrentes, as gigantes da internet, que cada vez ganham mais espaço e diversificam seus negócios, fazendo com que as empresas de mídia tradicional forçassem os governos a repensarem as leis de conteúdo dos países.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque