Qual importância de fazer a manutenção dos consoles e computadores?

Qual importância de fazer a manutenção dos consoles e computadores?

Não deixe de fazer!
#Artigos Publicado por wagner, em

Hoje uma manutenção periódica é essencial para prolongar a vida útil de equipamentos e com consoles e computadores não é diferente. Hoje traremos para vocês a forma ideal para cuidar de seus consoles e computadores

CONSOLES (XBOX ONE, XBOX ONE S, XBOX X, PS4 E PS4 PRO)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzE5MjEuanBn

A manutenção desses consoles é parecida. A limpeza e cuidados com esses modelos são equivalentes por serem consoles de mesas. A primeira coisa que você deve se preocupar e deixá-los em um lugar ventilado para evitar aquecerem.

Parte Externa

É recomendado que você limpe seu console dentre 2 a 4 meses usando um pano macio umedecido com um pouco de sabão neutro e água livre de fiapos ou lençóis antibacterianos livre e sempre desligue e desconecte o console da tomada para limpá-lo. Esse é um processo simples que um usuário comum pode fazer.

Parte interna

Ao passar dos anos, caso você perceba que o console esteja esquentando mais do que deveria ou fazendo barulhos é recomendado abri-lo e fazer uma limpeza dentro dele e trocar sua pasta térmica e lembrando que nesse caso não é recomendado usar panos úmidos e sim secos. Esse processe já exige um pouco de conhecimento do usuário e caso ele não queira arriscar pode levar a uma manutenção e os preços que variam de 80 a 120 reais.

NINTENDO SWITCH

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzE5MjIuanBn

O Nintendo Switch por ser um console híbrido deve ter alguns cuidados especiais principalmente em relação à tela.

Parte Externa

É recomendado que você limpe mensalmente, pois a sujeira pode atrapalhar um pouco a aderência dos gatilhos. É recomendado que você use panos macios de algodão ou flanelas, álcool isopropílico com concentração de 70% e cotonetes. É essencial que você desligue o aparelho e retire o cartão SD e jogo que está dentro do console e desconectar os joys-cons. A tela deve ser limpada com cuidado usando o álcool isopropílico com lençóis ou toalhas. Panos úmidos devem ser evitados próximo as entradas de cartão , jogos e saídas de ar.

Parte interna

Não é recomendado abrir o Nintendo Switch para uma limpeza interna, pois os componentes são frágeis que qualquer movimento brusco pode comprometer o console.

CONSOLES NEXT GEN (XBOX SERIES S, XBOX SERIES X E PS5)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzE5MjMuanBn

Parte Externa

Como ambos os consoles são recentes, eles possuem funções extras que auxiliam na limpeza. No PS5 existe os chamados “coletores de poeira” colocada na parte interna do console e para realizar a limpeza é simples, basta retirar as tampas plásticas e usar um aspirador de pó nesses coletores. Em relação a limpeza das partes externas o processo é semelhante ao PS4. Em relação aos Xbox series eles possuem um sistema de saída de ar que joga a poeira para fora do console e para limpar sua parte externa é recomendado usar pano seco e não usar nenhum tipo de produto de limpeza. Ambos o consoles PS5 e Xbox Series X devem estar desligados para a realização da manutenção.

Parte interna

Para o usuário padrão, não é recomendado em nenhum dos consoles next gen os abrir e limpar seus componentes internos. No ps5 não é necessário trocar a pasta térmica, pois usa o metal líquido, um componente feito para durar anos sem precisar trocar. Nos Xbox series X a troca da pasta térmica pode até ser realizada, mas apenas em último caso por especialistas na área.

COMPUTADORES

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMi8wMzE5MjQuanBn

A manutenção dos computadores é essencial para manter sua durabilidade e aparência, como são componentes que podem ser retirados há uma preparação certa para cada peça. Antes de tudo para uma limpeza completa o ideal é retirar todas as peças e limpá-las separadamente. Confira alguns passos básicos para limpeza nos principais componentes do PC.

Gabinete

Em relação ao gabinete primeiramente use um aspirador de pó para tirar a sujeira das entradas de ar das partes laterais, traseiras e frontais, após esse procedimento use panos umedecidos com detergente e remova as manchas e sujeiras em sua parte exterior e depois passe um passo umedecido com pouquíssima água e por último passe um pano seco.

Placa mãe

Desconecte todos os fios e com um pincel seco retire toda a poeira presente na placa mãe. Após essa etapa um mini aspirador com função inversa (soprar) para retirar as poeiras restantes e lembra-se tome todos os cuidados necessários para evitar dar curto na placa mãe.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é simples de se limpar, passe um pincel limpo e seco para tirar a poeira e use um assoprador de pó para tirar o que restou da poeira. Em seguida passe uma borracha branca e macia bem de leve nos conectores para tirar a oxidação e caso tenha um limpa contato pode usar também.

Memória

Para limpar a memória ram passe uma borracha branca e macia nos contatos dela começando com o primeiro até o último pino.

HD

Limpar HD é simples, basta passar um pano macio e seco para tirar o excesso de sujeita.

Fonte

Use uma chave phillips para tirar a parte de cima da fonte e depois passe um pincel e tire excesso de poeira tanto dos componentes como da ventoinha e use um pouco de limpa contato nela para melhorar o funcionamento do cooler presente na fonte.

Realizar a manutenção periódica de seus consoles e jogos evita juntar sujeira e melhora o visual e a durabilidade deles, por isso é essencial sempre estar atento e realizar a limpeza quando preciso.

wagner
wagner #wagnerikki

Adoro jogos desde os primórdios do Atari, ultimamente venho jogando tanto nas plataformas do PC e Sony

Moderador do Site, Santa Isabel
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque