Control Ultimate Edition - a experiência da próxima geração em comparação com os consoles PS5 e Xbox

Control Ultimate Edition - a experiência da próxima geração em comparação com os consoles PS5 e Xbox

É bem próxima...
#Notícias Publicado por Alvarenga, em

O Control Ultimate Edition da Remedy está disponível para a próxima (atual?) Geração de sistemas de console, oferecendo uma reformulação substancial de seu clássico de 2019. Agregando a versão original com seu DLC, mais desempenho de 60 quadros por segundo e modos de traçado de raio de 30fps, Control é um jogo feito para as novas máquinas. As limitações tecnológicas das máquinas de última geração são superadas sem esforço e as novas edições de console oferecem mais do que uma amostra da versão totalmente habilitada do jogo para PC - mas estamos olhando para a paridade de plataforma entre os novos sistemas Sony e Microsoft?

A própria Remedy já revelou as especificações completas das novas versões, que essencialmente se resumem a isto: PlayStation 5 e Xbox Series X rodam em uma resolução nativa de 1440p (sem escala de resolução dinâmica) com um upscale temporal para saída de 2160p. Os modos de gráficos e desempenho são essencialmente uma alternância para suporte de traçado de raio, que adiciona reflexos RT em superfícies opacas e de vidro. O RT bloqueia os usuários para jogos a 30fps, enquanto a desativação remove o limite da taxa de quadros, com desempenho limitado apenas por v-sync de 60Hz. Porém, há um aspecto interessante para isso: o modo de foto envolvente no jogo remove o limite de 30fps no modo RT, abrindo a porta para uma espécie de benchmark em potencial, algo que veremos mais de perto no devido tempo.

Sem revelar muito, é claro que Control no modo gráfico RT tem uma quantidade significativa de headroom além de 30 fps (mas nada perto de 60 na maior parte, vale a pena enfatizar), o resultado sendo que na jogabilidade padrão, tanto no Xbox Series X quanto A PlayStation 5 fixa a sua taxa de fotogramas alvo de 30. O único atípico aqui é a introdução de ritmo de fotogramas impróprio em cenários muito raros, mas por outro lado é quase sem falhas. Em termos de configurações de qualidade e recursos visuais, a Série X e o PlayStation 5 parecem uma combinação completa - com apenas uma pequena diferença nos níveis de gama. Control no PS5 (e parece que outros títulos) parece ter pretos esmagados e uma apresentação geralmente mais escura. As capturas de tela no nível do sistema mostram a mesma coisa, descartando um problema de captura.

Além disso, a Série X exibe algumas falhas não vistas no PS5 - independentemente de estar definido para modos gráficos ou de desempenho. Ele surge com a chegada de elementos de interface do usuário na tela e na travessia padrão e pode ser uma distração. Nosso entendimento é que a Remedy está procurando resolver isso em um patch futuro, mas é a única falha no que, de outra forma, é uma experiência de 30fps muito polida com um belo trabalho de RT.

OGJrbTktREViZXc=

O modo de desempenho, por sua vez, visa executar Control de forma plana a 60 quadros por segundo. Em geral, é uma experiência excelente, independentemente do sistema em que você joga, e em termos de jogabilidade absoluta, é a melhor maneira de desfrutar do jogo. É também neste ponto que podemos considerar o Xbox Series S. Ele não tem o modo RT de 30fps e visa apenas o desempenho, oferecendo uma experiência de 60fps em 900p nativo, com um upscale temporal para 1080p. Você perde precisão com a resolução reduzida, mas a jogabilidade ainda é excelente e se compara favoravelmente ao Xbox Series X e PlayStation 5.

Todos os três sistemas seguem um perfil de desempenho muito semelhante: a ação é rápida e suave, prejudicada apenas pelo trabalho de efeitos de preenchimento da tela que pode causar quedas para a região de 50fps de meio enquanto o caos se desenrola na tela. Devido à natureza dinâmica do jogo, 'classificar' os consoles aqui não é fácil - parece que em alguns cenários, a Série X pode superar o PlayStation 5, enquanto em outros o oposto é verdadeiro. O Xbox Series S parece ser o menos consistente no geral, mas apenas por uma margem muito pequena. O problema mais perceptível aqui é a trepidação do Xbox, causando empecilhos nas quedas de frame-rate existentes, assim como acontece no modo 30fps da Série X. Talvez seja mais problemático aqui que os desvios de um frame-time de 16 ms são mais perceptíveis em comparação com um frame-time de 33 ms. Este parece ser um resquício de sistemas de última geração,

Em última análise, Control nos consoles PS5 e Xbox Series é um grande lançamento - se não a experiência definitiva. Para isso, ainda é um PC com uma placa RTX poderosa, onde o upscaling DLSS AI pode exceder a renderização de resolução nativa e fornecer o conjunto completo de efeitos de traçado de raio. No entanto, com isso dito, o jogo em si é tão atraente como sempre foi, e a atualização sobre as versões de console de última geração é profunda para dizer o mínimo. Qualquer que seja o console que você tenha, é altamente recomendado.

Fonte: Eurogamer
Alvarenga
Alvarenga #Alvarenga.g

Agricultor e editor nas horas vagas.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,